O nosso modelo de educação deveria ensinar os jovens a criticar e filtrar suas emoções. Mas ele desconhece a lei de gerenciar a emoção. A falha não está nos professores, mas no sistema.
A educação ensina os jovens a resolver problemas de matemática, mas não seus problemas existenciais. Ensina-os a enfrentarem as provas escolares, mas não as provas da vida: rejeições, as angústias, as dificuldades. A educação ensina as regras da língua, mas não a dialogar. A educação mundial está em crise, não forma pensadores. P.66
A cultura acadêmica nutre a inteligência, mas não é um alicerce de uma vida feliz. O aluno sai da escola conhecendo o mundo exterior, mas desconhecendo o anfiteatro de sua mente.
Ele sabe discursar sobre o mundo físico, mas não sabe falar de si mesmo. É um gigante na ciência, mas um frágil menino diante das suas perdas e desafios. O mundo acadêmico está em crise. Ele dá diplomas, mas não prepara os jovens para a escola da vida. Você está preparado apenas para as vitórias ou também para as derrotas. P. 18
Fonte: Augusto Cury. Dez Leis Para Ser Feliz. Ferramentas para se apaixonar pela vida. Rio de Janeiro. Editora Sextante, 2003.
********************************************************************************
Está é a nossa dica de livro de hoje, este livro é muito interessante, nos mostra a repensar a educação como um todo, entendendo que a mesma deve ter um direcionamento muito mas amplo, pois deve-se ensinar para a vida.
Espero que gostem do livro. Tenha uma ótima leitura.
ass: Gracineidy Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário