As brincadeiras que proporcionam a criança correr, pular um mundo cinestésico-corporal, de expressão oral, raciocínio lógico e representações mentais proporcionam na medida em que as crianças podem se lembrar de objetos e ventos, a formação de conceitos e, portanto, o desenvolvimento de aprendizagem significativa. Durante os jogos as crianças são estimuladas de maneiras diferentes á explorar os aspectos simbólicos das brincadeiras de imitação, de estratégias, de linguagem ou de habilidade. Elas não agem apenas, refletem sobre suas ações e constroem sua própria individualidade.
Essa prática lúdica transmitida de geração a geração abre um leque de estímulos para as múltiplas inteligências contidas em cada um de nós seres humanos. Proporcionando á criança a possibilidade de aprender de forma participativa e criativa, através de seus pensamentos e reflexões; a resolver problemas, a lidar melhor com conceitos de grandezas e números, a compreender conceitos de tempo e espaço, a distinguir realidade de fantasia, a classificar eventos e objetos e a organizar seu auto conceito e auto-imagem. Portanto, o jogo ajuda a criança a construir novas descobertas, a desenvolver a enriquecer sua personalidade. Durante esse período em que ela vive agitada e em intenso processo de desenvolvimento corporal e mental.
Portanto, torna-se essencial que a educação infantil em todas as estruturas, seja plena de brincadeiras que gratifiquem os sentidos, facilitem o desenvolvimento de habilidades motoras e mentais, despertem a imaginação, estimulem a cooperação, e a compreensão sobre regras e limites e principalmente que respeite, explore e amplie os saberes da criança.
Mônica Galeano, Professora e Psicóloga.
Fonte: Valdemar Filho e Francisco Alves. Memórias de Infância. Brasília 2009. Realização Acaso. Apoio: Fundo da Arte e Cultura. Secretaria de Estado de Cultura/ Governo do Distrito Federal.
Esse livro é muito interessante, pois resgata brincadeiras de forma histórica. Entendendo a importância da brincadeira na vida da criança, entendendo as mesmas como patrimônio lúdico cultural.
Num mundo globalizado em que vivemos, onde cada vez mais ganham espaço os avanços tecnológicos, as nossas crianças acabam se tornando reféns das novas invenções, que cada vez mais modernas e avançadas, vão tomando lugar das brincadeiras tradicionais, essas que se não tivermos iniciativas comos as do livro, aos poucos irão se perdendo ao longo dos anos.
Neste contexto cabe a nós resgatar esse patrimônio tão importante, passando para nossas crianças as nossas brincadeiras de infância que foram de forma esplendida estampadas em cada página e foto deste livro, ler o visualizar cada página do mesmo pra mim foi como uma viagem, de volta a infância.
Essa prática lúdica transmitida de geração a geração abre um leque de estímulos para as múltiplas inteligências contidas em cada um de nós seres humanos. Proporcionando á criança a possibilidade de aprender de forma participativa e criativa, através de seus pensamentos e reflexões; a resolver problemas, a lidar melhor com conceitos de grandezas e números, a compreender conceitos de tempo e espaço, a distinguir realidade de fantasia, a classificar eventos e objetos e a organizar seu auto conceito e auto-imagem. Portanto, o jogo ajuda a criança a construir novas descobertas, a desenvolver a enriquecer sua personalidade. Durante esse período em que ela vive agitada e em intenso processo de desenvolvimento corporal e mental.
Portanto, torna-se essencial que a educação infantil em todas as estruturas, seja plena de brincadeiras que gratifiquem os sentidos, facilitem o desenvolvimento de habilidades motoras e mentais, despertem a imaginação, estimulem a cooperação, e a compreensão sobre regras e limites e principalmente que respeite, explore e amplie os saberes da criança.
Mônica Galeano, Professora e Psicóloga.
Fonte: Valdemar Filho e Francisco Alves. Memórias de Infância. Brasília 2009. Realização Acaso. Apoio: Fundo da Arte e Cultura. Secretaria de Estado de Cultura/ Governo do Distrito Federal.
Esse livro é muito interessante, pois resgata brincadeiras de forma histórica. Entendendo a importância da brincadeira na vida da criança, entendendo as mesmas como patrimônio lúdico cultural.
Num mundo globalizado em que vivemos, onde cada vez mais ganham espaço os avanços tecnológicos, as nossas crianças acabam se tornando reféns das novas invenções, que cada vez mais modernas e avançadas, vão tomando lugar das brincadeiras tradicionais, essas que se não tivermos iniciativas comos as do livro, aos poucos irão se perdendo ao longo dos anos.
Neste contexto cabe a nós resgatar esse patrimônio tão importante, passando para nossas crianças as nossas brincadeiras de infância que foram de forma esplendida estampadas em cada página e foto deste livro, ler o visualizar cada página do mesmo pra mim foi como uma viagem, de volta a infância.
Parabéns a todos que idealizaram e que participaram na elaboração do mesmo, e que aqueles que se interessaram pelo assunto, visitem o site www.nepsid.com.br, onde trata as brincadeiras como meio do processo educativo das crianças, o site também é muito interessante. Espero que goste. E divulguem esse trabalho de resgate, seja com seus filhos, sobrinhos, enfim com todas as crianças que estejam em seu convívio, volte a ser criança e passe pra nossas crianças, essa forma tão mágica de aprender brincando.
Até a próxima.
Gracineide Costa.
Até a próxima.
Gracineide Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário