sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DICA DE LIVRO: O MONGE E O EXECUTIVO

Resumo do livro: O monge e o executivo



O livro narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Desde o início de sua vida John se via perseguido por um nome: “Simeão”. De todos os fatos e coincidências, ele não compreendia porque, sempre ao longe dos anos, tinha o mesmo sonho que lhe transmitia a mesma mensagem: “Ache Simeão e ouça-o!”.

Após um movimento sindical em sua fábrica, as constantes reclamações de sua esposa e a insubordinação de seus filhos, John começa a ver que nem tudo estava como planejara. Diante disso sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, que o indica a participar de um retiro num pequeno e relativamente desconhecido mosteiro cristão chamado João da Cruz, localizado perto do lago Michigan.

Uma das coisas que despertou seu interesse foi o fato do lendário Len Hoffman, um ex-executivo, ser um dos frades do local. Apesar de sua resistência, o receio de perder sua família, decidiu ir. Ao chegar foi recepcionado por padre Peter, e ao indagar sobre a programação descobriu que Len Hoffman seria responsável pelo curso de liderança, porém o que mais lhe surpreendeu foi o nome que Len tinha recebido no mosteiro: “Simeão”.

Durante as aulas ministradas, o debate inicial foi sobre a diferença entre poder e autoridade, e o conceito de liderança. Na continuidade discutiram sobre o velho e o novo paradigma, como não ter o cliente como inimigo, mas como aliado. Foi colocada a questão dos modelos de liderança dos quais Len acredita que a autoridade sempre se estabelece ao servir aos outros e sacrificar-se por eles, e isso trouxe a reunião questionamentos sobre o ato de amar, que, na visão de um líder, deve ser traduzido pelo comportamento e pela escolha, na união do falar e do fazer, deixando de lado o sentimento.

Mais conhecido como Amor Agapé, a bondade, o respeito e a paciência são uma de suas principais características. Sinônimo de liderança, este conceito, aqui, significa o que você faz e não o que você sente, ou seja, você pode odiar uma pessoa mais pode agir com amor. Sobre o ambiente foi ressaltada a importância do bom cultivo para uma boa colheita, que só podemos colher os frutos que plantamos, e que no âmbito profissional o ambiente de trabalho tem que ser saudável para estimular os funcionários.
A práxis ocorre quando um comportamento influencia nossos pensamentos e sentimentos. Quando nos comprometemos a amar alguém e a nos doar a quem servimos, e analisamos as nossas ações e comportamentos com esse compromisso, com o passar do tempo desenvolveremos sentimentos positivos por essa pessoa.

Exemplo
Exemplo: quando nos comprometemos a concentrar atenção, tempo, esforço e outros recursos em alguém ou algo durante certo tempo, começamos a desenvolver sentimentos pelo objeto de nossa atenção.


Na última reunião Len e o grupo conversaram sobre recompensas, após debaterem sobre o assunto chegaram a conclusão que a disciplina exigida para liderar com autoridade nos trará ganhos e benefícios, e que a recompensa da alegria é algo que traz satisfação interior e convicção de saber que você está verdadeiramente em sintonia com os princípios profundos e permanentes da vida.

Amar aos outros, doar-nos e liderar com autoridade nos força a quebrar nossos muros de egoísmo e ir ao encontro das pessoas. No livro “O monge e executivo” o autor James C. Hunter nos mostra todos os requisitos para nos tornarmos um líder ideal. Quando tentamos trazer à memória os líderes que nos marcaram, tanto sociais como empresariais, nos deparamos em pessoas que tinham ou tem algo cativante, diferente. O autor expressa em um texto fluido e emocionante este algo mais.

Semelhanças entre Líderes
Embora existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à conquista de determinados objetivos específicos.

As funções de liderança incluem, portanto, todas as atividades de influenciação de pessoas, ou seja, que geram a motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções executivas.

Nos momentos de reflexão do texto nos deparamos em discurções que nos faz refletir a diferença entre poder e autoridade, sobre o amor, sentimento ou comportamento?, as influencias do meio e nossas escolhas nos negócios e na vida. Assim entendemos que o líder de hoje é muito diferente do de antigamente, pois ele deve ser muito mais um sábio do que um técnico, deve acompanhar todas as mudanças.

Além disso, antes o bom Líder era aquele que sabia mandar, e hoje ele deve saber compartilhar e investir nas pessoas para que elas dêem o melhor de si mesmas. Segundo José Tolovi Júnior, liderança é algo que se aprende.
Para o especialista, qualquer um pode tornar-se um líder, basta ter as ferramentas certas e muita determinação. “Porém, uma vez lá, o líder precisa tomar cuidado para não cair em certas armadilhas, pois Liderança também está cercada de perigos”.

Já Roberto Justus, acredita que Liderança é um dom, que a pessoa nasce um líder nato ou não. Para o executivo, desde criança já demonstramos se seremos líderes ou não. No conceito de liderança, os líderes desenvolvem habilidades básicas e o conhecimento necessário para compreender, predizer e influenciar o comportamento dos outros. Para James C. Hunter, o individuo não precisa ser chefe para ser líder.

“Liderança é você inspirar e influenciar o outro para ação. É influenciar pessoas com entusiasmo e trabalho para o bem comum”. A diferença entre poder e autoridade consiste em: “poder é força que funciona por um tempo, mas fica velho”; “Autoridade, ao contrário, é a habilidade em conseguir que as pessoas façam sua vontade por conta de sua influência pessoal”. Um bom exemplo de autoridade, segundo ele, são nossas mães. “Elas atingem esse status porque nos serviram e continuam a nos servir ao longo de nossas vidas”.

Fonte: Administradores. O Portal da Administração. Resumo no livro: O monge e o Executivo. Disponivél em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/resumo-do-livro-o-monge-e-o-executivo/14410/
Acessado em: 25/11/2010 ás 23h12.

*********************************************************************************
O livro "O monge e o executivo", nos mostra uma história de liderança, de como o nosso comportamento influencia nossas atitudes e sentimentos e de qualidades básicas que um bom lider precisa ter. 
Mostra também a diferença entre poder e autoridade, pois um verdadeiro lider sabe entender a diferença.
Enfim é um livro muito interessante, que nos leva a refletir sobre as atitudes e o discernimento que um bom lider precisa ter.
Espero que gostem.
Uma ótima leitura!
Até breve.
Gracineide Costa

 

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A oração que eu esqueci

Senhor,

Proteja as nossas dúvidas,

porque a Dúvida é uma maneira de rezar.

É ela que nos faz crescer, porque nos obriga

a olhar sem medo para as muitas respostas

de uma mesma pergunta.

E para que isto seja possível,

Senhor,

proteja as nossas decisões,

porque a Decisão é uma maneira de rezar.

Dai-nos coragem para, depois da dúvida,

sermos capazes de escolher entre um

caminho e outro.
Que o nosso sim seja sempre um sim,

e o nosso não seja sempre um não.

Que uma vez escolhido o caminho,

jamais olhemos para trás,

nem deixemos que nossa alma seja corroída

pelo remorso.

E para que isto seja possível,

Senhor,

proteja as nossas ações,

porque a Ação é uma maneira de rezar.

Fazei com que o pão nosso de cada dia

seja fruto do melhor que levamos dentro de nós mesmos.

Que possamos, através do trabalho e da Ação,

compartilhar um pouco do amor que recebemos.

E para que isto seja possível,
Senhor,

proteja os nossos sonhos,

porque o Sonho é uma maneira de rezar.

Fazei com que, independente de nossa idade

ou de nossa circunstância, sejamos capazes

de manter acesa no coração a chama sagrada

da esperança e da perseverança.

E para que isto seja possível,

Senhor,

dai-nos sempre entusiasmo,

porque o Entusiasmo é uma maneira de rezar.

É ele que nos liga aos Céus e à Terra,

aos homens e às crianças,

e nos diz que o desejo é importante

e merece nosso esforço.

É ele que nos afirma que tudo é possível,

desde que estejamos totalmente comprometidos

com o que fazemos.

E para que isto seja possível,

Senhor,

proteja-nos, porque a Vida é a única maneira

que temos para manifestar o Teu milagre.

Que a terra continue transformando a semente

em trigo, que nós continuemos transmutando o

trigo em pão. E isto só é possível se tivermos

Amor - portanto, nunca nos deixe em solidão.

Dai-nos sempre a Tua companhia, e a companhia

de homens e mulheres que têm dúvidas, agem,

sonham, se entusiasmam,

e vivem como se cada dia

fosse totalmente dedicado à Tua glória.

Amém.

(Paulo Coelho)

Disponível em: http://www.magiadasmensagens.com.br/religiosa/a-oracao-que-eu-esqueci-769.html. Acessado em: 16/11/2010 ás 17h35.


Carta de um Bebê

Movimentos pró-vida brasileiros

1 - Histórico
Na década de 80 começaram a surgir os primeiros movimentos em defesa da vida. No Rio de Janeiro surgia o Movimento Arquidiocesano em Defesa da Vida, coordenado pelo Mons. Ney Affonso de Sá Earp. No Rio Grande do Sul (Porto Alegre) surgia o Movimento em Defesa da Vida. Em Brasília surgia a Associação Nacional Pró-Vida de Brasília que, em 1993 deu origem a Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família.

À exceção do Movimento em Defesa da Vida de Porto Alegre, que teve o apoio da CNBB, esses movimentos surgiram com o apoio da Human Life International, tendo o Pe. Paul Marx e sua equipe, visitado por 2 vezes o Brasil

Com a ajuda inicial de Vida Humana Internacional (departamento da HLI para a América Latina) a PROVIDAFAMÍLIA estimulou o surgimento de outros movimentos em defesa da vida nos vários estados brasileiros. Hoje há 25 movimentos organizados e outros tantos lideres que trabalham em defesa da vida e da família em seus respectivos estados.

Esses movimentos são de diversas confissões religiosas: católicos, ecumênicos, espíritas, esotéricos. Não temos conhecimento de movimentos pró-vida evangélicos organizados.

Além desses movimentos, a Federação Espírita Brasileira desencadeou há dois anos uma campanha nacional em favor da vida. Essa campanha iniciada no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, se mantém em todo o País, através de seminários, palestras, conferências, atendimentos às gestantes em casos de aborto etc.

Os movimentos pró-vida carecem de recursos e, sobretudo, de informações para seu trabalho.

Observando que alguns desses movimentos, por desinformação, estavam defendendo a filosofia dos promotores da “cultura da morte” a PROVIDAFAMÍLIA promoveu, em agosto de 1994, uma reunião nacional dos movimentos então existentes, app. 20 movimentos.

Com a participação da HLI (dois de seus diretores estiveram presentes) foram realizadas palestras, treinamento e distribuição de documentação que muito contribuíram para esclarecer dúvidas e reorientar a ação daqueles movimentos.

Além de contribuir para melhor entrosamento entre os diversos líderes, esse 1º Encontro serviu de estímulo para o surgimento de outros movimentos em defesa da vida e da família, além de uma maior divulgação de informações sobre aborto, educação sexual, homossexualismo, planejamento familiar natural, esterilização, projetos dos grupos internacionais para o Brasil, projetos de aborto no Congresso Nacional etc.

Atualmente os dirigentes desses movimentos insistem na realização de um 2º Encontro Nacional para atualização de informações e treinamento de líderes.

A organização de um Conselho Nacional Pró-Vida e Pró-Família, proposta no 1º Encontro Nacional, ainda não se concretizou por falta de condições diversas.

2. O papel da PROVIDAFAMÍLIA

A Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família - PROVIDAFAMÍLIA, legalmente constituída, com estatutos aprovados e registrados, possui sua sede nacional em Brasília em uma sala da Cúria, cedida pelo Cardeal-Arcebispo, D. José Freire Falcão.

Com o apoio da Human Life International o escritório foi mobiliado equipado, dispondo de um computador 486, TV de 14’, video-cassete, impressora lazer e uma mini-copiadora. Apesar de instalado devidamente, o escritório funciona precariamente por absoluta falta de pessoal auxiliar. Os poucos voluntários (trabalhos em horas ou dias por semana) necessitariam de alguém que pudesse atendê-los. A impossibilidade de termos uma secretária obrigou o presidente da PROVIDAFAMÍLIA a trabalhar no escritório particular de sua residência, onde mantém contatos diversos (via fax, internet etc) com movimentos e organizações no Brasil e no Exterior.


Fonte: Movimento Pró-vida - brasileiros. Disponivél em: http://www.providafamilia.org.br/movimentos.htm. Acessado em: 22/11/2010 ás 23h15.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pra Refletir!!! "Estamos com Fome de Amor..."

Estamos com fome de amor...

O que temos visto por aí???
Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes.
Com suas danças e poses em closes ginecológicos, cada vez mais siliconadas, corpos esculpidos por cirurgias plásticas, como se fossem ao supermercado e pedissem o corte como se quer.... mas???
Chegam sozinhas e saem sozinhas...
Empresários, advogados, engenheiros, analistas, e outros mais que estudaram, estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos...
Tem mulher contratando homem para dançar com elas em bailes, os novíssimos "personal dancer", incrível.
E não é só sexo não!
Se fosse, era resolvido fácil, alguém duvida?
Sexo se encontra nos classificados, nas esquinas, em qualquer lugar, mas apenas sexo!
Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho, sem necessariamente, ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico na cama... sexo de academia...
Fazer um jantar pra quem você gosta e depois saber que vão "apenas" dormir abraçadinhos,
sem se preocuparem com as posições cabalísticas...
Sabe essas coisas simples, que perdemos nessa marcha de uma evolução cega.
Pode fazer tudo, desde que não interrompa a carreira, a produção...
Tornamo-nos máquinas, e agora estamos desesperados por não saber como voltar a "sentir", só isso, algo tão simples que a cada dia fica tão distante de nós...
Quem duvida do que estou dizendo, dá uma olhada nos sites de relacionamentos "ORKUT", "PAR-PERFEITO" e tantos outros, veja o número de comunidades como: "Quero um amor pra vida toda!", "Eu sou pra casar!" até a desesperançada "Nasci pra viver sozinho!"
Unindo milhares, ou melhor, milhões de solitários, em meio a uma multidão de rostos cada vez mais estranhos, plásticos, quase etéreos e inacessíveis, se olharmos as fotos de antigamente, pode ter certeza de que não são as mesmas pessoas, mulheres lindas se plastificando, mutilando-se em nome da tal "beleza"...
Vivemos cada vez mais tempo, retardamos o envelhecimento, e percebemos a cada dia mulheres e homens com cara de bonecas, sem rugas, sorriso preso e cada vez mais sozinhos....
Sei que estou parecendo o solteirão infeliz, mas pelo contrário....
Pra chegar a escrever essas bobagens?? (mais que verdadeiras) é preciso ter a coragem de encarar os fantasmas de frente e aceitar essa verdade de cara limpa...
Todo mundo quer ter alguém ao seu lado, mas hoje em dia isso é julgado como feio, démodê, brega, famílias preconceituosas...
Alô, gente!!! Felicidade, amor, todas essas emoções fazem-nos parecer ridículos, abobalhados...
Mas e daí? Seja ridículo, mas seja feliz e não seja frustrado...
"Pague mico", saia gritando e falando o que sente, demonstre amor...
Você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta mais...
Perceba aquela pessoa que passou hoje por você na rua, talvez nunca mais volte a vê-la, ou talvez a pessoa que nada tem a ver com o que imaginou mas que pode ser a mulher da sua vida...
E, quem sabe ali estivesse a oportunidade de um sorriso a dois...
Quem disse que ser adulto é ser ranzinza ?
Um ditado tibetano diz: "Se um problema é grande demais, não pense nele... e, se ele é pequeno demais, pra quê pensar nele?"
Dá pra ser um homem de negócios e tomar iogurte com o dedo, assistir desenho animado, rir de bobagens e ou ser um profissional de sucesso, que adora rir de si mesmo por ser estabanado...
O que realmente não dá é para continuarmos achando que viver é out... ou in...
Que o vento não pode desmanchar o nosso cabelo, que temos que querer a nossa mulher 24 horas, maquiada, e que ela tenha que ter o corpo das frutas tão em moda, na TV, e também na playboy e nos banheiros, eu duvido que nós homens queiramos uma mulher assim para viver ao nosso lado, para ser a mãe dos nossos filhos, gostamos sim de olhar, e imaginar a gostosa, mas é só isso, as mulheres inteligentes entendem e compreendem isso.
Queira do seu lado a mulher inteligente: "Vamos ter bons e maus momentos e uma hora ou outra, um dos dois, ou quem sabe os dois, vão querer pular fora, mas se eu não pedir que fique comigo, tenho certeza de que vou me arrepender pelo resto da vida"...

Porque ter medo de dizer isso, porque ter medo de dizer: "amo você", "fica comigo", então não se importe com a opinião dos outros, seja feliz!

Arnaldo Jabor

Disponivél em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1919611. Acessado: 18/11/2010 ás 7h21.


******************************************************************************
Arnaldo Jabor, nos coloca a refletir sobre o que é realmente importante pra nós... o que realmente queremos da vida... Adorei a frase: "Seja redículo, mas seja feliz..."
Demostrar o que se sente as vezes não é fácil, mas com certeza é essencial... ás vezes as  pessoas que amamos não sabem o quanto são importantes pra gente, se não demostrarmos... e por esse motivo perdemos na vida, pessoas maravilhosas...
Espero que tenham gostado do texto, e nas palavras de Arnaldo Jabor: "Não se importe com a opinião dos outros, seja feliz..."

Até breve!
Gracineide Costa

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Estudantes descobrem os segredos da ciência durante feira realizada em B...

Feira Nacional de Ciência e Tecnologia apresenta inovações para preserva...

Marinha do Brasil participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Representantes das três Forças assistindo à premiação “Destaque do ano na iniciação científica”

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na Esplanada dos Ministérios em Brasília. O evento acontece no período de 18 a 24 de outubro e seu tema principal é a “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Esta feira de ciência prevê o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade de forma sustentável e conjugada com a melhoria das condições sócioeconômicas da população.

Na tarde da última terça-feira (19), o Secretário de Ciência, Tencnologia e Inovação da Marinha, Vice-Almirante Ilques Barbosa Junior, compareceu à cerimônia de premiação “Destaque do Ano na Iniciação Científica” e ressaltou que eventos como estes são uma forma de agregar o conhecimento no campo da ciência junto à população. O Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, aproveitou o momento para falar das conquistas no campo da educação e citou o Almirante Álvaro Alberto, que foi um dos pioneiros na criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Ministro fez, também, uma comparação da evolução acadêmica ao longo de 20 anos. “Há 20 anos nós formávamos 5 mil mestres e doutores. No ano passado, nós formamos cerca de 50 mil. Nós multiplicamos o número de pós-graduados”, lembrou.

O Professor Roberto Germano Costa, Amigo da Marinha, falou que a parceria com as Forças Armadas, especialmente com a Marinha, é muito importante para agregar conhecimento. “O mar sempre foi um grande desconhecido e nada melhor do que a Marinha para travar uma parceria em prol da construção do conhecimento em conjunto” – afirmou.

Professor Roberto Germano Costa, Diretor do Instituto Nacional do Semiárido
Para o professor, a idéia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi uma grande iniciativa para mostrar à sociedade que a tecnologia não está apenas nas grandes descobertas, mas no cotidiano das pessoas.

A Marinha do Brasil participa do evento com estandes do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM). Nos estandes, foram elaboradas exposições sobre a Amazônia Azul, Programa Antártico Brasileiro e o Programa do Submarino com Propulsão Nuclear.
O público mais frequente, por ocasião da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, era de estudantes, que chegavam em ônibus lotados para prestigiarem o evento.
Existe hoje, no mundo inteiro, a preocupação em associar o crescimento econômico à proteção do meio-ambiente, à preservação da vida no planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia possibilita, com suas ações de popularização da ciência, a divulgação e a discussão do tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” Junto à Sociedade Brasileira.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na capital federal Evento de âmbito nacional aberto ontem em Brasília e com programação paralela em outras capitais propõe que a prática de atividades científicas seja ligada ao meio ambiente

A 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida em todo o Brasil pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), deu início ontem, na capital federal, a debates, oficinas e palestras sobre a importância da ciência para a criação da responsabilidade ambiental. Com o tema Ciência para o desenvolvimento sustentável, a SNCT 2010 traz como proposta o estímulo à produção tecnológica e científica que permita a utilização da biodiversidade brasileira sem causar prejuízos ao seu desenvolvimento. Em Brasília, 67 instituições de ensino e de incentivo à pesquisa estão presentes no evento, que ocorre simultaneamente em todos os estados até domingo. A novidade é o espaço de tecnologia social, que reúne trabalhos de reciclagem e aproveitamento de resíduos em projetos sociais e artísticos.
A abertura, realizada na tarde de ontem na Esplanada dos Ministérios, contou com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. "O Brasil vem avançando em áreas de pesquisa como a nanotecnologia e a biotecnologia. Somos líderes mundiais em estudo de biocombustíveis e nossos cientistas são premiados internacionalmente. Isso reflete a necessidade de se investir cada vez mais em discussões para a melhora da pesquisa e, principalmente, em mostrar para os jovens as oportunidades que a ciência aplicada pode trazer para a sociedade e para o meio ambiente", afirma o ministro.
De acordo com o diretor do Departamento de Difusão e Popularização de Ciência e Tecnologia do MCT, Ildeu Moreira, a participação de estudantes e da população em geral é importante: “Queremos mostrar que a ciência pode ser aprendida de forma dinâmica e interessante. O cidadão, assim como o estudante e o cientista, precisa conhecer e dominar temas do meio tecnológico para a criação de uma consciência mais participativa".
Arte e educação

Carla Castanho, professora do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em desenvolvimento de jogos, é uma das profissionais que vão se apresentar no Pavilhão da Ciência, ao lado de graduandos de ciência da computação e de desenho industrial. A pesquisa, desenvolvida pelo grupo com o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), tem a meta de desenvolver a educação ambiental para crianças entre 7 e 13 anos de forma interativa.
"O jogo simula uma cidade onde, em cada lugar, a criança deverá executar tarefas para a preservação do local em que vive", detalha o programador Danilo Trindade, estudante de ciência da computação da UnB. Os exercícios estimulam quem está jogando a adotar melhores opções para coleta seletiva, separação de resíduos, reaproveitamento de lixo e reciclagem, além de ensinar à criança a importância da responsabilidade ambiental. "Ao mesmo tempo em que temos a oportunidade de colocar em prática noções de programação e desenvolvimento de jogos, as crianças nos auxiliam no teste e no aprimoramento do jogo. Fora a contribuição que podemos dar para o ensino deles, que acabam por aprender sobre meio ambiente brincando", comenta Danilo.
A arte sustentável também está presente. O grupo de teatro contemporâneo Udi Grudi mostra os instrumentos musicais utilizados em seus espetáculos. Tudo feito a partir do reaproveitamento de lixo, como canos de PVC, madeira, ladrilhos, arames e plástico. Márcio Vieira, ator e músico do grupo responsável pelas criações sustentáveis, explica que o trabalho do Udigrudi auxilia no estudo da música e na construção da consciência. "Os jovens ficam fascinados ao ver as possibilidades existem para a construção de novos sons e novas ideias."
Para Arquidamea Josefa Dunice, diretora pedagógica do Instei Centro de Ensino da Ceilândia, explorar desde cedo o uso da ciência e da tecnologia no dia a dia de jovens nas escolas é essencial para estimular o gosto pelo conhecimento. "Precisamos mostrar ao jovem suas capacidades para a geração de novas ideias e tecnologias. A ciência precisa ser desmistificada e usada a favor da educação." Ao lado de 10 alunos do Instei, ela vai apresentar trabalhos de robótica, física e lógica, desenvolvidos em parceria com a Universidade de Brasília e com alunos de escolas públicas do DF.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizará em todo o país cerca de 10 mil atividades em 325 cidades com a participação de 630 instituições ligadas à ciência, tecnologia e inovação. As seis edições anteriores da SNCT atraíram cerca de 5% da população brasileira, segundo o MCT.

UnB participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

São 20 expositores da Universidade com projetos e atividades de áreas que vão da computação à biologia. O objetivo é despertar a curiosidade de crianças e adolescentes para a ciência.
Kamilla Brandão, de 7 anos, está encantada com o novo videogame que descobriu. “A gente tem que pegar o lixo e colocar na lixeira certa. Quando a gente acerta, ele dá parabéns. É muito legal”, diz. O jogo, que ensina conceitos de reciclagem, foi desenvolvido pelo Departamento de Ciência da Computação (CIC) da UnB, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, o IBICT. “São vários mini jogos, entre eles, jogo da memória, quebra-cabeças e um jogo de plataforma”, explica o estudante de Ciências da Computação da UnB, Danilo Trindade.

Os jogos estão expostos no pavilhão da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, organizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, começou nesta segunda-feira, 18, e vai até domingo, 24 de outubro, na Esplanada dos Ministérios. O tema deste ano é Ciência para o Desenvolvimento Sustentável. Além dos jogos eletrônicos, a UnB participa com mais de 20 estandes.

A programação da semana inclui palestras, oficinas, feiras de ciências, concursos, exibição de filmes e documentários científicos, excursões científicas, programas de rádio e distribuição de cartilhas. “Com este tema, queremos mostrar as opções de desenvolvimento econômico, mas sem esquecer a responsabilidade com a natureza”, afirma o secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, Roosevelt Tomé. O objetivo do evento é promover a difusão e a popularização da ciência, principalmente entre crianças e adolescentes. “A popularização da ciência é imprescindível para despertar a curiosidade científica e o interesse dos jovens por novos saberes”, completa.

BICICLETA – Ao longo da exposição, os visitantes encontram explicações para fenômenos do dia-a-dia. O Instituto de Física apresentou um experimento que mostra porque uma bicicleta consegue se manter em equilíbrio quando está em movimento. O estudante do 2º ano do ensino médio, Caio Costa, de 16 anos, enfrentou o desafio de ficar em cima de uma plataforma giratória segurando uma roda de bicicleta. “É muito interessante. A medida que a plataforma gira, a gente sente a resistência da roda”, diz. “Quando você tem um movimento giratório, um momento angular, você tem uma força binária chamada torque”, explica o estudante de Física da UnB, Bruno Faria, um dos monitores do experimento. “O torque gera uma força para a frente, e ela está sempre em equilíbrio. Nesse experimento, quando a pessoa gira a roda, ela sente no corpo a ação do torque”, diz.
Uma fila de crianças e adolescentes se formou em frente ao “Túnel sensorial”, uma atividade do departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ceilândia. “O túnel avalia três sentidos do corpo humano: tato, olfato e audição”, explica a professora Aline Alves. Os visitantes entram vendados, conduzidos por um aluno de Fisioterapia, e sentem os mais diversos tipos de materiais. “A gente pegou em moeda, palha, arroz, sentiu cheiro de fruta. É muito diferente com os olhos fechados”, afirmou o estudante do 7º ano do ensino fundamental, Guilherme Rodrigues, de 12 anos.
A estudante do 1º ano do ensino médio, Flávia Roberta Dourado, de 14 anos, ficou mais estimulada a seguir carreira na área de Informática ao conhecer o projeto Meninas na Computação, do CIC/UnB. “Ensinamos as meninas a fazer o raciocínio de programação de forma lúdica, criando um jogo onde elas ensinam os personagens a realizarem ações”, diz a professora Maria Emília Walter, uma das coordenadoras do projeto. Segundo ela, pesquisas apontam certa resistência das meninas em ingressar na área de Tecnologia da Informação. “Meninas gostam mais de jogos de inteligência e criatividade, e não de jogos de guerra, como os meninos. E as empresas estão atrás dessa habilidade”, diz.

A exposição também é uma oportunidade para os visitantes conhecerem a biodiversidade do país. O projeto Bio na Rua, do departamento de Ciências Biológicas da UnB, montou uma miniexposição de insetos. “Tem bichos que a gente só vê na tevê. É interessante ver tudo de perto, mas tenho um pouco de nojo de pegar”, diz a estudante do 2º ano do ensino médio, Lariane Costa, de 18 anos.

A previsão é que 150 mil pessoas, metade estudantes, passem pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia até domingo. São cerca de 70 expositores, entre eles a Agência Espacial Brasileira, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, Forças Armadas, universidades, institutos federais de educação e agências de fomento à pesquisa.

Disponivél em:http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=4080

FAB apresenta projetos na Semana de Ciência e Tecnologia em Brasília

A valorização da biodiversidade e da relação entre o homem, a tecnologia e o meio ambiente fazem parte do tema principal da 7a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

A valorização da biodiversidade e da relação entre o homem, a tecnologia e o meio ambiente fazem parte do tema principal da 7a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O uso da ciência para o desenvolvimento sustentável foi o ponto de partida para a participação dos 67 expositores, entre eles, a Força Aérea Brasileira (FAB), na Feira de Ciência e Tecnologia, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). O evento teve início nesta terça-feira (19).

A FAB participa da semana com a mesma preocupação em aliar tecnologia ao meio ambiente. Entre os projetos apresentados, está o Projeto VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), concluído em junho de 2010. O VANT foi desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), em conjunto com engenheiros da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e da Avibras. Entre as utilizações dos veículos aéreos não-tripulados na proteção do meio ambiente estão a identificação de áreas poluídas, de controle de queimadas, de desmatamentos e de acompanhamento de safras agrícolas.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, destacou a contribuição da FAB na área de Ciência e Tecnologia do Brasil. O ministro ressaltou o papel do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no desenvolvimento da aviação no país, e citou projetos em parceria com o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA).

"A partir da criação do CTA, a Aeronáutica passou a ter um papel ainda mais relevante para o Ministério da Ciência e Tecnologia. Atualmente, temos projetos em conjunto com o CTA, como a criação de turbinas para a geração de energia. Além disso, há a cooperação com o programa espacial brasileiro. O Centro de Lançamento de Alcântara é um lugar privilegiado para veículos lançadores de satélites", disse o ministro.

Durante a solenidade de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Brasília, os palestrantes enfatizaram a preocupação crescente no mundo inteiro em associar crescimento econômico à proteção do meio ambiente e à qualidade de vidas das pessoas. Outros pontos ressaltados pelos presentes foram as ações que promovem a popularização da ciência e a importância dos projetos de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias no país.

O evento teve, ainda, o lançamento do selo personalizado, do carimbo da semana e a entrega do 8º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, nas áreas de Ciências da Vida e de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

FAB na feira

No estande da FAB na Semana de Ciência e Tecnologia, os visitantes poderão participar de diversas atividades, como simuladores de gravidade e de voo das aeronaves Bandeirante, Brasília, Tucano e caças da Força Aérea Brasileira. Haverá também exposição de foguetes em maquete desenvolvidos pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DTCA). O público terá ainda a oportunidade de conhecer mais a respeito da FAB em palestras sobre os meios de ingresso na carreira militar.

A Feira de Ciência e Tecnologia funciona até domingo, dia 24 de outubro, das 8h30 às 19h.

Fonte: CECOMSAER, 20/10/2010

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Stand do MinC apresenta desenhos animados com temática ambiental


Onde há tecnologia, há, também, cultura e arte, como se pode ver na sétima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 19 a 24 de outubro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Este ano, a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia ocorre simultaneamente em todas as capitais e em 273 municípios, com o tema “Ciência para Desenvolvimento Sustentável”. Atendendo a filosofia do Ano Internacional da Biodiversidade, o Ministério da Cultura (MinC) montou um stand, no qual interagem a tecnologia digital, as mídias audiovisuais e as questões ambientais. Uma das novidades é a exibição dos desenhos animados premiados na 1° edição CineAmbiente, resultado de concurso elaborado em parceria do MinC com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O tema dos curtas são “Mudanças Climáticas”.

No stand estão sendo exibidos vídeos do Programa Laboratórios de Experimentação e Pesquisa em Tecnologias Audiovisuais, XPTA. LAB, do Ministério da Cultura. Os visitantes têm oportunidade de conhecer projetos nas áreas de plataformas digitais e tecnologias audiovisuais. Um desses projetos é o Wikinarua, um laboratório desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB), que pretende desenvolver um software utilizando o GPS e a bússola para localizar as pessoas nos espaços culturais, por meio de um celular, em qualquer parte do Brasil. O programa transfere informações dos bancos de dados do Wikinarua, Wikipédia, Myspace, entre outros, e apresenta informações sobre o meio ambiente e monumentos históricos.

Cultura e oficinas

A programação da Semana é bastante extensa. No Café Científico, montado na feira, os visitantes terão oportunidade de ouvir sons de MPB na voz de Niltinho Legal, grupo de dança do ventre, Coral dos Mais Vividos e participar da oficina de Dança Swing Baiano. As apresentações são resultado de uma parceria do MCT com o SESC Taguatinga. A SNCT integra, também, uma diversidade enorme de trabalhos que abrange a ciência e a tecnologia. No local, há desde oficinas de origamis, passando pelo grupo de teatro brasiliense Udi Grudi, que utiliza materiais alternativos como garrafas PET, latas de tinta, tubos PVC, para produzir instrumentos musicais, até jujubas fitoterápicas.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, Roosevelt Tomé, “em 2004, durante a primeira edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), recebemos 150 mil visitantes. Para este ano, a previsão é que esse número dobre, e a grande novidade desta edição é que temos jovens que participaram em ediçõess anteriores do MCT como visitantes, e agora estão participando como expositores. Isso é um exemplo de que a SNCT tem possibilitado o despertar da curiosidade científica, trazendo novos talentos nessa área do conhecimento”, concluiu.

(Texto: Juliana Nepomuceno, Comunicação Social/MinC)

Disponivél em:http://www.cultura.gov.br/site/2010/10/22/semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-2/. Acessado: 30/10/10 ás 21h12.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mostra instrumentos musicais feitos de lixo

A ciência, a tecnologia e a inovação representadas por instrumentos musicais que literalmente saíram do lixo. Na 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que contunua até domingo (24), em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o projeto Sons do Lixo. A proposta visa a inclusão social através da transferência de conhecimentos por meio da música a estudantes de todo o País.


Para a coordenadora do projeto, Meta Gunesch, o objetivo é promover a inserção social de jovens e adolescentes por meio da fabricação de instrumentos. “Nossa proposta ensina os jovens a produzir diversos tipos de instrumentos feitos a partir de materiais recicláveis. Além disso, ensinar a tocar esses instrumentos. Mas, creio que a oficina vai além. Desenvolvemos nos participantes o interesse principalmente pela física e matemática. Isso porque para produzir as peças precisam ter noção dessas matérias. Se da forma convencional, o ensino dessas disciplinas possam provocar certo desinteresse em alguns jovens, a música tem o papel de resgatar isso”, ressaltou.

Semana Nacional

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada com a finalidade de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. São cerca de 12 mil atividades cadastras, em 347 municípios.

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Disponivél em: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/10/21/semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-mostra-instrumentos-musicais-feitos-de-lixo

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Estágio - Centro de Ensino José de Alencar



Todas as fotos do vídeo são do estágio que realizamos nos dias 25 á 28/10/10 no Centro de Ensino José de Alencar, localizado na cidade de Lunabel.

No estágio trabalhamos com os alunos com um projeto onde realizamos com eles atividades de laboratórios, com as turmas do ensino médio tivemos três laboratórios: anatomia, botânica e DNA: onde aprendemos a extrair o DNA do morango.

Pra mim o estágio foi muito gratificante, pois pude passar um pouco do meu conhecimento aos alunos e de contra-partida aprender muito com eles.

Um dos momentos que mais gostei do estágio foi quando uma aluna na oficina de Botânica, me disse que depois da aula, decidiu fazer biologia, isso me deixou muito feliz, e com isso já ganhei todo o meu estágio.Fica aqui o vídeo, pra todos os alunos da escola... Que cada um de vocês acredite e corram atrás dos seus sonhos... pois podemos tudo, basta acreditar... e nunca desistir...

Fiquem com Deus!

Até mais.

Gracineide Costa