Stand do MinC apresenta desenhos animados com temática ambiental
Onde há tecnologia, há, também, cultura e arte, como se pode ver na sétima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 19 a 24 de outubro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Este ano, a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia ocorre simultaneamente em todas as capitais e em 273 municípios, com o tema “Ciência para Desenvolvimento Sustentável”. Atendendo a filosofia do Ano Internacional da Biodiversidade, o Ministério da Cultura (MinC) montou um stand, no qual interagem a tecnologia digital, as mídias audiovisuais e as questões ambientais. Uma das novidades é a exibição dos desenhos animados premiados na 1° edição CineAmbiente, resultado de concurso elaborado em parceria do MinC com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O tema dos curtas são “Mudanças Climáticas”.
No stand estão sendo exibidos vídeos do Programa Laboratórios de Experimentação e Pesquisa em Tecnologias Audiovisuais, XPTA. LAB, do Ministério da Cultura. Os visitantes têm oportunidade de conhecer projetos nas áreas de plataformas digitais e tecnologias audiovisuais. Um desses projetos é o Wikinarua, um laboratório desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB), que pretende desenvolver um software utilizando o GPS e a bússola para localizar as pessoas nos espaços culturais, por meio de um celular, em qualquer parte do Brasil. O programa transfere informações dos bancos de dados do Wikinarua, Wikipédia, Myspace, entre outros, e apresenta informações sobre o meio ambiente e monumentos históricos.
Cultura e oficinas
A programação da Semana é bastante extensa. No Café Científico, montado na feira, os visitantes terão oportunidade de ouvir sons de MPB na voz de Niltinho Legal, grupo de dança do ventre, Coral dos Mais Vividos e participar da oficina de Dança Swing Baiano. As apresentações são resultado de uma parceria do MCT com o SESC Taguatinga. A SNCT integra, também, uma diversidade enorme de trabalhos que abrange a ciência e a tecnologia. No local, há desde oficinas de origamis, passando pelo grupo de teatro brasiliense Udi Grudi, que utiliza materiais alternativos como garrafas PET, latas de tinta, tubos PVC, para produzir instrumentos musicais, até jujubas fitoterápicas.
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, Roosevelt Tomé, “em 2004, durante a primeira edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), recebemos 150 mil visitantes. Para este ano, a previsão é que esse número dobre, e a grande novidade desta edição é que temos jovens que participaram em ediçõess anteriores do MCT como visitantes, e agora estão participando como expositores. Isso é um exemplo de que a SNCT tem possibilitado o despertar da curiosidade científica, trazendo novos talentos nessa área do conhecimento”, concluiu.
(Texto: Juliana Nepomuceno, Comunicação Social/MinC)
Disponivél em:http://www.cultura.gov.br/site/2010/10/22/semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-2/. Acessado: 30/10/10 ás 21h12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário