sábado, 7 de novembro de 2009

BARREIRAS DE CONTENÇÃO



As barreiras de contenção são projetadas, dimensionadas e fabricadas pela ALPINA de forma a conter e controlar manchas de óleo, evitando seu espalhamento, concentrando grandes quantidades de óleo em áreas propícias ao processo de recolhimento.
As barreiras de contenção podem ainda ser utilizadas para a proteção de áreas de significativa sensibilidade ambiental, deflexão de manchas de óleo de diversos tamanhos, proteção preventiva e permanente de tomadas d'água, portos, marinas e canais de descarte de efluentes.
O projeto e o dimensionamento dos diversos tipos de barreiras de contenção atendem diretamente às necessidades previstas no planejamento de contingência; diâmetros e tipos de flutuadores, altura de saia submersa, comprimentos dos lances e diversos tipos de lonas são algumas das opções disponíveis de acordo com cada cenário. Para o correto dimensionamento devem-se levar em consideração as condições meteorológicas e oceanográficas locais, tais como: ventos, correntezas, marés, profundidades, intempéries, etc.
Barreiras de contenção para aplicações especiais são fornecidas pela ALPINA, como por exemplo:
Barreiras Contentoras/Recolhedoras: modelo de barreira de contenção de flutuadores infláveis dotada de recolhedores de vertedouro incorporadas em sua estrutura, combinando em um só equipamento o alto desempenho de contenção aliado a altas taxas de recolhimento de óleo. São utilizadas em emergências em áreas amplas tais como setores de mar aberto ("off-shore").
Barreiras Contentoras Resistentes ao Fogo: modelo de barreira de contenção de flutuadores infláveis dotada de manta de cobertura refrigerada à água apropriada ao confinamento de manchas de óleo sujeitas a incêndio ou já em combustão. As Barreiras Resistentes ao Fogo podem ser utilizadas diversas vezes, ao contrário de outras barreiras resistentes ao fogo similares que necessitam de reparos após cada uso, pois em sua fabricação são utilizados materiais construtivos resistentes a altas temperaturas. Podem ser utilizadas em cenários emergenciais de forma a prevenir a propagação do fogo por sobre o óleo derramado, podendo inclusive deslocar a mancha incendiária para locais mais adequados de combustão, protegendo áreas sensíveis a altas temperaturas tais como: navios-tanque, barcaças de combustíveis, plataformas de perfuração, exploração e produção e demais instalações marítimas e portuárias.
Fonte: Alpinas Briggs. Barreiras de contenção. Disponivél em:
http://www.alpinaambiental.com.br/barreiras.asp. acessado em: 07/11/2009 ás 18:56.
*******************************************************************
Quer saber mais? Entre no site e veja como é interessante o trabalho do Alpinas Briggs, em relação ao meio ambiente.
Ass: Gracineide costa

Um comentário:

  1. Olá meninas, gostaria de saber qual é a destinação final do óleo recolhido nas barreira de conteção. Pq sei como recolhe-lo mas não sei corretamente o que é feito com o que é recolhido. Obrigada Michelle Caldas Meu e-mail é: miccaldas@click21.com.br

    ResponderExcluir