Primeiro teste do modelo voa 35 horas
O primeiro avião movido a energia solar estreou sua decolagem em julho. O Solar Impulse saiu do aeroporto de Payerne, na Suiça, e viajou por cerca de 25 horas. O comandante, André Borschberg, co-fundador do projeto, pretende usar a aeronave para dar a volta ao mundo, em 2012.
O avião possui 12 mil células fotoelétricas, sua única fonte de energia. Elas se localizam nas asas e dão suporte a quatro motores, cada um com potência de 10 cavalos. A expectativa é de que o avião atinja a altitude de até 8.500 metros para carregar as baterias e mais 1.500 para manter o vôo noturno.
Tão logo seja finalizado o projeto, ele se tornará um marco na história da aviação. Será a primeira vez que um avião movido a energia solar voará durante tantas horas e nas altitudes constatadas. Para tornar esse projeto realidade, a equipe trabalhou nos últimos sete anos “sonhando com este dia”, disse Borschberg.
Disponivél em: http://br.retrospectiva.yahoo.com/2010/br_ciencia#8primeiro-aviao-movido-a-energia-solar-voa-35-horas. Acessado em: 06/018/2010 ás 22h21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário