As bactérias do gênero Bacillus estão entre os organismos mais explorados, com diversos produtos comerciais utilizados para o controle biológico de doenças e pragas de plantas. No entanto, um dos problemas atuais é a padronização de metodologias para avaliação da conformidade dos produtos contendo agentes de biocontrole.
Pensando nisso a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) realiza de 4 a 6 de maio, das 8 às 17 h um curso teórico-prático de Quantificação e Identificação de Bacillus subtilis e Bacillus licheniformis, destinado a profissionais que desenvolvem trabalhos na área de controle biológico.
O curso tem como objetivo treinar estes profissionais para a quantificação das duas bactérias e faz parte do projeto “Desenvolvimento de metodologia analítica e amostral para avaliação de conformidade e da inocuidade de produtos comerciais formulados à base de agentes microbianos de biocontrole”. O projeto é financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
As aulas serão ministradas por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, do Instituto Biológico de São Paulo e da CHR Hansem.
Fonte: Embrapa, por Eliana Lima. Disponível em:
http://www.cienciaparavida.com.br/site/http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2010/abril/4a-semana/curso-visa-a-padronizacao-de-metodologias-para-avaliacao-de-produtos-biologicos/ Acessado em: 05/05/10 ás 21:13.
Nenhum comentário:
Postar um comentário