sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ciência para a Vida mostra como plantar uvas sem sementes (01/05/2010)


Você sabe como plantar uvas sem sementes? Os visitantes do VII Ciência para a Vida tiveram a chance de tirar essa dúvida com os profissionais da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, que apresentam na exposição três variedades de uva sem sementes bastante apreciadas pelos consumidores.

O técnico agrícola Adriano Mazzarolo, da Embrapa Uva e Vinho, explica que, na verdade, nem mesmo as variedades comuns de uva são produzidas a partir de sementes. “A muda originada da semente não guarda as mesmas características da planta mãe, podendo ser menos produtiva ou até mesmo não gerar frutos”, explica. Para solucionar o problema, são utilizadas técnicas para a produção de plantas geneticamente idênticas, também chamadas de clones.

Uma das formas de produzir os clones é a enxertia. O primeiro passo é retirar estacas – pedaços de ramos – de uma planta adulta. Quando colocadas no solo, esses ramos desenvolvem raízes e dão origem a uma nova muda. A planta escolhida para fornecer as estacas deve ter como característica boa capacidade de enraizamento. O tipo de solo e o espaçamento que se deseja estabelecer entre as mudas também são determinantes.

O passo seguinte é a enxertia propriamente dita. Na estaca que já desenvolveu raízes é fixado um pedaço de outra planta, que tem como característica produzir a qualidade de uva desejada. Dessa forma, é possível multiplicar as mudas de uva, mesmo de variedades que não produzem sementes.

Apelo comercial

As uvas sem sementes tem um apelo especial para o consumo de mesa e para a produção de doces. Em 1996, a Embrapa Uva e Vinho iniciou um trabalho de melhoramento genético para o desenvolvimento de cultivares de uva sem sementes adaptadas ao clima tropical, com foco na região do Vale do São Francisco, no Nordeste brasileiro.

O trabalho resultou no lançamento das cultivares BRS Linda, BRS Clara e BRS Morena, todas em exposição no VII Ciência para a Vida. A primeira tem coloração verde e sabor neutro, com baixa acidez. Tem boa aceitação no mercado europeu. A segunda cultivar tem coloração verde amarelada e polpa crocante. A BRS Morena, por sua vez, tem frutos de cor preta e equilíbrio entre açúcar e acidez, o que lhe confere ótimo sabor.

Fonte: Embrapa, por Daniel Medeiros. Disponível em: http://www.embrapa.br/embrapa/imprensa/noticias/2010/abril/4a-semana/ciencia-para-a-vida-mostra-como-plantar-uvas-sem-sementes. Acessado em: 05/05/10 ás 22:13.


Nenhum comentário:

Postar um comentário