Dois exploradores, no interior de uma enorme caverna, coletam várias amostras de rochas e minerais para pesquisa. Eles desceram a uma área até então nunca alcançada pelo homem, nem vista por olhos humanos, por isso precisam ter um cuidado especial para não perturbar as formações naturais. Um passo em falso poderia acabar com milhares de anos de paz e tranqüilidade. Mas enquanto um explorador admira distraído a beleza cintilante da caverna, o outro logo grita: "Cuidado com essa estalagmite!" O primeiro explorador olha para cima, mas infelizmente cometeu um terrível engano - confundiu estalactites e estalagmites e, um segundo depois, pisa em uma preciosa estalagmite e a quebra.
É uma daquelas perguntas que nos atormentam desde o ensino fundamental, como Por que o céu é azul? Qual é exatamente a diferença entre estalactites e estalagmites? Qual sai do teto e qual se forma a partir do chão?
Estalactites e estalagmites são o que conhecemos como espeleotemas, ou depósitos de minerais que formam as estruturas da caverna e revestem seu interior. As estalactites são as formações que se originam do teto das cavernas, como pingentes de gelo, enquanto as estalagmites dão a impressão de que estão saindo do chão e se assemelham a cones. Algumas podem levar milhares de anos para se formar, enquanto outras podem crescer rapidamente. Às vezes, as duas formações também são chamadas de gotejamento.
Existem mais diferenças entre as duas formações? Como cada uma é formada, por exemplo? Elas se formam independente uma da outra ou simultaneamente? Para aprender mais sobre espeleotemas, sobre as famosas formações de caverna e para conhecer alguns truques para se lembrar da diferença entre estalactites e estalagmites, veja a próxima página
Fonte:http://ciencia.hsw.uol.com.br/estalactite-estalagmite.htm. Acessado em: 21/08 ás 20h32.
Nenhum comentário:
Postar um comentário