sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

1. Transplante de rosto

Transplante devolve a paciente um rosto totalmente novo

O primeiro transplante total de rosto aconteceu em julho deste ano. Logo depois do evento, o transplantado, um espanhol de 31 anos, identificado apenas por Oscar, apareceu diante das câmeras de TV para agradecer aos profissionais envolvidos e à família do doador.
Foram 24 horas de cirurgia para devolver ao paciente um rosto inteiro, com queixo, nariz, maçãs do rosto, músculos, dentes e pálpebras. Havia cinco anos que ele não conseguia respirar ou comer sozinho, depois de atirar acidentalmente em si mesmo.
Embora a cirurgia tenha sido bem sucedida, Oscar ainda passará por um longo período de recuperação. Segundo o chefe da equipe cirúrgica, Joan Pere Barret, ele precisará de um ano a um ano e meio de fisioterapia para que possa recuperar até 90% de suas funções da face.
Logo que deixou o hospital, o transplantado já conseguiu beber e ingerir alimentos macios, além de falar. Ele também passou a ter sensibilidade no rosto e já recuperou alguns movimentos dos músculos faciais.
Em 2005, na França, já havia sido feito um transplante parcial de rosto. De lá para cá, outras cirurgias semelhantes já estão sendo feitas, mas nenhuma dela de forma completa como aconteceu com Oscar.

Disponivél em: http://br.retrospectiva.yahoo.com/2010/br_ciencia#1transplante-devolve-a-paciente-um-rosto-totalmente-novo. Acessado em: 06/01/2011 ás 23h45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário