terça-feira, 9 de novembro de 2010

FAB apresenta projetos na Semana de Ciência e Tecnologia em Brasília

A valorização da biodiversidade e da relação entre o homem, a tecnologia e o meio ambiente fazem parte do tema principal da 7a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

A valorização da biodiversidade e da relação entre o homem, a tecnologia e o meio ambiente fazem parte do tema principal da 7a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O uso da ciência para o desenvolvimento sustentável foi o ponto de partida para a participação dos 67 expositores, entre eles, a Força Aérea Brasileira (FAB), na Feira de Ciência e Tecnologia, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). O evento teve início nesta terça-feira (19).

A FAB participa da semana com a mesma preocupação em aliar tecnologia ao meio ambiente. Entre os projetos apresentados, está o Projeto VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), concluído em junho de 2010. O VANT foi desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), em conjunto com engenheiros da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e da Avibras. Entre as utilizações dos veículos aéreos não-tripulados na proteção do meio ambiente estão a identificação de áreas poluídas, de controle de queimadas, de desmatamentos e de acompanhamento de safras agrícolas.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, destacou a contribuição da FAB na área de Ciência e Tecnologia do Brasil. O ministro ressaltou o papel do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no desenvolvimento da aviação no país, e citou projetos em parceria com o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA).

"A partir da criação do CTA, a Aeronáutica passou a ter um papel ainda mais relevante para o Ministério da Ciência e Tecnologia. Atualmente, temos projetos em conjunto com o CTA, como a criação de turbinas para a geração de energia. Além disso, há a cooperação com o programa espacial brasileiro. O Centro de Lançamento de Alcântara é um lugar privilegiado para veículos lançadores de satélites", disse o ministro.

Durante a solenidade de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Brasília, os palestrantes enfatizaram a preocupação crescente no mundo inteiro em associar crescimento econômico à proteção do meio ambiente e à qualidade de vidas das pessoas. Outros pontos ressaltados pelos presentes foram as ações que promovem a popularização da ciência e a importância dos projetos de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias no país.

O evento teve, ainda, o lançamento do selo personalizado, do carimbo da semana e a entrega do 8º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, nas áreas de Ciências da Vida e de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

FAB na feira

No estande da FAB na Semana de Ciência e Tecnologia, os visitantes poderão participar de diversas atividades, como simuladores de gravidade e de voo das aeronaves Bandeirante, Brasília, Tucano e caças da Força Aérea Brasileira. Haverá também exposição de foguetes em maquete desenvolvidos pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DTCA). O público terá ainda a oportunidade de conhecer mais a respeito da FAB em palestras sobre os meios de ingresso na carreira militar.

A Feira de Ciência e Tecnologia funciona até domingo, dia 24 de outubro, das 8h30 às 19h.

Fonte: CECOMSAER, 20/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário