domingo, 13 de dezembro de 2009

7° Seminário Regional da Agenda 21


Neste sábado, dia 12 de dezembro, de 8h30 às 18h, foi realizado na Administração de Brasília o 7° Seminário Regional da Agenda 21 no Distrito Federal.

Desde o início de novembro estão sendo realizados seminários regionais que funcionam como pré-conferências para que cada Região Administrativa pudesse eleger seus delegados e compor as diretrizes e ações estratégicas que serão abordadas durante a I Conferência da Agenda 21 do Distrito Federal, programada para 2010.

Hoje foram discutidas e elaboradas as diretrizes que serão abordadas na Agenda 21, as regiões administrativas participantes foram: Brasília, Octogonal, Sudoeste e Cruzeiro.

No Seminário, estavam representados vários seguimentos como o IBRAM, a Escola da Natureza, representantes das administrações, além da participação de universitários.

A oportunidade de participar na discussão e elaboração das diretrizes que farão parte da Agenda 21 de Brasília, pra mim foi de grande crescimento tanto pessoal como acadêmico, pois podemos perceber que se pode fazer diferença com medidas simples, e mesmo tendo participado das discussões das regiões administrativas as quais eu não pertenço, foi de grande aprendizado, pois assim passamos a entender outras realidades, já que cada região administrativa tem suas particularidades e os seus anseios, por isso a importância da elaboração da agenda 21 em todas as regiões administrativas, trabalhando sim como um todo, mas respeitando as particularidades de cada uma.

O Seminário interagiu em torno do tema; “Discutir o Presente. Melhorar o Futuro”. Tema ao meu vê, muito propicio, já que temos que ter ações práticas hoje, para garantir o futuro. Pensando na preservação ambiental como proposta para manutenção da vida no planeta.

A agenda 21 incorpora várias questões não se restringindo apenas a questões ambientais, como questões sociais e públicas, porém sua premissa está relacionada intrinsecamente as questões relacionadas ao meio ambiente.

Foram levantadas nas discussões temas de suma importância para a nossa real atualidade, como a forma de pensar no ambiente de forma sustentável, porém não se contrapondo ao desenvolvimento, tentando encontrar um meio termo, digamos assim, de preservação e desenvolvimento trilharem os mesmos caminhos.

O programa agenda 21 tem como objetivo ter resultados concretos na ocasião do aniversário de Brasília, em abril de 2010. O processo de construção da Agenda 21 do DF, que tem desde das primeiras ações uma ampla participação em diversos segmentos sociais, busca atitudes e percepções da população local frente aos seus problemas.

Pode-se definir o termo, “Agenda 21”, no sentido de intenções de desejo de mudanças e compromissos pra que tais mudanças ocorram, para um modelo de desenvolvimento sustentável para o século XXI, em escala não apenas local, mas planetária. Trilhando caminhos para uma consciência e tomada de decisões para se atingir de forma gradativa e favorável uma melhor qualidade de vida.

Nesse contexto se pode perceber a dimensão e importância da mesma, como um passo importantíssimo para um futuro melhor, por isso reafirmo a minha satisfação de ter participado da mesma.

Até a próxima: Gracineide Costa.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto bem explicativo, um resumo do que aconteceu com as propostas de Brasília a caminho da sustentabilidade.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bem produzido, definil com muita clareza a proposta do seminário de construção da agenda 21, espero que o IBRAM ( Instituto Brasilia Ambiental) cumpra o compromisso de coloca-la em prática. parabéns mais uma vez pelo brilhante texto.
    Waldir Cunha

    ResponderExcluir