domingo, 8 de novembro de 2009

IBAMA COMEMORA 20 ANOS COM META DE DIMINUIR O DESMATAMENTO NO BRASIL


Há 20 anos, em 22 de fevereiro de 1989, foi promulgada a Lei nº 7.735, que cria o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Na realidade, indiretamente, a criação do Ibama é o ápice de um longo caminho de articulação e conscientização, que teve como pontapé, se não inicial, mas, pelo menos mais forte, a participação do Brasil na Conferência das Nações Unidas para o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo (Suécia), em 1972.
Após Estocolmo, houve pressão da sociedade e internacional para que o Brasil passasse a fazer a gestão ambiental de forma integrada. Como resposta ao compromisso brasileiro assumido junto à Conferência de Estocolmo, surgiu a Sema (Secretaria Especial do Meio Ambiente), vinculada ao Ministério do Interior, em 1973, que realizou, nos anos seguintes, um trabalho de criação e atualização do marco regulatório da área ambiental.
A Sema teve um papel de articulação muito importante na elaboração da Lei 6938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, em vigor até hoje. A lei estabelece o Sisnama (Sistema Nacional de Meio Ambiente) e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), único conselho com poder de legislar.
Juntos com a Sema, outros órgãos que deram origem ao Ibama foram o IBDF (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal), a Sudepe (Superintendência de Pesca) e a Sudhevea (Superintendência da Borracha).
Em 1992, foi criado o Ministério do Meio Ambiente e, durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - Rio 92, foram lançadas três das principais convenções internacionais de meio ambiente: de mudanças climáticas, da diversidade biológica e da desertificação.
Meta
O presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, afirmou que a meta para 2009 é diminuir para 8.000 quilômetros quadrados o desmatamento no país.
"Nós tivemos dois anos por volta de 11.000 quilômetros quadrados de desmatamento, é muito, mas muito menos que os 20 mil quilômetros quadrados que já tivemos em outros anos. Baixou, e esse ano vamos baixar mais, a nossa meta é chegar a 8.000 quilômetros quadrados de desmatamento", afirmou.
Top of Mind
Em 2007, o Ibama recebeu o prêmio Top of Mind. Na ocasião, o instituto dividiu o primeiro lugar com o Greenpeace, Natura e Ypê (produtos de limpeza).
Mais de 5.000 pessoas de todas as faixas etárias e níveis sociais em 164 municípios do país foram entrevistadas.
Em 2008, o instituto voltou a receber o prêmio, e novamente o dividiu com o Greenpeace, Natura, Ypê e também com a Petrobras.
Fonte: Folha online. Brasil. Ibama comemora 20 anos com meta de diminuir desmatamento no Brasil. Disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u490381.shtml. acessado em: 08/11/2009 ás 00:14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário