quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

DICA DE LIVRO


O monge e o Executivo.
James C. Hunter.
“Uma história sobre a essência da liderança”.


A baixo segue alguns trechos do livro “O monge e o Executivo”, livro que com certeza prenderá sua atenção do inicio ao fim, mostrando como as principais características de um verdadeiro líder, entendendo o sentido de liderança, não se restringindo apenas ao trabalho, mas mostrando que você pode com medidas simples ser um grande líder na sua vida, seja no contexto profissional, mas também na sua vida pessoal. Espero que gostem dos trechos do livro que separei pra vocês.

“Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode desenvolver.” P. 20.

“Quando você interrompe as pessoas no meio de uma frase, John, você envia algumas mensagens negativas. Número um, se você me interrompeu, é porque não estava prestando muita atenção ao que eu dizia, já que a cabeça estava ocupada com a resposta. Número dois, se você se recusa a me ouvir, não está valorizando a minha opinião. Finalmente, você deve acreditar que o que tem a dizer é muito mais importante do que o que eu tenho a dizer. John, essas mensagens são desrespeitosas, e como líder você não pode envia-lás. – Seus sentimentos de respeito devem se expressar através de suas ações de respeito, John.” P. 36.

“A mudança nos desinstala, nos tira da nossa zona de conforto e nos força a fazer as coisas do modo deferente, o que é difícil. Quando nossas idéias são desafiadas, somos forçados a repensar nossa posição, e isso é sempre desconfortável.É por isso que, em vez de refletir sobre seus comportamentos e enfrentar a árdua tarefa de mudar seus paradigmas, muitos se contentam em permanecer para sempre paralisados em seus pequenos trilhos.” P. 40.

“Acho que não fui claro sobre o que significa servir. Eu disse que os líderes deviam identificar e satisfazer as necessidades de seus empregados e servi-los, atendê-los. Eu não disse, que eles deviam identificar e satisfazer as vontades das pessoas , ser escravos delas. Os escravos fazem o que os outros querem, os servidores fazem o que os outros precisam. Há um mundo de diferença entre satisfazer vontades e necessidades. P. 47

“Nossas escolas ensinam bastante a ler e escrever, e talvez até ofereçam uma ou duas línguas eletivas, mas não fazem nenhum esforço para ensinar a prática de ouvir. E esta é a habilidade que as crianças precisarão usar mais. P. 74.

“Os sentimentos vêm e vão, e é o compromisso que nos sustenta.” P. 85

“Compromisso – sustentar suas escolhas”. P.83.

“A definição de insanidade é continuar a fazer o que você sempre fez, desejando obter resultados diferente.” P.125.


Fonte: HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança/James C. Hunter. Tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro. Sextante, 2009.



Estes foram alguns trechos do livro, que me chamaram muita atenção, considerando que o livro todo é muito interessante, nós leva a refletir como estamos agindo como lideres, seja na nossa família, ou no nosso trabalho ou mesmo como estudantes. Existem pessoas que são lideres natos com certeza, pois tem a facilidade de se destacar em grupos e tem o poder digamos assim de convencimento entre as pessoas, e pra essas pessoas em especial o livro será de grande aprendizado, pois mostra questões simples de liderança que devem ser observadas e colocadas em práticas por aqueles que desejam, se tornar lideres melhores.
Adorei a parte do livro que mostra que um grande líder deve servir, e que nos coloca a refletir sobre o verdadeiro siginificado da palavra servir, pois escravos satisfazem vontades e verdadeiros lideres satisfazem necessidades.
Então fica aqui mais essa dica de livro. Espero que o mesmo seja de grande aprendizado e reflexão.
Uma ótima leitura. Até a próxima!
Gracineide Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário