domingo, 18 de abril de 2010

Já é possível reduzir rugas e rejuvenescer o rosto sem cirurgia


A célula mesenquimal é usada para restaurar o nível de fibroblastos e ativa a produção de colágeno e elastina.

A saúde vem sempre em primeiro lugar, ninguém contesta, mas uma boa aparência também é um desejo legítimo. Quem não gostaria de manter aquela carinha da juventude. Já estamos bem perto de conseguir isso sem usar o bisturi.
As fotos tradicionais, do antes e do depois, não mentem. A técnica em química Rosângela Leiria é voluntária da pesquisa que nasceu no laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os cientistas usam a gordura da lipoaspiração como fonte de células mesenquimais.
Depois de limpas e selecionadas, elas são injetadas como se faz em qualquer técnica atual de preenchimento: em cima dos sulcos que a paciente deseja eliminar.
"O objetivo, no caso, foi encontrar um material de preenchimento mais duradouro do que o ácido hialurônico, que ele seria reabsorvido completamente. Também com o passar do tempo, houve uma melhora no aspecto dessa ruga", explica o cirurgião plástico César Cláudio-Da-Silva.
A célula mesenquimal é usada para restaurar o nível de fibroblastos, ou seja, ativa a produção de colágeno e elastina - que diminui muito conforme nossa idade avança.
"Depois de um ano, mais ou menos, eu comecei a sentir a diferença. Na época, eu tinha 39 anos, e agora estou com 45 e acho que melhorou até. A tendência era piorar, e estabilizou. Ficou do mesmo jeito que ele tinha feito de um ano depois. Nunca mais voltou", elogia Rosângela.
Tem jeito de revolução, mas que ninguém espere por milagres. Uma pele maltratada pelo sol, em um corpo que fuma e se alimenta mal, sempre terá um resultado menor. Também não é a fonte da eterna juventude.
Creminhos à base de células-tronco, por exemplo - como tanta gente anda falando por aí - ainda são pura especulação. "Creme é um procedimento que pode ser adquirido livremente e pode ser aplicado livremente. A célula não deve e não poderá ser adquirida e aplicada livremente. De novo: o médico capacitado pode fazer isso, e pode fazer isso muito bem com um excelente resultado", aponta o biólogo Radovan Borojevic, da UFRJ.
Terapias eficientes para o rejuvenescimento ainda dependem de muita pesquisa e de uma certeza científica fundamental: que as células-tronco façam apenas os consertos que se espera delas, e não aberrações inconvenientes.
"Imagine se em vez de formar músculos, a célula chega lá e diz: ‘eu quero virar osso’! Seria um desastre. Então, nós só vamos poder pensar em injetar células-tronco em pacientes, quando a gente tiver certeza de que as células vão se dirigir ao órgão que precisa ser consertado e de que elas vão se diferenciar no tecido que precisa ser regenerado. Esse que é o grande desafio", declara a geneticista Mayana Zatz, da USP.

Fonte: Globo Reporter
16/04/2010 22h53 - Atualizado em 16/04/2010 23h11

Disponivél em:http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/04/ja-e-possivel-reduzir-rugas-e-rejuvenescer-o-rosto-sem-cirurgia.html
Acessado:18/04/10 ás 21:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário