sexta-feira, 30 de outubro de 2009

DICA DE LIVRO


ENQUANTO O AMOR NÃO VEM

Em nosso desenvolvimento como seres humanos, nossas mentes e almas irão evoluir e nossa visão era expandir. Essa expansão nos fornecerá uma consciência maior que de nós mesmos, do mundo em que vivemos e dos mistérios da vida. Para garantir que a viagem valha a pena, que a jornada seja significativa e que o discernimento ainda maior, devemos manter nossos corações abertos ás experiências maiores do amor. Devemos estar dispostos a renunciar aos nossos antigos conceitos, incorporar novas informações, mudar a direção em que estamos viajando e, acima de tudo, não impor condições ao amor. Você nunca pode amar alguém com prejuízo para essa pessoa. Isso não é amor, é posse, controle, medo, ou uma combinação de tudo isso. Sim, nós nos comprometemos. Sim, nós temos responsabilidades. Sim, queremos manter as pessoas que amamos junto de nós. Entretanto, quando amar alguém está nos machucando ou colocando nossa própria vida em risco, devemos aprender a renunciar. Se não estivermos dispostos a renunciar, se insistirmos em nos debater em nome do amor, o amor nos deixará debatendo. P. 151.

O elemento é você. Você é o ingrediente-chave de todos os relacionamentos da sua vida. Agora, aqui vem à parte difícil, a parte que sempre temos dificuldade de aceitar. A coisa a qual lutamos em nossos relacionamentos, especialmente em nosso relacionamentos amorosos, reflete – com muita clareza, devo acrescentar – nosso próprio conflito interno. Infelizmente, não percebemos com muita freqüência que os problemas que enfrentamos na vida são decorrente de nós mesmos. Não percebemos porque estamos olhando para fora, em vez de olhar para dentro. P. 216.

O que é que se faz enquanto o amor que se deseja não vem?
Sabemos exatamente o que queremos da vida: queremos encontrar um amor, mas não sabemos como. Nossos relacionamentos especialmente os relacionamentos amorosos, não estão dando certo. Parece que repetimos sempre as mesmas situações, que caímos sempre nas mesmas armadilhas. E ficamos nos perguntando: o que há de errado comigo, porque é que com os outros parece dar certo, onde é que eu errei, será que nunca vou encontrar o meu parceiro, a minha parceira? Será que ele existe? Será que ela existe? O que eu posso fazer? Nem nossa mãe, nem nosso pai ou nossos professores, apesar de suas boas intenções, nos prepararam para viver o processo de aprendizagem em busca do amor. Não o fizeram porque não podiam. Primeiro porque não sabiam valorizar os processos, só tinham sido ensinados a valorizar resultados. Depois porque eles também não foram educados e adestrados para olhar o mundo de fora, procurar aprovação na opinião dos outros, definir sua própria identidade a partir da visão alheia. Não havia descoberta a ser feita, havia padrões de comportamento a serem seguidos. Nossas experiências, quando pareciam negativas, não eram oportunidades preciosas de aprendizagem, mas fatos sujeitos á condenação, com todas as culpas conseqüentes. E assim nós crescemos mulheres e homens, com essa ânsia de amor dentro de nós e com esse total despreparo para alcançá-lo. É para nós que Iyanla Vanzant escreveu este livro. Ela percorreu em sua vida esse doloroso caminho, e na busca do amor sofreu violência, frustração, humilhação e dor. Em algum momento descobriu o que se passava e investir em desvendar e realizar o processo que leva ao amor verdadeiro que existe em nós encoberto pelo lixo e poeira das experiências infelizes que nós mesmos construímos. Ela nos leva para uma visita pela casa do amor, examinando cada nível e etapa, mostrando o que pode ser feito a cada passo. As muitas histórias contadas têm personagens e situações com que iremos nos identificar e que facilitarão o entendimento do que acontece conosco e das formas de libertação para conquistar o amor que desejamos.

Fonte: VANZANT, Iyanla. Enquanto o amor não vem. Em busca de si e do amor que se. deseja. Tradução: Fabiana Colasanti. Rio de Janeiro. Editora: Sextante, 1999.


Fica aqui a dica de livro da semana, “Enquanto o amor não vem”, ao meu vê é um livro muito interessante, pois nos coloca ao buscar o amor, olhando para dentro de nós, e assim entender que não se pode amar alguém se em primeiro lugar não nos amarmos... não podemos oferecer um amor verdadeiro se não conseguimos dar esse amor para nos mesmos. O livro faz referencia a nossa vida, como uma casa que precisa ser arrumada, na qual precisamos colocar tudo em ordem, jogar fora o que não serve mais, trazer para ela coisas novas, colocar o que ainda queremos em ordem, e só depois de tudo organizado teremos a certeza que iremos encontrar o verdadeiro amor, que almejamos nas nossas vidas.
Espero que gostem do livro. Uma ótima leitura. E até a próxima.
Gracineidy Costa

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Homens perdem função cerebral diante de mulheres bonitas



Quando eles tentam impressioná-las, recursos cognitivos ficam comprometidos



Um estudo realizado pela Universidade de Radboud, na Holanda, e publicado no Journal of Experimental Social Psychology sugere que os homens "perdem a cabeça", quando estão na presença de uma mulher bonita. De acordo com os cientistas, o público masculino usa uma porcentagem tão grande da sua função cerebral ou de seus recursos cognitivos para impressionar a mulher que ficam restritos para realizar outras tarefas, por mais simples que elas sejam. A pesquisa aconteceu com voluntários heterossexuais que precisavam soletrar um grupo de letras o mais rápido possível. Depois do teste, eles ficavam 7 minutos, em média, conversando com uma mulher bonita e atraente e então repetiam o teste em frente à mulher. De acordo com os cientistas, quanto mais os homens tentavam impressionar a companheira, menor era a pontuação e a rapidez com que desenvolviam o teste, chegando a um número 30% menor na pontuação. De acordo com os pesquisadores, é possível afirmar que os homens apresentam um forte declínio cognitivo quando estão na presença de uma mulher bonita. O mesmo teste também foi realizado com o público feminino. Porém, elas não apresentaram uma queda na pontuação e nem na velocidade das respostas dadas na hora do teste.

Disponível em:
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/10357-Homens-perdem-funcao-cerebral-diante-de-mulheres-bonitas.htm. Acessado em: 29/10/09 ás 17:33

terça-feira, 27 de outubro de 2009

PRA REFLETIR!!!

Um professor de filosofia, parou na frente da classe e sem dizer uma
palavra, pegou um vidro de maionese vazio e o encheu com pedras de uns
2 cm de diâmetro. Olhou para os alunos, e perguntou se o vidro estava
cheio.
Todos disseram que sim.
Ele então, pegou uma caixa com pedregulhos bem pequenos, jogou-os
dentro do vidro agitando-o levemente, os pedregulhos rolaram para os
espaços entre as pedras.
Tornou a perguntar se o vidro estava cheio.
Os alunos concordaram: agora sim, estava cheio!
Dessa vez, pegou uma caixa com areia e despejou dentro do vidro
preenchendo o restante. Olhando calmamente para as crianças o
professor disse:
- "Quero que entendam, que isto, simboliza a vida de cada um de vocês.
As pedras, são as coisas importantes: sua família, seus amigos, sua
saúde, seus filhos, coisas que preenchem a vida.
Os pedregulhos, são as outras coisas que importam: como o emprego, a
casa, um carro...
A areia, representa o resto: as coisas pequenas...
Experimentem colocar, a areia primeiro no vidro, e verão que não
caberá as pedras e os pedregulhos...
O mesmo vale para suas vidas.
Priorizem, cuidar das pedras, do que realmente importa.
Estabeleçam suas prioridades.
O resto é só areia!"

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

DICA DE FILME



Lutero
(Luther)
ano de lançamento ( Alemanha EUA ) : 2003
direção: Eric Till
atores: Joseph Fiennes , Alfred Molina , Bruno Ganz , Jonathan Firth , Peter Ustinov
duração: 01 hs 52 min
descrição
A cinebiografia de Martim Lutero, que desafiou a Igreja Católica em plena Idade Média. Com Joseph Fiennes e Alfred Molina.

sinopse:Após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero (Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica a provar que elas estejam erradas e contradigam o que prega a Bíblia. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus. disponivél em:
http://www.adorocinema.com/filmes/lutero/. Acessado em : 15/10/09 ás 00:40.
*************************************************************************************

