PROFESSOR NÃO DEIXE A PETECA CAIR!
63 IDÉIAS PARA AULAS CRIATIVAS
SIMÃO DE MIRANDA
Acredito, de forma inabalável, que para cada ser humano há reservada uma tarefa importante que precisa ser realizada antes que partamos todos para os lugares além-vida. A sua e a minha, estou certo, é educar. É por isso que deve prevalecer em nós a recorrente sensação de realização pessoal e orgulho por termos escolhido a educação como nosso labor. Então, não devemos apensas fazer a diferença, mas personificarmos a diferença para que não passemos despercebidos pelas histórias de vida dos nossos alunos, mas, isto sim, para que deixemos nessas histórias as marcas mais belas, as pegadas mais firmes, os sinais mais vivos. E essa aludida diferença, no processo educativo, tramita pelos campos afetivo e criativo da natureza humana. P. 19
Há um dito popular, sempre atual, que me agrada maravilhosamente: “Nas dificuldades, algumas pessoas criam asas; outras usam muletas”. Os alunos lhe agradecerão por ter plantado asas, tenha certeza. Aliás, faça um teste comigo: abra seu baú de memórias e resgate as fases dos professores que marcaram sua vida positivamente. Espere e as aprecie por alguns segundos. Pronto! O que têm em comum essas inesquecíveis criaturas que você carrega nessa sua fascinante arca de tesouros até hoje? Claro, as vigorosas marcas do afeto e da criatividade distribuídas com alegria e generosidade ao longo do processo que empreenderam juntos, o farfalhar constante das suas asas na busca de aberturas e possibilidades de proporcionar a você vôos que rompessem o retângulo da sala de aula. P.24.
Há um texto, para mim muito rico, que ilustra de modo formidável o que pode produzir uma prática educativa conduzida de maneira emocionalmente neutra. Seu autor é John White, professor da Stilwater High School, em Stilwater, Oklahoma, Estados Unidos. Ele conta:.
Tendo ensinado no ginásio por muitos anos, durante esse tempo, eu lecionei, entre outros, a um assassino, a um evangelista, a um pugilista, a um ladrão e a um psicótico.
O assassino era um meninozinho que sentava no lugar da frente e me olhava com seus olhos azuis. O evangelista era o mais popular da escola, era líder dos jogos entre os mais velhos. O pugilista ficava parado perto da janela e de vez em quando soltava uma gragalhada que até fazia tremer os gerânios. O ladrão era um coração alegre, diria libertino, sempre uma canção jocosa em sua boca... O psicótico, um pequenino animal de olhar macio. dócil, sempre procurando as sombras.
Hoje, o assassino espera amorte numa penitenciária do estado. O evangelista está enterrado, há um ano, no cemitério da vila. O pugilista perdeu a vida numa briga em Hong-Kong. O ladrão, na ponta dos pés, pode ver da prisão, as janelas de meu quarto. O psicótico de olhar macio e dócil bate com a cabeça na parede forrada de uma cela, no asilo municipal.
Eu devo ter sido uma grande ajuda para estes alunos...
Eu lhes ensinei por que se evapora a água, os nomes das plantas, a classificação dos animais e uma porção de coisas que eu próprio nunca vi, nem valorizei e tampouco acreditava." P.21
O autor colocou algumas frases no livros que também são uma grande fonte de reflexão, entre elas:
Criatividade é permitir que eu próprio cometa erros. Scott Adams
A criatividade requer coragem para abandonar as certezas. Erich Fromn
Tudo que as pessoas criam é uma projeção do que elas têm dentro. Stuart Lichtman
A criança tem a capacidade de levanta de madrugada, atravessar um corredor escuro, abrir a porta do quarto dos pais, subir na cama, colocar-se entre os dois, simplismente para dizer: “Estou com saudade de vocês”, gesto que muitos pais caracterizam como chantagem. Contudo, a criança é autêntica. Toda vez que lhe bloqueamos a manifestação de ternura, ela vai assimilando a lição de que o afeto não deve ser expressado. Naturalemnte, levará esta mensagem para a sua vida. Maria Helena Marcon
Fonte: Miranda, Simão de. Professor não deixe a peteca cair!: 63 idéias para aulas criativas/Simão de Miranda. Campinas, São Paulo: Papirus, 2005.
***********************************************************************
O livro trás 63 idéias para melhorar as aulas através de afetividade e criatividade, não colocando as mesmas como idéias prontas e acabadas, alias muito pelo contrario, incentivando a cada professor a modificá-las a buscar idéias novas e a adaptar as mesmas entendendo a necessidade nas turmas, o que percebo é que o autor teve como objetivo principal ao publicar o livro, não o de publicar idéias prontas e mágicas, mas sim incentivar cada professor a fazer de cada aula única, despertando nos alunos o interesse e a criatividade, entendendo que cada professor é um ser único é indispensável para construção de um mundo melhor.
O livro trás várias dicas para apresentação no primeiro dia de aula, para avaliar os alunos, formas animadas de revisão de conteúdo, jogos como os da batalha naval, bolsa de valores,seguindo pistas, a bola e o conhecimento, dialogando com o conhecimento, festival de perguntas, perseguição, campeonato do saber entre outros, e o mais interessante é que todas as atividades propostas vem todas detalhadas de como se aplicar em turma e são todas simples e fácies de aplicar.
O mesmo trás também idéias festivas para aulas de encerramento do período letivo, seja a cada semestre, encontros, cursos, bimestres, ou algum conteúdo especifico é muito interessante pois essa técnica além de incentivar ajuda na interação da turma. Além de técnicas para estimular os alunos.
É um livro riquíssimo que com certeza trás formas de ajudar todos os profissionais da educação nessa missão tão maravilhosa que é “lecionar”
Este livro é sem dúvida muito interessante, pois trás dicas preciosas de como agir em sala de aula, para encantar os seus alunos, transformando o ambiente escolar mais prazeroso e atraindo a atenção e interesse dos mesmos.
Como diz o autor o livro não tem a intenção de se tornar um manual de receitas pedagógicas infalíveis, mas sim de se tornar um material que, se for usado de forma adequada se tornará um excelente recurso na área educativa.
O mais interessante é que esse livro chegou as nossas mãos por um desses professores, que acreditam na educação e que acreditam que com pequenos gestos podem fazer a diferença, pois sabem a importância da profissão que escolheram, e que verdadeiros professores podem transformar vidas.
E para esses professores que se tornaram e se tornam inesquecíveis em novas vidas, fica aqui o nosso carinho e agradecimento.
Fica então aqui nossa dica de livro.
Espero que gostem e coloquem em prática as idéias do mesmo!
Até breve!
Atenciosamente: Gracineide Costa
Há um dito popular, sempre atual, que me agrada maravilhosamente: “Nas dificuldades, algumas pessoas criam asas; outras usam muletas”. Os alunos lhe agradecerão por ter plantado asas, tenha certeza. Aliás, faça um teste comigo: abra seu baú de memórias e resgate as fases dos professores que marcaram sua vida positivamente. Espere e as aprecie por alguns segundos. Pronto! O que têm em comum essas inesquecíveis criaturas que você carrega nessa sua fascinante arca de tesouros até hoje? Claro, as vigorosas marcas do afeto e da criatividade distribuídas com alegria e generosidade ao longo do processo que empreenderam juntos, o farfalhar constante das suas asas na busca de aberturas e possibilidades de proporcionar a você vôos que rompessem o retângulo da sala de aula. P.24.
Há um texto, para mim muito rico, que ilustra de modo formidável o que pode produzir uma prática educativa conduzida de maneira emocionalmente neutra. Seu autor é John White, professor da Stilwater High School, em Stilwater, Oklahoma, Estados Unidos. Ele conta:.
Tendo ensinado no ginásio por muitos anos, durante esse tempo, eu lecionei, entre outros, a um assassino, a um evangelista, a um pugilista, a um ladrão e a um psicótico.
O assassino era um meninozinho que sentava no lugar da frente e me olhava com seus olhos azuis. O evangelista era o mais popular da escola, era líder dos jogos entre os mais velhos. O pugilista ficava parado perto da janela e de vez em quando soltava uma gragalhada que até fazia tremer os gerânios. O ladrão era um coração alegre, diria libertino, sempre uma canção jocosa em sua boca... O psicótico, um pequenino animal de olhar macio. dócil, sempre procurando as sombras.
Hoje, o assassino espera amorte numa penitenciária do estado. O evangelista está enterrado, há um ano, no cemitério da vila. O pugilista perdeu a vida numa briga em Hong-Kong. O ladrão, na ponta dos pés, pode ver da prisão, as janelas de meu quarto. O psicótico de olhar macio e dócil bate com a cabeça na parede forrada de uma cela, no asilo municipal.
Eu devo ter sido uma grande ajuda para estes alunos...
Eu lhes ensinei por que se evapora a água, os nomes das plantas, a classificação dos animais e uma porção de coisas que eu próprio nunca vi, nem valorizei e tampouco acreditava." P.21
O autor colocou algumas frases no livros que também são uma grande fonte de reflexão, entre elas:
Criatividade é permitir que eu próprio cometa erros. Scott Adams
A criatividade requer coragem para abandonar as certezas. Erich Fromn
Tudo que as pessoas criam é uma projeção do que elas têm dentro. Stuart Lichtman
A criança tem a capacidade de levanta de madrugada, atravessar um corredor escuro, abrir a porta do quarto dos pais, subir na cama, colocar-se entre os dois, simplismente para dizer: “Estou com saudade de vocês”, gesto que muitos pais caracterizam como chantagem. Contudo, a criança é autêntica. Toda vez que lhe bloqueamos a manifestação de ternura, ela vai assimilando a lição de que o afeto não deve ser expressado. Naturalemnte, levará esta mensagem para a sua vida. Maria Helena Marcon
Fonte: Miranda, Simão de. Professor não deixe a peteca cair!: 63 idéias para aulas criativas/Simão de Miranda. Campinas, São Paulo: Papirus, 2005.
***********************************************************************
O livro trás 63 idéias para melhorar as aulas através de afetividade e criatividade, não colocando as mesmas como idéias prontas e acabadas, alias muito pelo contrario, incentivando a cada professor a modificá-las a buscar idéias novas e a adaptar as mesmas entendendo a necessidade nas turmas, o que percebo é que o autor teve como objetivo principal ao publicar o livro, não o de publicar idéias prontas e mágicas, mas sim incentivar cada professor a fazer de cada aula única, despertando nos alunos o interesse e a criatividade, entendendo que cada professor é um ser único é indispensável para construção de um mundo melhor.
O livro trás várias dicas para apresentação no primeiro dia de aula, para avaliar os alunos, formas animadas de revisão de conteúdo, jogos como os da batalha naval, bolsa de valores,seguindo pistas, a bola e o conhecimento, dialogando com o conhecimento, festival de perguntas, perseguição, campeonato do saber entre outros, e o mais interessante é que todas as atividades propostas vem todas detalhadas de como se aplicar em turma e são todas simples e fácies de aplicar.
O mesmo trás também idéias festivas para aulas de encerramento do período letivo, seja a cada semestre, encontros, cursos, bimestres, ou algum conteúdo especifico é muito interessante pois essa técnica além de incentivar ajuda na interação da turma. Além de técnicas para estimular os alunos.
É um livro riquíssimo que com certeza trás formas de ajudar todos os profissionais da educação nessa missão tão maravilhosa que é “lecionar”
Este livro é sem dúvida muito interessante, pois trás dicas preciosas de como agir em sala de aula, para encantar os seus alunos, transformando o ambiente escolar mais prazeroso e atraindo a atenção e interesse dos mesmos.
Como diz o autor o livro não tem a intenção de se tornar um manual de receitas pedagógicas infalíveis, mas sim de se tornar um material que, se for usado de forma adequada se tornará um excelente recurso na área educativa.
O mais interessante é que esse livro chegou as nossas mãos por um desses professores, que acreditam na educação e que acreditam que com pequenos gestos podem fazer a diferença, pois sabem a importância da profissão que escolheram, e que verdadeiros professores podem transformar vidas.
E para esses professores que se tornaram e se tornam inesquecíveis em novas vidas, fica aqui o nosso carinho e agradecimento.
Fica então aqui nossa dica de livro.
Espero que gostem e coloquem em prática as idéias do mesmo!
Até breve!
Atenciosamente: Gracineide Costa
Querida Gracineide, chegou às minhas mãos (digo, aos meus olhos) a resenha que vc fez do meu livro Professor, não deixe a peteca cair! Meu muto obrigado pelas palavras carinhosas e receba meu abraço carinhoso.
ResponderExcluirSimão de Miranda
Ah, sim. Meu contato: simaodemiranda@globo.com
ResponderExcluirFico muito feliz que tenha gostado da resenha que fiz sobre o seu livro.
ResponderExcluirQuero parabenizar pelo mesmo, que é com certeza uma fonte preciosa para todos os professores que querem manter um padrão de ensino e se tornar inesquecíveis para seus alunos.
Se tiver outros livros e queira me indicar, ficarei muito feliz em lê e indicar aqui no Blog.
Sucesso!
Atenciosamente: Gracineide Costa