quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Marketing Interpessoal para administrar relacionamentos


Muita gente não sabe, mas relacionar-se bem com os colegas de trabalho é um dos principais fatores de sucesso. Pois é, de nada adianta você ser um profissional competente se não sabe trabalhar em equipe e criar harmonia no ambiente de trabalho


Um estudo da Harvard mostra que 2/3 das demissões nas empresas são causadas por dificuldades de relacionamento com os colegas. Isso explica porque pessoas altamente profissionais e competentes no que fazem acabam sendo demitidas de suas empresas e outras - nem tão competentes assim - permanecem, atingindo promoções e melhores oportunidades de carreira. Logo, podemos concluir que competência técnica não é tudo e que aquelas pessoas que não têm uma boa habilidade para criar relacionamentos acabam tendo menores chances de sucesso.

Existem diversas causas para a dificuldade nos relacionamentos humanos: rabugice, antipatia, arrogância, timidez etc., mas a causa mais comum é o despreparo. A grande maioria das pessoas não sabe que cuidar das relações não é apenas uma questão de sociabilidade, mas de progresso profissional

As relações humanas são baseadas numa palavrinha: comportamento. Com isso, as pessoas que têm um bom comportamento, automaticamente, cuidam melhor de suas relações humanas. Essa é uma das competências relacionadas à inteligência emocional (QE - Quociente Emocional), que há muito tempo vem sendo valorizada demais nas empresas. De nada adianta um profissional possuir um QI (Quociente de Inteligência) alto se o seu QE for baixo. Ele estará fadado a ter sérios problemas na carreira e na vida particular.
O marketing interpessoal é uma ótima ferramenta de orientação na busca por um comportamento adequado para o sucesso, sendo desenvolvido tanto para uma melhor produtividade do indivíduo como de toda uma equipe, produzindo, conseqüentemente, melhores resultados para as empresas.
Aqui vão 10 regras básicas para se fazer um bom marketing interpessoal. Utilize-as e sinta a diferença:
1) Respeite os outros, não fazendo com eles o que você não quer que eles façam com você. Isso é ter empatia (colocar-se no lugar do outro).
2) Cultive amizades. Mantenha contato com as pessoas sempre que puder (dentro e fora do ambiente de trabalho) e não somente quando precisar delas. Mostre que você se importa realmente com elas. Faça seu "Networking" (Rede de Relacionamentos) ficar cada vez maior.

3) Aprenda a ouvir mais do que falar. Não é a toa que temos dois ouvidos e uma boca!

4) Seja sempre educado e evite ser rude. Cumprimente a todos, mesmo aquelas pessoas que você não conhece direito.
5) Faça elogios verdadeiros às pessoas. Aprenda a enxergar os pontos positivos de cada um e enalteça-os. Mas lembre-se que elogiar não é bajular!
6) Não seja teimoso. Saiba mudar sua opinião se outra pessoa lhe mostrar argumentos concretos e críveis.
7) Não entre em choque direto com os outros. Tenha paciência e saiba conduzir uma conversa de forma tranqüila e amigável, mostrando seus argumentos com exemplos práticos. Assim, você conseguirá convencer de maneira simpática e eficiente.
8) Procure sorrir mais e contagiar as pessoas com positivismo. Torne sua presença agradável.

9) Esteja sempre à disposição para ajudar. Evite o "isso não é comigo" e procure soluções para seus colegas, mesmo quando o assunto não lhe diz respeito
10) Procure se informar sobre diferentes culturas e seus respectivos tipos de comportamento. Isso demonstra conhecimento e ajuda a evitar gafes desagradáveis

Fonte: Nelson Botter Junior.
Disponivél em: http://www.manager.com.br/reportagem/reportagem.php?id_reportagem=888
Acessado em: 27/01/2010 ás 18:36.

Comunicação Interpessoal nas Organizações: como melhorar o processo

A boa comunicação é essencial para a eficácia de qualquer organização ou grupo. Pesquisas indicam que as falhas de comunicação são as fontes mais freqüentemente citadas de conflitos interpessoais.

Por: Ana Luisa Pisa Marini *
Uma das principais forças que podem impedir o bom desempenho de um grupo é a falta de comunicação eficaz. Ela precisa ser compreendida. Portanto, a comunicação precisa incluir a transferência e a compreensão de mensagem.
Há quatro funções básicas da comunicação dentro de uma organização ou grupo: controle, motivação, informação e expressão emocional. Nenhuma dessas funções deve ser entendida como mais importante do que as demais. Todas essas funções são de extrema importância e precisam ser utilizadas para o bom desempenho dos grupos.
Os problemas de comunicação ocorrem quando há falhas no processo ou fluxo. E, esses processos ou fluxos de comunicação são os passos entre uma fonte e um receptor, que resultam na transferência e compreensão de um significado. Os elementos formadores do processo são: fonte – início da mensagem; mensagem – o que é comunicado; decodificação – tradução da mensagem enviada pelo emissor; canal – mídia através da qual a mensagem viaja; círculo de feedback – verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem, é o elo final do processo.
Existem também várias barreiras interpessoais e intrapessoais que ajudam a entender por que uma mensagem que é decodificada pelo receptor acaba sendo diferente da que o emissor pretendia comunicar. São essas as barreiras: filtragem – manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor; percepção seletiva – o receptor no processo de comunicação vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características pessoais; sobrecarga de informações – quando as informações excedem a capacidade de processamento; defesa – quando o receptor sente-se ameaçado, a tendência é uma reação para reduzir a capacidade de entendimento mútuo; linguagem – as palavras têm significados diferentes para pessoas diferentes; jarjão – terminologia especializada ou linguagem técnica que membros de um grupo utilizam para ajudar na comunicação entre si.
Outro grande obstáculo à comunicação eficaz é que algumas pessoas sofrem de um debilitante medo da comunicação. Esse medo da comunicação é a tensão ou ansiedade em relação à comunicação oral ou escrita, sem motivo aparente. O emissor deve estar consciente que, em uma organização ou grupo, pode ter pessoas que sofram desse medo da comunicação.
Dentro dos fundamentos da comunicação, pode-se examinar os padrões de fluxo da comunicação, comparar as redes formal e informal de comunicação e também observar a importância da comunicação não- verbal. A direção da comunicação pode fluir de forma vertical ou horizontal. A dimensão vertical pode ser dividida em direção ascendente e descendente: ascendente – é a que se dirige aos escalões mais altos do grupo ou da organização, mantém os dirigentes informados sobre como os funcionários se sentem em relação ao seu trabalho, seus colegas e à organização em geral, também utilizada pelos administradores para a obtenção de idéias sobre como as coisas podem ser melhoradas; descendente – comunicação que flui dentro de um grupo ou organização dos níveis mais altos para os mais baixos. A dimensão horizontal ou lateral ocorre quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo, grupos do mesmo nível ou entre quaisquer pessoas de horizontalidade equivalente, e é utilizada também na economia de tempo.
As redes de comunicação podem ser formais e informais e, essas redes são os canais pelos quais a informação flui. As redes formais são assim consideradas quando a comunicação está relacionada com o trabalho, que segue a cadeia de autoridade, já as redes informais são as redes de rumores, isto é, ela não é controlada pela empresa, é percebida pela maioria dos funcionários como mais confiável e fidedigna do que os comunicados formais vindos da cúpula da organização e é largamente utilizada para servir aos interesses próprios daqueles que fazem parte dela. Esses rumores têm pelo menos quatro propósitos: estruturar e reduzir a ansiedade, tentar dar sentido a informações limitadas ou fragmentadas, servir de veículo para organizar os membros do grupo e, possivelmente, as pessoas de fora, em colisões.
A comunicação não-verbal inclui a linguagem corporal e paralingüística. A linguagem corporal, expressa por meio de movimentos do corpo e expressões faciais, é parte significativa de qualquer comunicação face a face. As duas mensagens mais importantes enviadas pela linguagem corporal são quanto uma pessoa gosta da outra e até que ponto está interessada em seus pontos de vista, e o status relativo percebido entre emissor e receptor. Já a paralingüística descreve os aspectos não-verbais da comunicação, que englobam o tom da voz, o ritmo da fala, as pontuações e outras características que vão além das palavras faladas. A paralingüística explica que, as pessoas extraem o significado tanto das palavras como da forma com que elas são expressas.
A escolha de um canal de comunicação depende de as mensagens serem rotineiras ou não rotineiras as primeiras costumam ser diretas e apresentar um mínimo de ambigüidade, já as últimas tendem a ser mais complicadas e podem levar a erro de entendimento.A riqueza do canal de comunicação está ligada a quantidade de informação que pode ser transmitida durante um episódio de comunicação.
Os meios de informações mais usados em uma organização são a conversa face a face, o telefone, e-mails, memorandos, cartas, folhetos, boletins e relatórios em geral.
Precisa-se tomar cuidado com os sentimentos das pessoas. Certas palavras expressam estereótipos, intimidam e ofendem as pessoas. É necessário prestar atenção nas palavras e gestos que podem ser ofensivos.
As palavras são o meio primário pelo qual as pessoas se comunicam. Quando eliminadas as palavras que podem ser consideradas ofensivas, estarão sendo reduzidas as opções para a transmissão de mensagens do jeito mais claro e acurado possível. De maneira geral, quanto maior o vocabulário utilizado pelo emissor e pelo receptor, maior a probabilidade de transmissão precisa das mensagens.
A comunicação eficaz é difícil mesmo sob condições ideais. Os fatores multiculturais certamente têm o potencial de aumentar os problemas de comunicação. Um gesto corriqueiro em uma cultura pode tornar-se sem sentido ou até mesmo ofensivo em outra. Há quatro problemas específicos relacionados com as dificuldades de linguagem na comunicação multicultural, que também são conhecidos como barreiras culturais.
Primeiro, existem as barreiras semânticas: as palavras significam coisas diferentes para pessoas diferentes. Isso é particularmente verdadeiro para pessoas de culturas diferentes. Há até palavras que simplesmente não podem ser traduzidas para outros idiomas, o que dificulta muito a comunicação.
Segundo, existem as barreiras causadas pelas conotações. As palavras têm implicações diversas em diferentes linguagens.
Terceiro, existem as barreiras causadas pelas diferenças de entonação. Em algumas culturas, a linguagem é formal e em outras, informal. Às vezes a entonação depende do contexto: as pessoas falam de maneira diferente quando estão em casa, numa festa ou no trabalho.
Quarto, existem as barreiras causadas pelas diferenças de percepção. Pessoas que falam idiomas diferentes na verdade vêem o mundo de formas diferentes.
A melhor compreensão dessas barreiras culturais e suas implicações para a comunicação multicultural pode ser obtida através dos conceitos de culturas de alto e baixo contexto.
As culturas diferem quanto à influencia do contexto sobre o significado daquilo que é dito ou escrito. A comunicação nas culturas de alto contexto exige consideravelmente mais confiança mútua entre os interlocutores. Culturas de alto contexto são as que utilizam amplamente indícios não-verbais e simais situacionais sutis em seu processo de comunicação. Nas culturas de baixo contexto, em comparação, os acordos são feitos por escrito, com escolha precisa dos termos e com ênfase em seus aspectos legais. Essas culturas também valorizam a comunicação direta. As culturas de baixo contexto são culturas que utilizam essencialmente a palavra para transmitir significados em sua comunicação.
Quando houver comunicação entre pessoas de diferentes culturas, há quatro regras que devem ser seguidas, regras essas que podem ajudar tanto o emissor quanto o receptor. Primeira regra: assuma que há diferenças até que a similaridade seja comprovada; segunda regra: procure se ater ao discurso em termos descritivos, em vez da interpretação ou avaliação; terceira regra: busque a empatia; quarta regra: trate suas interpretações como uma hipótese de trabalho.
Há diversas maneiras de comunicação, e isso deve-se ao fato do avanço tecnológico. No início do século XX, o telefone reduziu radicalmente a comunicação pessoal face a face. A popularização das copiadoras, no final da década de 60, foi o tiro de misericórdia no papel-carbono, tornando a reprodução de documentos muito mais rápida e simples. Desde o começo da década de 80, novas tecnologias eletrônicas estão surgindo, que vêm remodelando amplamente a forma da comunicação mas organizações. Essas tecnologias incluem aparelhos como pagers, fax, telefones celulares e serviços como correio eletrônico, videoconferência e correio de voz.
As comunicações eletrônicas revolucionaram a facilidade de acessar outras pessoas e de encontrá-las quase instantaneamente. Infelizmente, essa acessibilidade e velocidade tem seu preço. Através da comunicação eletrônica não pode ser transmitido as emoções e nuances que acompanham as entonações verbais de uma conversa telefônica ou face a face, por exemplo.
Há oito dicas que podem melhorar as habilidades de comunicação entre as pessoas.
1a. use múltiploas canais – isso pode proporcionar um aumento na probabilidade de clareza;
2a. adapte a mensagem ao seu público – pessoas diferentes dentro da organização têm necessidades diferentes de informações;
3a. procure ter empatia com os outros – coloque-se no lugar do receptor;
4a. lembre-se do valor da comunicação face a face quando estiver enfrentando mudanças;
5a. pratique a escuta ativa – a maioria das pessoas acredita na excelência de suas habilidades como ouvintes;
6a. tenha coerência entre suas palavras e suas ações – ações falam mais alto que as palavras;
7a. utilize a rede de rumores; e
8a. utilize o feedback – a comunicação eficaz é um processo bilateral entre emissor e receptor.
As comunicações são o centro gravitacional de todas as atividades humanas. Literalmente nada acontece sem que haja prévia comunicação. Um grande número de problemas pode ser ligado à falta de comunicação – saber qual é o problema já é ter meia solução.
Comunicar bem não é só transmitir ou só receber bem. Comunicação é troca de entendimento, e ninguém entende ninguém sem considerar além das palavras, as emoções e a situação em que fazemos a tentativa de tornar comuns conhecimentos, idéias, instruções ou qualquer outra mensagem, seja ela verbal, escrita ou corporal.

• Ana Luisa Pisa Marini é administradora, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Negócios e professora de cursos de Administração na UnC – Universidade do Contestado em Caçador, Santa Catarina.

http://www.memes.com.br/jportal/portal.jsf?post=3006

PRA REFLETIR...


A coruja e a águia

Conta uma fábula portuguesa que a coruja encontrou a águia, e disse-lhe:

-- O águia, se vires uns passarinhos muito lindos em um ninho, com uns biquinhos muito bem feitos, olha lá não os coma, que são os meus filhos!

A águia prometeu-lhe que não os comeria; foi voando e encontrou numa árvore um ninho, e comeu todos filhotes. Quando a coruja chegou e viu que lhe tinham comido os filhos, foi ter com a águia, muito aflita:

-- O águia, tu foste-me falsa, porque prometeste que não me comias meus filhinhos, e mataste-os todos!

Diz a águia:
-- Eu encontrei uns pássaros pequenos num ninho, todos depenados, sem bico, e com os olhos tapados, e comi-os; e como tu me disseste que os teus filhos eram muito lindos e tinham os biquinhos bem feitos entendi que não eram esses.

-- Pois eram esses mesmos, disse a coruja.

-- Pois então queixa-te de ti, que é que me enganaste com a tua cegueira.

Essa fábula é atribuída ao surgimento da expressão "mãe coruja "pois aos olhos das mães os filhos são sempre perfeitos e lindos, o coração de uma mãe é o lugar mais seguro do mundo e se precisar até sangra por um filho.
2007/05/08 enviada por WebMaster

Autoria de Autor desconhecido
Mensagens de Metáforas
Disponível em:http://www.dejovu.com/mensagens/ver/?243/A+coruja+e+a+%E1guia.
Acessado em: 27/01/2010.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sobre Gansos e Equipes


Quando você vê gansos voando em formação “V”, pode ficar curioso quanto às razões pelas quais eles escolhem voar dessa forma.A seguir, algumas descobertas feitas pelos cientistas:

1º Fato: À medida que cada ave bate suas asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação “V”, o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que cada ave voasse isoladamente.
Verdade: Pessoas que compartilham uma direção comum e um senso de equipe chega ao seu destino mais depressa e facilmente porque elas se apóiam na confiança uma das outras.

2º Fato: Sempre que um ganso sai fora de formação, ele repentinamente sente a resistência e o arrasto de tentar voar só, e de imediato, retorna à formação para tirar vantagem do poder de sustentação da ave à sua frente.
Verdade: Existe força, poder e segurança em grupo quando se viaja na mesma de direção com pessoas que compartilham um objetivo comum.
3º Fato: Quando o ganso líder se cansa, ele reveza, indo para a traseira do “V”, enquanto um outro assume a ponta.
Verdade: É necessário o revezamento quando se necessita fazer um trabalho árduo.
4º Fato: Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade.
Verdade: Todos necessitam ser reforçados com o apoio ativo e encorajamento dos companheiros.
5º Fato: Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem para ajudar e proteger.Eles o acompanham até a solução do problema e então, reiniciam a jornada os três, ou juntam-se a outra formação até encontrarem o seu grupo original.
Verdade: A solidariedade nas dificuldades é imprescindível em qualquer situação.

PARA O BEM DO GRUPO, É FUNDAMANTAL SER UM GANSO VOANDO EM “V”.VAMOS PROCURAR NOS LEMBRAR MAIS FREQUENTEMENTE DE DAR UM “GRASNADO” DE ENCORAJAMENTO E NOS APOIAR UNS NOS OUTROS COM AMIZADE

Disponivél em:
*http://www.gensmedianeira.com.br/gansos/gansos_equipe.htm

Acessado em: 21/01/2010 ás 23:46.

Vencer sim... sozinho não...



Muito emocionante esse fato. Esse fato, mostra a importância das relações humanas em uma equipe, pois evidencia a importância que cada pessoa do grupo tem, e a sensibilidade que tiveram para perceber que o colega precisava de ajuda naquele momento, e mesmo estando em uma competição, foram generosos parando para ajudar o colega. A empatia que foi mostrada nessa equipe, é o que todo grupo deveria ter, pois a satisfação pessoal seria bem maior, pena que isso nem sempre seja alcançado no dia a dia. Tenho a sorte de ter uma equipe de trabalho, bem parecida com essa acima citada, somos cinco AMIGAS, que trabalhamos juntas, fazemos faculdade e outros cursos juntas. O ganho, a satisfação, o crescimento de fazer parte de uma equipe com feedback é imensurável.

Até mais... Délia Marciel Pereira

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

DICA DE LIVRO


O monge e o Executivo.
James C. Hunter.
“Uma história sobre a essência da liderança”.


A baixo segue alguns trechos do livro “O monge e o Executivo”, livro que com certeza prenderá sua atenção do inicio ao fim, mostrando como as principais características de um verdadeiro líder, entendendo o sentido de liderança, não se restringindo apenas ao trabalho, mas mostrando que você pode com medidas simples ser um grande líder na sua vida, seja no contexto profissional, mas também na sua vida pessoal. Espero que gostem dos trechos do livro que separei pra vocês.

“Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode desenvolver.” P. 20.

“Quando você interrompe as pessoas no meio de uma frase, John, você envia algumas mensagens negativas. Número um, se você me interrompeu, é porque não estava prestando muita atenção ao que eu dizia, já que a cabeça estava ocupada com a resposta. Número dois, se você se recusa a me ouvir, não está valorizando a minha opinião. Finalmente, você deve acreditar que o que tem a dizer é muito mais importante do que o que eu tenho a dizer. John, essas mensagens são desrespeitosas, e como líder você não pode envia-lás. – Seus sentimentos de respeito devem se expressar através de suas ações de respeito, John.” P. 36.

“A mudança nos desinstala, nos tira da nossa zona de conforto e nos força a fazer as coisas do modo deferente, o que é difícil. Quando nossas idéias são desafiadas, somos forçados a repensar nossa posição, e isso é sempre desconfortável.É por isso que, em vez de refletir sobre seus comportamentos e enfrentar a árdua tarefa de mudar seus paradigmas, muitos se contentam em permanecer para sempre paralisados em seus pequenos trilhos.” P. 40.

“Acho que não fui claro sobre o que significa servir. Eu disse que os líderes deviam identificar e satisfazer as necessidades de seus empregados e servi-los, atendê-los. Eu não disse, que eles deviam identificar e satisfazer as vontades das pessoas , ser escravos delas. Os escravos fazem o que os outros querem, os servidores fazem o que os outros precisam. Há um mundo de diferença entre satisfazer vontades e necessidades. P. 47

“Nossas escolas ensinam bastante a ler e escrever, e talvez até ofereçam uma ou duas línguas eletivas, mas não fazem nenhum esforço para ensinar a prática de ouvir. E esta é a habilidade que as crianças precisarão usar mais. P. 74.

“Os sentimentos vêm e vão, e é o compromisso que nos sustenta.” P. 85

“Compromisso – sustentar suas escolhas”. P.83.

“A definição de insanidade é continuar a fazer o que você sempre fez, desejando obter resultados diferente.” P.125.


Fonte: HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança/James C. Hunter. Tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro. Sextante, 2009.



Estes foram alguns trechos do livro, que me chamaram muita atenção, considerando que o livro todo é muito interessante, nós leva a refletir como estamos agindo como lideres, seja na nossa família, ou no nosso trabalho ou mesmo como estudantes. Existem pessoas que são lideres natos com certeza, pois tem a facilidade de se destacar em grupos e tem o poder digamos assim de convencimento entre as pessoas, e pra essas pessoas em especial o livro será de grande aprendizado, pois mostra questões simples de liderança que devem ser observadas e colocadas em práticas por aqueles que desejam, se tornar lideres melhores.
Adorei a parte do livro que mostra que um grande líder deve servir, e que nos coloca a refletir sobre o verdadeiro siginificado da palavra servir, pois escravos satisfazem vontades e verdadeiros lideres satisfazem necessidades.
Então fica aqui mais essa dica de livro. Espero que o mesmo seja de grande aprendizado e reflexão.
Uma ótima leitura. Até a próxima!
Gracineide Costa

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PRA REFLETIR

Autor: Carlos Drummond de Andrade
Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que se expresse sua opinião...
Difícil é expressar por gestos e atitudes, o que realmente queremos dizer.

Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias...
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros.

Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ela deseja ouvir...
Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso.

Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a
mesma...
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer.

Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado...
Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece.
Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã...
Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e as vezes impetuosas, a cada dia que passa.

Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar...
Difícil é mentir para o nosso coração.

Fácil é ver o que queremos enxergar...
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto.

Fácil é ditar regras e,
Difícil é segui-las...

(*) Título original: Reverência ao destino (Carlos Drummond de Andrade)


Disponível:http://www.pensador.info/p/falar_e_completamente_facil_quando_se_tem_palavras_em_mente/1/. Acessado em: 07/01/2010 ás 17:26.


Cientistas utilizam ondas de celular para reverter doença de Alzheimer

Pesquisa utilizou ratos expostos 1 a 2 horas por dia durante 7 a 9 meses.
Exposição reduziu acúmulo de proteína beta-amilóide, indicador da doença.

As pessoas que gastam horas todos os dias no telefone celular podem ter uma nova desculpa para tagarelar. Um novo estudo feito com ratos dá a primeira evidência de que a exposição às ondas eletromagnéticas associadas ao uso do aparelho podem proteger da doença de Alzheimer e até mesmo reverter seu desenvolvimento.

O estudo, conduzido por pesquisadores do Florida Alzheimer's Disease Research Center (ADRC), da Universidade do Sul da Flórida, foi publicado nesta quarta-feira (6) no “Journal of Alzheimer's Disease”.

Foi ainda mais surpreendente verificar que as ondas eletromagnéticas geradas pelos aparelhos celulares reverteram as debilidades na memória de ratos mais velhos com a doença"
“Ficamos surpresos ao concluir que a exposição ao telefone celular, iniciada cedo na idade adulta, protege a memória de ratos destinados a desenvolver o mal de Alzheimer”, afirmou Gary Arendash, autor da pesquisa. “Foi ainda mais surpreendente verificar que as ondas eletromagnéticas geradas pelos aparelhos celulares reverteram as debilidades na memória de ratos mais velhos com a doença.”

Os pesquisadores mostraram que a exposição de ratos mais velhos às ondas eletromagnéticas reduziu o acúmulo danoso da proteína beta-amilóide em áreas do cérebro, além de prevenir o acúmulo em ratos jovens.

As placas formadas pelo acúmulo anormal da proteína são as marcas da doença. Muitos dos tratamentos contra Alzheimer são focados nessa proteína.

No estudo, os cientistas conseguiram isolar os efeitos para o cérebro da exposição ao telefone celular de outros fatores, como a dieta e exercícios. Foram analisados 96 ratos, muitos deles geneticamente modificados para desenvolver o acúmulo de placas de beta-amilóide.

Roedor transgênico não engorda após desregulagem de motor muscular

Alguns dos ratos não tinham nenhum tipo de demência e não passaram por alterações genéticas para o desenvolvimento da doença. Dessa forma, os pesquisadores puderam analisar os efeitos das ondas eletromagnéticas em cérebros normais.
Exposição
Cada animal dos dois grupos de cobaias foram expostos a um campo eletromagnético equivalente ao gerado por um telefone celular padrão durante uma a duas horas por dia, por um período de sete a nove meses.



Se conseguirmos determinar os melhores parâmetros de exposição para efetivamente prevenir o depósito e remover as placas de beta-amilóide, essa tecnologia pode se transformar rapidamente em benefício contra o mal de Alzheimer"

As gaiolas em que os ratos estavam foram dispostas ao redor de uma antena que emitia ondas eletromagnéticas de intensidade semelhante a gerada por um aparelho colado à cabeça de um usuário durante uma ligação. Cada um deles permaneceu a mesma distância da antena.

A partir dos resultados, os pesquisadores concluíram que a exposição ao campo magnético pode ser uma forma não invasiva e livre de medicamentos de prevenção e tratamento do Alzheimer.

“Se conseguirmos determinar os melhores parâmetros de exposição para efetivamente prevenir o depósito e remover as placas de beta-amilóide, essa tecnologia pode se transformar rapidamente em benefício contra o mal de Alzheimer”, disse Chuanhai Cao, pesquisador da Universidade do Sul da Flórida e também um dos autores do estudo.

O teste de memória aplicado para avaliar os efeitos da exposição ao telefone celular em ratos foi desenvolvido de forma semelhante ao usado para determinar a presença da doença e seus primeiros sinais em humanos.

“Acreditamos que nossas conclusões podem ter considerável relevância para o organismo humano”, disse Arendash.

Fonte: G1 – O Portal de Noticias da Globo. Ciência e Saúde/ Alzheimer. Cientistas utilizam ondas de celular para reverter doença de Alzheimer. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1437376-5603,00-CIENTISTAS+UTILIZAM+ONDAS+DE+CELULAR+PARA+REVERTER+DOENCA+DE+ALZHEIMER.html

vírus a (h1n1) / nova gripe

05/01/10 - 17h54 - Atualizado em 05/01/10 - 18h05
Vacina brasileira contra a nova gripe sai apenas em meados de 2011
Governo paulista afirma que produção está dentro do prazo.
Doses importadas começarão a ser enviadas aos estados.
Emilio Sant'Anna Do G1, em São Paulo
As vacinas contra a nova gripe fabricadas pelo Instituto Butantan devem estar prontas em julho de 2011, afirmou nesta terça-feira (5), o governador do estado de São Paulo, José Serra. "Em meados do ano que vem", afirmou Serra.
A princípio, a produção da vacina deveria começar neste mês . No entanto, de acordo com o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o processo segue dentro do cronograma estabelecido pelo órgão.
"Está tudo dentro do prazo, os equipamentos estão todos aqui, estão sendo testados pela Sanofi e, tão logo sejam aprovados, vai começar no segundo semestre a produção nacional da vacina, mas da vacina contra gripe comum", disse. "Contra a gripe suína (nova gripe) só no ano que vem."
O ex-presidente do Instituto Butantan, Isaías Raw, afirmou ao G1 que a produção sofreu atrasos. "Continua com alguns problemas que estão sendo solucionados", disse, sem especificá-los. "Depois que ela (Sanofi-Pasteur) aprovar, começamos a produzir."
Fonte: G1 – O Portal de Noticias da Glogo. Vacina brasileira contra a nova gripe sai apenas em meados de 2011.

Disponivél em:http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1435702-16726,00VACINA+BRASILEIRA+CONTRA+A+NOVA+GRIPE+SAI+APENAS+EM+MEADOS+DE.html Acessado em: 13/01/2010 ás 15:21.

domingo, 10 de janeiro de 2010

JOGUE BIOLOGIA


Jogue biologia
Página faz seleção de jogos disponíveis na internet que ajudam o aluno no aprendizado de biologia. A interatividade varia entre dissecar um sapo online e descobrir o melhor doador e receptor de sangue.
Por: Thiago Camelo
Publicado em 04/01/2010 Atualizado em 04/01/2010

O bom portal Biologia Interativa – que divulga a ciência e também dá dicas a professores para a sala de aula – fez uma interessante seleção de jogos que podem ser usados com os alunos para auxiliar no aprendizado da matéria. Quem chamou a atenção para a iniciativa foi a Casa da Ciência.
Alguns jogos são mais infantis, como o que o estudante faz as vezes do mosquito transmissor da malária e tem de conseguir sangue humano para sobreviver. Outros, no entanto, pegam em cheio uma geração inteira que nasceu com o computador e aprendeu a se informar pelo meio virtual.
Aulas de laboratório podem muito bem ser substituídas, por exemplo, pelo game que simula uma dissecação de sapos – uma experiência que, ao vivo, poderia soar desagradável para alguns. Também há outro jogo que vai servir aos adolescentes, que trata de modo interativo a doação e transfusão de sangue.
A página Biologia Interativa, além dos jogos, conta com intensa cobertura sobre ciência e dicas de programas de computador para ajudar o professor a usar novas ferramentas interativas em classe, entre outras seções.
É importante frisar que a maioria dos jogos é em inglês. Mas são poucos textos e o inglês é básico.
Fonte: Thiago Camelo. Ciência Hoje On-line. Jogue biologia. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/jogue-biologia/?searchterm=Jogue biologia. Acessado em: 05/01/2010 ás 23:14.
*****************************************************************************
Esse site é muito interessante, principalmente para os estudantes de biologia. Os jogos são interativos e mesmo como foi citado que os mesmos estão em sua maioria em inglês, são de fácil entendimento, pois o inglês usado é básico.
O jogo que simula a dissecação de sapos é muito interessante, pois mostra passo a passo o processo de dissecação, para os estudantes de biologia que poderão ter que em algum momento participar do processo na prática, terão a oportunidade de aprender no site brincando, todo o procedimento. Abaixo segue o link que abre o jogo de dissecação de sapos. O site fica aqui como dica, pois é muito bem elaborado, tem muitas matérias para pesquisas, além de vários outros jogos, enfim um site que servira muito em todo o nosso processo pedagógico.
Disponivél em: http://www.sobiologia.com.br/jogos.php#

Visitem o site. Podem ter certeza vão gostar.
Até a próxima!
Gracineide Costa.

DICA DE FILME

Esse filme é simplesmente surpreendente, nós coloca a pensar até onde iríamos para salvar a nossa família. Se vale a pena colocar em risco a vida de um filho pra salvar outro. O filme é sem dúvida muito polémico, contando com as brilhantes interpretações de Cameron Diaz, Jason Patric, Alec Baldwin entre outros. Realmente vale a pena assistir, o filme irá prender a sua atenção do inicio ao fim. Se tivesse que descrever o mesmo com apenas uma palavra, seria "emocionante".
Fica aqui a dica de filme. Espero que gostem.
Até a próxima: Gracineide Costa.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

PRA REFLETIR.



É preciso a certeza de que tudo vai mudar;
É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós:
onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.
O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração;
Pois a vida está nos olhos de quem sabe ver ...


Se não houve frutos,
valeu a beleza das flores.
Se não houve flores,
valeu a sombra das folhas.
Se não houve folhas,
valeu a intenção da semente.
Henfil

Disponível em: http://caminhosdeluz.zip.net/. Acessado em: 05/01/2010 ás 23:10.

Brasília debate sustentabilidade para compor Agenda 21


(18/12/2009 - 13:17)
A Administração de Brasília sediou neste sábado, 12 de dezembro, o 7º Seminário Pré-conferência Agenda 21, que reuniu a Região Administrativa de Brasília, Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal.
Com o tema “Discutir presente. Melhorar o futuro”, o evento elaborou ações e estratégias de sustentabilidade e diretrizes que serão levadas à I Conferência Agenda 21 DF, em março do ano que vem. Ao final do seminário foram eleitos os delegados, que representarão as regiões administrativas.
“A oportunidade de participar na discussão e elaboração das diretrizes que farão parte da Agenda 21 de Brasília, foi um grande crescimento para mim. Podemos perceber que se pode fazer diferença com medidas simples”, diz estudante de Biologia, Gracineide Costa.
Representante da Administração de Brasília e um dos delegados eleitos, o presidente da Federação Brasiliense de Karatê, professor Vieira, chamou a atenção para as nascentes. “Eu trabalhei anos da Gerência de Ação Social e participei de muitas operações nas ruas e pude constatar, nessas oportunidades, que o assoreamento das nascentes é crescente”, destacou.
Participaram do evento, representantes do Ibram, Escola da Natureza, representantes de Brasília, Cruzeiro, Octogonal e Sudoeste, além de estudantes universitários.

Fonte: Governo eletrônico. Brasília debate a sustentabilidade para compor a agenda 21.Disponível em: http://www.brasilia.df.gov.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=94025


Alunos de curso oferecido pelo Bee recebem documentos de conclusão



12/11/2009 - 09:37:08


Ana Paula Leitão
ana.leitao@jornaldebrasilia.com.br
Auditório lotado para a entrega de diplomas do curso de turismo oferecido pela Brasília Empreendimentos Educacionais (Bee), do Grupo Jornal de Brasília, em parceria com a Brasiliatur. O evento aconteceu ontem por volta das 18h30 e contou com a presença dos estudantes e professores, além da participação do editor-chefe do JBr, Jorge Antunes, e do presidente da Brasiliatur, João Oliveira.
O curso "Turismo - Visão Panorâmica" foi ministrado a distância por quatro semanas, totalizando 40 horas. Ao todo, foram cerca de 1,3 mil inscritos. Destes, mais de 300 foram aprovados e receberam o diploma. "É um trabalho feito com muita seriedade; apenas as pessoas que realmente acompanharam o curso e fizeram as atividades foram aprovadas", explica Carla Madeira, atual diretora da Bee.
Apesar de ser um curso a distância, a diretora afirma que os estudantes estreitaram os laços. "Eles inclusive propuseram um encontro em pontos turísticos da capital federal", conta. Para garantir o sucesso da aprendizagem, 14 professores-tutores acompanharam o desenvolvimento do grupo no decorrer do processo educacional.
Para o editor-chefe do Jornal de Brasília, Jorge Eduardo Antunes, a imprensa não possui apenas o papel de infomar, mas também de levar o conhecimento para os seus leitores por meio da educação. "A função de um veículo de comunicação transcende a mera edição do dia", enfatiza.
Importância
De acordo com o presidente da Brasíliatur, João Oliveira, o curso também é importante para preparar a comunidade brasiliense a enventos como os 50 anos da capital e a Copa do Mundo de 2014. "A política de turismo é essencial para o desenvolvimento da área econômica de qualquer estado", garante.
Além disso, o presidente afirma a necessidade de engajar a população no desenvolvimento do turismo em Brasília. "A gente quer convocar o público a se envolver inteiramente no desafio de transformar este cerrado num dos maiores pólos de turismo do país", diz.
ALUNOS APROVAM
A professora do Centro de Ensino Especial da Asa Sul, Cristina Brettas, soube do curso por meio do JBr, do qual é assinante. "Resolvi fazer porque era algo diferente para mim. Por fim, foi muito produtivo", ressalta. A moradora do Guará pretende utilizar o conhecimento mais à frente, assim que surgir oportunidade. "Conhecimento nunca é desperdício", diz.
O estudante de turismo Humberto Sales, 21 anos, foi escolhido para representar os alunos na solenidade de encerramento do curso de ensino a distância. O rapaz soube da iniciativa por meio da faculdade. "De início, pensei que o curso seria mais básico, mas me surpreendeu", conta.
Além disso, o estudante conta que as avaliações finais foram bem planejadas. "Não era simplesmente fazer um resumo do conteúdo, mas sim elaborar conceitos e formar ideias sobre os temas", lembra.
De acordo com ele, o curso colabora para um melhor desempenho no trabalho que realiza como atendente no Brasília Alvorada Hotel. "O curso me ajuda a atender melhor os hospedes, por exemplo, os europeus, que normalmente pedem referências de pontos turísticos", conta. Além disso, o estudante ressalta a importância de capacitar os profissionais. "A melhor maneira de melhorar o turismo é investir nos profissionais da área", diz.

Fonte: Ana Paula Leitão. Jornal de Brasilia. Alunos de Curso oferecido pelo Bee recebem documentos de conclusão. Disponivél: http://www.clicabrasilia.com.br/portal/noticia_new.php?IdNoticia=124781. Acessado em: 06/01/2010 ás 21:13.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

PRA REFLETIR

A lenda das três árvores

Havia no alto de uma montanha três árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.
A primeira, olhando as estrelas disse:
"Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros."
A segunda, olhando o riacho suspirou:
"Eu quero ser um navio grande para transportar reis e rainhas."
A terceira olhou para o vale e disse:
"Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem os olhos e pensem em Deus."

Muitos anos se passaram e, certo dia, três lenhadores cortaram as árvores.

Todas três ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam. Mas, os lenhadores não costumavam ouvir ou entender de sonhos... Que pena!
A primeira árvore acabou sendo transformada em um cocho de animais, coberto de feno.
A segunda virou um simples barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.
A terceira foi cortada em grossas vigas e colocada num depósito.

Então, todas perguntaram desiludidas e tristes:
- Por que isto?
Mas, numa bela noite, cheia de luz e estrelas, uma jovem mulher colocou seu bebê recém-nascido naquele cocho de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.
A segunda árvore acabou transportando um homem que terminou dormindo no barco, mas quando a tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse "PAZ!". E num relance, a segunda árvore entendeu que estava transportando o rei do céu e da terra!
Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo, sentiu-se horrível e cruel. Mas, no domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria. E a terceira árvore percebeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade e que as pessoas sempre se lembrariam de DEUS e de seu FILHO ao olharem para ela.
As árvores haviam tido sonhos e desejos... Mas sua realização foi mil vezes maior do que haviam imaginado.

Portanto, nunca deixe de acreditar em seus sonhos, mesmo que aparentemente eles sejam impossíveis de se realizar.

(Autor desconhecido)

DICAS DE ALIMENTAÇÃO


Escolhemos uma série de reportagens sobre alimentação que deixam dicas de formas práticas que você pode utilizar no seu dia a dia. Por exemplo: Como montar o seu cardápio para fortalecer sua memória, de alimentos que são fonte de vitaminas para o cérebro e de outros que ajudam a combater a anemia e o colesterol alto, de como o morango pode contribuir na beleza feminina, e como uma alimentação mais saudável pode diminuir os efeitos da menopausa, enfim selecionamos várias reportagem do site Minha Vida, o qual também fica como dica aqui, pois o mesmo é muito interessante, onde as reportagens tratam de dicas de saúde, alimentação, entre outros.
Espero que gostem das postagens. Boa leitura.
Até a próxima!
Gracineide Costa

MONTE O CARDÁPIO IDEAL PARA FORTALECER A MEMÓRIA


Ação de uma série de nutrientes pode retardar o envelhecimento cerebral



A prática de atividades culturais e de raciocínio ao longo de toda a vida é um hábito preventivo na luta contra a Doença de Alzheimer. Na lista de exercícios mentais que criam mais conexões entre os neurônios, mantendo o cérebro ativo, estão leitura, xadrez e palavras cruzadas. A alimentação entra em cena como fortalecedora da memória, ao lado de tais atividades.

É fato que a habilidade de reter informações recém adquiridas declina com a idade. Isso acontece devido às mudanças neuronais, que envolvem acúmulo de substâncias não-essenciais, perda de mielina essencial, regressão geral de neurônios e diminuição do número de conexões entre os neurônios. Tais fatores ocorrem naturalmente, com o decorrer dos anos. Porém, a ação dos nutrientes pode retardar o envelhecimento.

"O consumo de frutas, verduras, legumes, leguminosas, cereais integrais e oleaginosas é recomendado para o fortalecimento da memória. Tais alimentos são fontes de nutrientes importantes para a saúde cerebral", ensina Danira Passos, nutricionista funcional da AferBio Bio Alimentos. Entre os alimentos recomendados, ela destaca mamão, manga, melancia, laranja, brócolis, couve-flor, repolho, espinafre, rúcula, feijão, soja, ervilha, alfafa, castanha, azeite, peixes e shitake.

Nutrientes inteligentes em ação
De acordo com a nutricionista, atualmente, os Smart Nutrients chamam atenção daqueles que procuram um cardápio eficaz no fortalecimento do organismo. Traduzindo para o português, os nutrientes inteligentes nada mais são do que vitaminas, minerais, aminoácidos e gorduras que apresentam uma ação positiva sobre todos os códigos de funcionamento do cérebro. "O grande diferencial destes nutrientes é o poder de melhorar a nutrição do córtex frontal, região do cérebro mais sensível aos nutrientes e mais vulnerável à ação dos agentes poluentes de qualquer ordem", ressalta.

Alguns exemplos de Smarts Nutrients são a vitamina D, uma das mais potentes substâncias para regeneração dos neurônios; a vitamina B2, com atuação sobre o humor, a memória e a regeneração do antioxidante glutationa; as vitaminas B6 e B12, que atuam na formação de neurotransmissores, responsáveis por transferir informações de um neurônio para o outro; e a vitamina E, essencial para o cérebro por combater o envelhecimento.

"A alimentação deve ser composta por diversas fontes de nutrientes. Sabe-se, no entanto, que muitos deles não são encontrados em alimentos de origem animal, maiores representantes da dieta dos brasileiros. Por isso, alimentos desenvolvidos apropriadamente para a ingestão de pessoas debilitadas e idosos cumprem este papel", fala Danira sobre a possível necessidade de complementação da dieta.

Falando sobre os alimentos in natura, a nutricionista funcional aconselha a priorizar o consumo de verduras e legumes crus. "Quando necessário, procure cozinhá-los no vapor e certifique-se que eles permaneçam tenros", orienta Danira. Ricos em fibras e diversos nutrientes, os alimentos perdem parte de suas características nutricionais no processo de cocção.

Para manter uma alimentação equilibrada, ela recomenda também, dar preferência aos alimentos integrais e evitar os refinados, como açúcar branco e farinha refinada, além de alimentos gordurosos. "Uma dieta rica em alimentos industrializados, gordurosos e refinados pode afetar negativamente a memória, já que eles favorecem a formação dos radicais livres", esclarece.

Radicais livres são substâncias produzidas naturalmente pelo organismo, por meio da respiração. Danira explica que eles são moléculas altamente instáveis e reativas. Isto é, precisam reagir com outros átomos ou moléculas para poderem se estabilizar. "Ao reagirem com as nossas moléculas, deixam as funções desempenhadas por elas comprometidas. Isso ocorre também com as células cerebrais", detalha sobre os malefícios.

Ainda tratando dos alimentos que produzem efeitos negativos à memória, a especialista da AferBio alerta sobre o consumo de bebidas alcoólicas. Segundo ela, o álcool afeta a química do cérebro, alterando os níveis de neurotransmissores. "O consumo de bebida alcoólica não traz apenas prejuízos imediatos, mas também a longo prazo. O consumo freqüente pode causar danos permanentes, como redução no tamanho do cérebro e deficiência nas fibras que transportam informações entre as células cerebrais".

Danira afirma que o ideal é que se pense nos conselhos como maneira preventiva. "No caso de uma pessoa que já apresenta um déficit de memória, uma adequação do cardápio ajuda a retardar a evolução dele", completa.

Fonte: Minha Vida. Monte seu cardápio ideal para fortalecer a memória.
Disponível em: http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/3747-Monte-o-cardapio-ideal-para-fortalecer-a-memoria.htm. Acessado em: 04/01/2010 ás 20:32.

Melancia combate dificuldades de ereção


Com efeito semelhante ao Viagra; a fruta também aumenta a libido

Os poderes afrodisíacos da pimenta e das ostras para aumentar a vida sexual já são bastante conhecidos. Mas ninguém nunca desconfiou que a melancia também pudesse esquentar a vida sexual dos casais.

Investigando a fruta, pesquisadores do Centro de Aprimoramento de Frutas e Vegetais da Universidade A&M do Texas (estados Unidos), descobriram que ela é rica num fitonutriente reconhecido como vasodilator: a citrulina. A substância é convertida em arginina, precursora na formação do óxido nítrico no interior dos vasos sanguíneos. O óxido nítrico, por sua vez, leva à vasodilatação e ao relaxamento vascular (não á toa, ele é dos componentes do Viagra).

A mesma lógica também elege a fruta como eficaz no combate aos problemas cardiovasculares, à medida que ela aumenta o fluxo sangüíneo. Mas os efeitos libidinosos do consumo podem não ser notados por todo mundo. Não podemos afirmar que toda a citrulina será convertida em arginina, nem que toda arginina será usada pelo organismo na produção de óxido nítrico , esclarece a nutricionista funcional Daniela Jobst. Cada metabolismo reage de acordo com as necessidades do indivíduo .

A citrulina, no entanto, concentra-se principalmente na casca e nas sementes da melancia. Por isso, é necessário o aproveitamento de toda a fruta, mudando hábitos de consumo dos brasileiros , afirma a chefe da equipe nutricional do MinhaVida,Roberta Stella. O suco também é eficaz contra febres e as sementes aliviam a pressão alta , diz a especialista.

Uma talha com 100g de melancia é aliada suculenta da sua dieta: conta com apenas 31 calorias e ainda é rica em sais minerais (ferro, cálcio e fósforo) e vitaminas (complexo B, A e C). Por ser rica em água, ela tem ótima atuação no sistema digestivo e na limpeza das vias urinárias. Também tem grande quantidade de licopeno e glutationa, que protegem contra o câncer e o envelhecimento precoce.

Confira os outros alimentos que atiçam sua libido:

Alimento: Mel
Ação: Estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Também fornece boro, mineral que ajuda a metabolizar o estrogênio (hormônio sexual feminino).

Alimento: Aveia
Ação: Cereal rico em fibras solúveis, que aumenta da quantidade de testosterona disponível no sangue. Esse é o hormônio responsável pelo clímax tanto no homem quanto da mulher.

Alimento: Ostra
Ação: Ela e os outros frutos do mar contêm minerais (como o zinco) que são componentes indispensáveis dos hormônios sexuais.

Alimento: Castanha do pará e soja
Ação: Ambos são ricos em arginina, aminoácido que é matéria prima na formação do óxido nítrico, que faz o relaxamento dos vasos melhorando a circulação. (efeito do viagra)

Fonte: Minha vida. Melancia combate dificuldades de ereção. Disponível em:
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/2745-Melancia-combate-dificuldades-de-erecao.htm. Acessado em: 05/01/2010 ás 18:36.

Chocolate, chá e vinho são fontes de vitamina para o cérebro


Alimentos possuem grande quantidade de flavonóides e micronutrientes

Já foi comprovado que o consumo moderado de álcool e de chá está associado com um menor risco de declínio cognitivo em idades mais avançadas, e até mesmo que o chocolate amargo é uma ótima opção para aumentar o fluxo sanguíneo cerebral. Mas o que uma recentes pesquisa descobriu é que esses três alimentos possuem algo em comum. "O Chocolate, chá e vinho são ricos em flavonóides, micronutrientes encontrados nos vegetais e que são poderosos antioxidantes". Afirma Neurologista da Unicamp Ricardo Teixeira.

A pesquisa publicada no Journal of Nutrition investigou o efeito desses três alimentos sobre o desempenho cerebral. Mais de 2 mil noruegueses com idade entre 70 e 74 anos foram submetidos a testes cognitivos e a um questionário sobre hábitos alimentares incluindo o consumo dos três alimentos pesquisados. E o resultado foi que indivíduos que consumiam vinho, chocolate ou chá apresentavam melhores scores nos testes cognitivos. Essa associação foi independente para cada um dos alimentos, mais expressiva no caso do vinho, ou ainda mais significativa em indivíduos que consumiam regularmente os três alimentos.

"Uma boa receita para o cérebro pode ser um cálice de vinho tinto à refeição, um pedacinho de chocolate amargo na sobremesa e um chá verde antes de sair da mesa. Pra melhorar, só se tiver um peixinho rico em Omega 3 como prato principal". Ressalta Ricardo Teixeira.

Fonte: Minha Vida. Chocolate, chá e vinho, são fontes de vitamina para o cérebro. Disponível em:
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/4106-Chocolate-cha-e-vinho-sao-fontes-de-vitamina-para-o-cerebro.htm. Acessado em: 05/01/2010 ás 18:35.

Açaí combate anemia e colesterol alto


A fruta também repõe rapidamentea energia gasta após o treino


O sabor é incomparável, e ele pode ser degustado de diversas maneiras, cada região elege uma receita para deixar o Açaí ainda mais gostoso. A fruta, que tem a cara do verão, sempre foi característica da região norte do país, mas, de uns tempos pra cá vem ganhando fama no Brasil inteiro.

Pesquisas apontam diversos benefícios que são encontrados no fruto do açaizeiro, tudo isso graças à enorme quantidade de antocianinas, substância que possui uma enorme capacidade de acabar com os radicais livres: isso fortalece o organismo e manda para bem longe diversos riscos que ameaçam nossa saúde.

Outra forte característica da fruta que deixa o sorriso roxinho é o poder energético que ela apresenta. "Ele repõe o índice de glicose rapidamente após a prática de exercícios, porque é rico em carboidratos. Entretanto, quem está de regime não deve exagerar, pois a fruta é calórica, especialmente na sua forma mais consumida: com a adição de açúcar e xarope de guaraná", afirma a nutricionista Mariana Reis, da unidade de São Paulo da rede de Clínicas Anna Aslan.

O açaí também é rico em lipídeos, o que o transforma em um alimento de valor energético duas vezes superior ao leite. "O açaí contém ainda elevada taxa de vitamina E, possui fibras, proteínas, cálcio e vitamina B1, além de elevado teor de antocianinas, capaz de favorecer a circulação sangüínea e combater o colesterol alto. E mais: é também rico em ferro", diz a nutricionista.

Anemia
também se beneficia muito com o consumo da fruta são pessoas apresentam quadro de anemia. "O Açaí apresenta uma enorme quantidade de ferro, e para potencializar ainda mais a absorção do nutriente, uma ótima dica é o consumo do açaí com frutas cítricas como acerola, kiwi e laranja", explica a nutricionista.

Diabetes e Gastrite
Mas a fruta também apresenta alguns riscos. Pessoas com diabetes, por exemplo, precisam tomar cuidado na hora de consumir por causa do elevado nível de glicose presente. Os diabéticos devem ficar longe da fruta. Se a vontade de consumi-la for grande, deve-se dispensar, pelo menos, o xarope de guaraná que é adicionado à receita básica. Pessoas que sofrem com gastrite e úlcera também devem procurar consumir outras frutas, pois o açaí é rico em gordura , diz a nutricionista Renata Rothbarth, também da rede de Clínicas Anna Aslan..

Fonte: Minha Vida. Açaí combate anemia e colesterol alto. Disponível em:
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/4285-Acai-combate-anemia-e-colesterol-alto.htm. Acessado em: 05/01/2010 ás 19:33.

Morango estimula a beleza feminina


Vitamina C e polifenóis colaboram com juventude
Por Minha Vida Publicado em 1/4/2009
Delicioso e suculento o morango faz sucesso entre os brasileiros. Tortas, bolos, sorvetes, enfim, são diversas as receitas que contêm a fruta como ingrediente principal. A Boa noticia, é que além de deliciosa, a fruta também colabora com a beleza. "O que pouca gente sabe é que esta fruta é uma das mais ricas em vitamina C e polifenóis, que são poderosas armas no combate aos radicais livres que envelhecem e destroem nossas células, inclusive a fibra capilar", explica o professor de Cosmetologia e diretor da Consulfarma, Maurício Pupo.

Os resultados podem ser percebidos na pele e nos cabelos, e garantem resultados positivos. "Na pele, a aplicação do morango terá uma ação desintoxicante profunda. Ele irá limpá-la dos radicais livres, estimular a circulação sanguínea, deixá-la mais clara, mais macia e muito mais viçosa. Os sais minerais e as demais vitaminas irão mantê-la bem hidratada. O couro cabeludo e a raiz também sofrem muito com todos os poluentes e agentes agressores a que somos expostos diariamente, a ponto de gerar radicais livres, contaminar o sebo que recobre o couro cabeludo e até provocar doenças como a caspa e o envelhecimento da fibra dos cabelos, que contribuem para a perda do brilho e da maciez. O morango devolve o brilho perdido e protege a raiz contra doenças e queda dos fios", ressalta o especialista.

Uma importante dica também é utilizar morangos orgânicos cultivados sem inseticidas e sem fertilizantes químicos. Isso por si só já é uma excelente razão para preferi-los. Mas, vale lembrar também que os produtos orgânicos possuem uma maior quantidade de nutrientes.

Máscara revitalizante e desintoxicante facial:
Ingredientes:
Morango, iogurte, aveia e mel.

Modo de preparo:
Bater com auxílio de um mixer três morangos médios, uma colher de sopa de iogurte, uma colher de sopa de aveia e uma colher de sopa de mel. Você irá obter uma mistura deliciosamente perfumada e extraordinariamente rica em nutrientes, vitaminas e polifenóis.

Aplicação:

Para aplicar limpe primeiramente a pele lavando-a com água e sabão. Em seguida, aplique a máscara em camada generosa. Deixe agir por cerca de 30 minutos e retire apenas com água gelada. Este procedimento pode ser feito uma vez por semana ou até diariamente no caso de se desejar um resultado de choque. Quanto maior o número de aplicações, melhores os resultados.

Vale lembrar que, devido ao fato de a vitamina C oxidar-se rapidamente, esta máscara deve ser preparada e aplicada na hora.

Para recuperar o brilho dos cabelos
Aplicação:

Para os cabelos siga a mesma receita acima, adicionando, porém, uma colher de sopa de abacate para a reposição dos lipídios naturais do cabelo. Aplique com os cabelos previamente lavados, deixando agir por 30 minutos enrolado com uma toalha, e em seguida enxágüe apenas com água. Nos cabelos, uma vez por semana é suficiente.

Fonte: Minha Vida. Morango estimula a beleza feminina. Disponível em:
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/4657-Morango-estimula-a-beleza-feminina.htm. Acessado em 04/01/2010 ás 21:15.

Alimentação correta diminui efeitos da Menopausa


Nutrientes reforçam as funções cerebrais
Por Minha Vida Publicado em 30/3/2009
Um processo biológico natural do organismo das mulheres, mas muito temido pelos sintomas. A conhecida menopausa pode apresentar diversos efeitos no dia-a-dia da mulher. Ondas de calor, suor noturno, irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço e diminuição da atenção e memória são alguns dos incômodos dessa fase em que a mulher deixa de produzir hormônios, entre os 45 e 55 anos.

Portanto, a busca por solução ou, até mesmo, a diminuição dos sintomas passa a ser rotina do dia-a-dia das mulheres. Todavia, existe um aliado natural que pode ser bastante benéfico, os alimentos. Os grãos, os cereais integrais, as frutas e as hortaliças são excelentes fontes de nutrientes que podem auxiliar no tratamento da menopausa.

A ingestão de alimentos ricos em vitamina E, C e D3, zinco, cálcio, ácido fólico, magnésio, selênio, carboidratos integrais, proteínas de alto valor biológico, substâncias fitoestrogeneas e fitonutrientes ameniza as causas decorrentes dos déficits hormonais, de estrógenos e progesterona.

Nessa fase, principalmente, o consumo de frutas e castanha do Pará faz toda a diferença. A vitamina C das frutas cítricas torna-se necessária para a síntese de hormônios ovarianos. Já o selênio, da castanha do Pará, além de antioxidante, fortalece as funções cerebrais que durante a menopausa têm uma diminuição. "Uma alimentação adequada é muito importante no período de menopausa. Com o fim do período fértil, o organismo fica muito frágil e os alimentos agem suprindo as necessidades", ressalta a nutricionista Roseli Rossi, da clinica Equilíbrio Nutricional.

Outro fator que merece atenção é que a menopausa também está associada à osteoporose. Afinal, é o hormônio estrógeno que é o responsável pela conservação do cálcio nos ossos. Neste caso, a nutricionista Roseli dá a dica. "Alimentar-se de vegetais verdes e alimentos fortificados com cálcio é essencial para a garantia da saúde da massa óssea".

Para garantir um cardápio saudável que possa auxiliar no combate aos efeitos da menopausa, a nutricionista da clinica Equilíbrio Nutricional elaborou um quadro com dicas de alimentos:

Vitamina E: diminui as ondas de calor.
Fontes: Sementes oleaginosas e óleos vegetais.

Vitamina B6: importante para a formação de neurotransmissores (triptofano), melhora o bem estar.
Fontes: cereais integrais, ovos e grãos.

Vitamina C: necessária para síntese de hormônios ovarianos.
Fontes: Frutas cítricas.

Ácido Fólico: ajuda a repor DNA e diminui o risco de câncer de mama.
Fontes: vegetais verdes escuros.

Magnésio: age no bom humor, no relaxamento muscular e na formação de neurotransmissores.
Fontes: cereais integrais, grãos, beterraba e sementes oleaginosas.

Cálcio: essencial para garantir a massa óssea e contração muscular. Fontes: Vegetais verdes, leite e derivados.

Vitamina D3: reforça o sistema imunológico, melhora a absorção de cálcio.
Fontes: óleos vegetais.

Selênio: antioxidante e fortalece as funções cerebrais.
Fonte: castanha do Pará.

Ômega 3: melhora as funções cerebrais, impulsos nervosos, regula a ação insulínica - glicose, diminui colesterol ruim (LDL) e melhora a fluidez sanguinea.
Fontes: linhaça e peixes de água fria. Substâncias fitoestrogenas: possuem ação similar ao hormônio estrógeno.

Proteínas de alto valor biológico: para evitar o enfraquecimento e a diminuição dos músculos.
Fontes: ovos, aves e carne bovina.

Zinco: é necessário para síntese de hormônios, para melhorar as funções ovarianas e otimizar as funções estrogênicas.
Fontes: Frutos do mar e peixes.

Fonte: Minha Vida. Alimentação correta diminui efeitos da Menopausa.
Disponível em: http://minhavida.uol.com.br/conteudo/4652-Alimentacao-correta-diminui-efeitos-da-Menopausa.htm. Acessado em: 04/01/2010 ás 22:51.