Essa é a dica de filme da semana. O filme é sem duvida muito interessante, pois mostra a luta de Martin Lutero não contra a palavra de Deus, mas contra o que acreditava estar em desacordo com a Bíblia. E num contexto mais actual, nos leva reflectir, como ás vezes é difícil lutar pelo que a gente acredita, porém necessário.
Espero que gostem do filme.
Até a próxima: Gracineidy Costa.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Estudantes de colégio particular ajudam a ressocializar crianças abandonadas pelos pais


Estudantes de colégio particular ajudam a ressocializar crianças abandonadas pelos pais
Elisa Tecles
Publicação: 09/07/2009 08:00 Atualização: 09/07/2009 08:02
Tudo começou com a vontade de ajudar o próximo. Mas arrecadar doações não era suficiente — o grupo de 20 adolescentes queria fazer a diferença na vida das pessoas. Eles decidiram dedicar tempo e carinho para levar alegria a crianças carentes. Alunos do colégio Leonardo da Vinci criaram o grupo Irmão mais velho, em parceria com o projeto Aconchego, entidade civil com atuação no DF. A prioridade do projeto é promover a convivência familiar de crianças que vivem em abrigos.O grupo se reúne a cada duas semana para visitar a Casa de Ismael, na Asa Norte. A ação começou há um ano, com o encontro de adolescentes interessados em fazer trabalho voluntário. Eles montaram uma caixa de brinquedos para usar com as crianças abrigadas e planejaram dinâmicas para animar os encontros. Em pouco tempo, todos reaprenderam a pular corda. Bola de vôlei, peteca e lápis de cor viraram as ferramentas mais importantes da equipe. “A gente não vai só para brincar, mas para escutá-los também”, lembrou o estudante Daniel Lima, 18 anos.

Os alunos com o auxiliar de disciplina Viuldê Macedo (quarto a partir da esquerda): visitas sempre avaliadasA estudante do 2º ano Gabriela Zeni, 16 anos, nunca havia participado de uma ação parecida. “Conheci uma outra realidade da qual eu não tinha nem noção”, comentou. Antes das visitas, os alunos passam por orientação psicológica para lidar com os problemas relatados pelas crianças do abrigo. Elas aprendem a ouvir histórias complicadas e administrar a situação. Nessas horas, entendem que as crianças não precisam só de ajuda material, mas de um pouco de carinho. “Muita gente vai lá, entrega as coisas e vai embora. A gente conversa, sabe da vida deles”, afirmou Daniel.Durante as visitas, os estudantes se acostumaram a ouvir histórias de vida marcadas por violência e abandono. Eles ainda se abalam quando escutam um caso difícil, com elementos desconhecidos para quem foi criado em uma casa de classe média ou alta. “Nós temos o dobro da idade de algumas crianças e nunca passamos por nenhuma situação parecida com as delas. Não deveria ser assim”, completou Gabriela.CompanhiaAs crianças atendidas pelo projeto foram afastadas da família por decisão judicial e algumas aguardam adoção. Parte delas mantém contato com familiares e recebe visita de parentes. Outras são apadrinhadas e passam o fim de semana na companhia de voluntários. “Apesar de eles não estarem com o pai e a mãe, têm nossa companhia”, comentou Letícia Mendes, 16 anos. Os estudantes tentam passar aos meninos e meninas do abrigo valores como companheirismo e amizade.O grupo sempre faz as visitas acompanhado pelo auxiliar de disciplina do colégio, Viuldê Macedo. Ele deixa de lado a formalidade do trabalho e entra nas brincadeiras. “Quando terminamos, nos reunimos lá fora para falar sobre o que cada um sentiu, o que foi feito naquele dia”, disse. Para a diretora pedagógica da Unidade Sul do Leonardo da Vinci, Márcia Nunes, o voluntariado é percebido como um diferencial dos jovens no mundo todo e uma oportunidade de crescimento para os alunos. “É uma experiência muito rica para eles. Certamente, eles estão sendo transformados e serão pessoas diferentes”, frisou.» Como ajudarA equipe do Irmão mais velho também conta com doações para levar à Casa de Ismael nas próximas visitas. Eles estão recolhendo roupas de cama, cobertores, travesseiros e casacos para o frio. Também são aceitos alimentos, brinquedos ou material de limpeza. O material deve ser entregue no Leonardo da Vinci da 703 Sul (procurar Macedo). Quem quiser participar de outras iniciativas do projeto Aconchego pode entrar em contato pelo e-mail
projetoaconchego@tba.com.br. Correio Brazilienze.

Acessado em: 13/10/09 ás 23:30

SUBDIVISÕES DO ESTUDO DA BIOLOGIA


Biologia (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo) é a ciência que estuda os seres vivos. Da mesma forma com que existe uma gama enorme de espécies de organismos vivos, existem também vários ramos da biologia destinados a estudar cada grupo dessas espécies e as relações existentes entre as mesmas. O estudo da vida nas mais variadas escalas abrange amplas áreas que são consideradas, na maioria das vezes, como disciplinas independentes, mas que de uma forma ou de outra, estão interligadas. Vejamos as subdivisões do estudo da biologia:

- Anatomia: Estuda as estruturas internas e externas do corpo humano e as formas de organização das células, tecidos, órgãos e sistemas.

- Botânica: É destinada a estudar as plantas e algas, abrangendo o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução, o metabolismo e a evolução desses vegetais, além de estudar também as doenças que os atingem.

- Citologia: Analisa as células dos seres vivos, assim como suas formas de organização, funções, estruturas e importância para os mesmos.

- Ecologia: Estuda as relações existentes entre os seres vivos e o meio ambiente, assim como as relações estabelecidas entre um ser vivo e outro.

- Embriologia: É responsável por estudar tudo que se refere à formação dos órgãos e sistemas complexos dos animais.

- Evolução: Estuda o processo de mudança das características dos seres vivos ao longo do tempo. - Fisiologia: Ramo que estuda os processos físicos e bioquímicos resultantes do funcionamento do corpo humano.

- Genética: Estuda o processo de transferência de características de uma geração para outra.

- Histologia: Analisa tudo que se refere aos tecidos biológicos.

- Micologia: Destinada a estudar os fungos, sua classificação, organização, fisiologia, etc.

- Microbiologia: Estuda os microorganismos (bactérias e vírus).

- Paleontologia: Investiga a vida dos seres vivos de épocas remotas, assim como seus registros (fósseis).

- Protistologia: Destinada ao estudo dos protistas uni e pluricelulares, assim como suas formas de organização.

- Zoologia: Estuda os animais.
Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

Disponivél em: http://www.brasilescola.com/biologia/areas-estudo-biologia.htm. Acessado em: 13/10/09 ás 22:46.
**************************************************************************************
Como se pode perceber o estudo da biologia se divide em várias partes. Pesquise mais e encante-se com um mundo de espectativas que o ramo da biologia pode trazer pra sua vida.

sábado, 10 de outubro de 2009

DIA DAS CRIANÇAS - CURIOSIDADES



Você sabe qual é a origem do "dia das crianças"?
Dia 12 de outubro comemoramos no Brasil o "Dia das Crianças". Esta data foi decretada pelo Deputado Federal Galdino do Valle Filho, em 1920. Porém, passou a ser festejado somente a partir do ano de 1960, quando um diretor de uma fábrica de brinquedos resolveu divulgar essa data como o dia da criança e assim incentivou as famílias a presentearem seus filhos aumentando suas vendas, a estratégia deu certo. Em comum acordo, o comércio instituía, então, o dia 12 de outubro como Dia da Criança, não só para homenageá-la como para estimular a venda de produtos infantis. No mundoNa China o dia das crianças é comemorado no dia 5 de maio; Em Portugal no dia 1º de junho; Na Índia, acontece em 15 de novembro;No Japão, por exemplo, os meninos são homenageados no dia 5 de maio e as meninas são lembradas no dia 3 de março, nas tradicionais festas das bonecas.Entretanto, segundo a ONU, o Dia Universal das Crianças é 20 de novembro, quando se comemora a Declaração dos Direitos da Criança.Entre outras coisas, a declaração reconhece todas as crianças, independente de raça, credo, cor ou sexo, o direito à afeição, amor e compreensão; alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita e proteção contra todas as formas de exploração.

*************************************************************************************
Seja qual for a data certa, ou o motivo, não importa, neste 12 de outubro presentei seu filho, seus sobrilhos, afilhados, enfim todas as crianças do seu convivio com a sua presença, com o seu carinho e com um monte de beijos!!!! E feliz dia da criança, para todos aqueles que tem uma criança dentro do seu coração, mostrando que a vida, não é pra ser levada tão á serio, porque ser criança é ser feliz!!! Por isso neste 12 de outubro solte a criança que tem dentro de você!!!