sexta-feira, 7 de maio de 2010

Atrações para toda a família na VII Ciência para a Vida (27/04/2010)


Lançamento de livros, instalações multimídia, exposição de tecnologias, palhaços, degustações e oficinas de culinária. Tem atração para toda a família na sétima edição do Ciência para a Vida, evento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que segue até domingo (2), em Brasília.
Na lista das atrações mais populares do VII Ciência para a Vida estão as degustações. Com tecnologias desenvolvidas de Norte a Sul do país, o evento da Embrapa não é apenas uma mostra de trabalhos científicos, mas também de manifestações culturais. E isso está presente no feijão de corda do Piauí com castanha da gurguéia e bacuri, no vinho de açaí do Amapá, na compota de goiaba de Santa Catarina e no cajuzinho feito com farelo de arroz de Goiás, tudo resultado do trabalho dos pesquisadores.
Para aqueles que se arriscam a botar a mão na massa, por que não aprender a preparar um prato diferente? Em oficinas e cozinhas experimentais, os visitantes poderão conhecer receitas de carne de ovelha, mingau de farinha mista de castanha-do-brasil e banana verde ou, por que não, um doce com feijão? Os que buscam sofisticação podem degustar as categorias de qualidade do café que existem hoje no mercado com a orientação dos profissionais da Embrapa Café.
Com a criançada, quem faz sucesso é o Zé Bob, personagem virtual que encanta os pequenos na Fazenda do Futuro. De forma leve e humorada, o fazendeiro explica aos adultos do futuro que a pesquisa tem transformado o campo num lugar cheio de tecnologia, informação e conhecimento, mas também com alternativas de interação e respeito à natureza.
Mais de 200 tecnologias
Paralelamente às atividades lúdicas, o VII Ciência para a Vida oferece aos visitantes informações a respeito de mais de 200 tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e parceiros. Na Vitrine de Tecnologias é possível conhecer o porco light, conhecido entre cientistas e produtores como linhagem Embrapa MS 115. Ele tem bom rendimento de carne magra na carcaça e reduzida espessura de toucinho. Com uma área de 20 mil m2, a Vitrine de Tecnologias expõe também as cultivares de girassol e milho lançadas pela Embrapa durante o evento e presta uma homenagem ao artista Athos Bulcão em desenhos alusivos à pesquisa agropecuária feitos com plantas e diferentes tipos de solo.
Quem quiser levar informação para casa pode comprar algum dos 38 livros que serão lançados durante o VII Ciência para a Vida. Pesquisadores de várias unidades descentralizadas de pesquisa de todo o Brasil estarão presentes para divulgar as obras e conversar com o público, sobre temas como mudanças climáticas e desertificação no semi-árido brasileiro, biocontrole de doenças de plantas, biodiversidade e flora do Cerrado, entre outros. O VII Ciência para a Vida segue aberto ao público até dia 2 de maio, em Brasília.

Fonte: Embrapa, por Daniel Medeiros. Disponível em: http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2010/abril/4a-semana/atracoes-para-toda-a-familia-no-vii-ciencia-para-a-vida. Acessado em: 05/05
/10 ás 22:01.

Nenhum comentário:

Postar um comentário