domingo, 13 de dezembro de 2009
Tratado sobre acordo em Copenhague deve sair em 2010
O secretário-geral da Cúpula da ONU sobre a Mudança Climática (COP15), Yvo de Boer, disse hoje que já seria positivo se a reunião levasse a resultados aplicáveis imediatamente, mesmo sem a existência de um documento que exija compromissos obrigatórios.
Em entrevista coletiva concedida ao final de um dia de intensas negociações entre as delegações dos 192 países presentes em Copenhague para a conferência, De Boer disse que um tratado sobre a redução das emissões dos gases que provocam o efeito estufa deve acontecer em meados ou no final de 2010.
"Milhares de pessoas fazem sentir sua pressão", como demonstram as manifestações em todo o mundo todo para pedir uma solução para a mudança climática, afirmou o secretário-geral, em referência aos protestos ocorridos hoje em muitos países para pedir um acordo em Copenhague.
A presidente da COP15, a dinamarquesa Connie Hedegaard, disse que o dia de consultas entre as delegações foi "muito produtivo", mas admitiu que ainda há "muitos desafios e problemas para resolver".
Hedegaard citou a necessidade de obter "mais compromissos para o financiamento", com recursos dos países ricos, do combate aos efeitos do aquecimento global nas nações pobres porque "boas intenções e vontade não bastarão".
A dinamarquesa disse que discursará amanhã nos grupos de trabalho dentro de consultas informais, já que a COP15 para neste domingo para um descanso.
Tanto Hedegaard como De Boer destacaram que o processo de consultas ficou mais fácil com a minuta de sete páginas que circula desde ontem na cúpula e que prevê um corte global das emissões de gases estufa entre 50% e 95% até 2050
Fonte: clicabrasilia.com.br .
Disponivel em : http://www.clicabrasilia.com.br/portal/noticia.php?IdNoticia=129126. Acessado em: 13/12/09 ás 13:23.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário