O nosso canal auditivo, aquela porção que fica logo após a orelha (pavilhão auditivo) impede que o ouvido interno (onde ficam todas as partes responsáveis por perceber os sons) seja danificado, protegendo-o de poeiras, insetos e da introdução de objetos estranhos. É aí que a cera do ouvido é importante!
Esse canal auditivo está coberto de pêlos finos e de cerca de 4000 glândulas responsáveis pela produção do cerúmen, a tão conhecida “cera de ouvido”, que nada mais é do que uma secreção de cera produzida pelas glândulas sebáceas que se encontram situadas neste canal auditivo externo. A cera é produzida em pequenas quantidades, e sai espontaneamente.
Uma coisa que poucas pessoas sabem, é que assim como o resto da pele do nosso corpo, a pele do nosso ouvido também passa por um processo de renovação. Quando chega o momento de se livrar das células epiteliais mortas, as células simplesmente caem. No entanto, nosso ouvido, possui uma menor oportunidade para elas serem dispensadas. Com isso, essas células descamadas vão se acumulando em camadas no canal auditivo, e se tornam, mais tarde, 60% do peso total da cera do ouvido que produzimos.
Fora as células epiteliais, a cera também contém lisozima, uma enzima antibacteriana capaz de destruir parede celular das bactérias, por causa do seu pH levemente ácido, também possui ação antimicrobiana diminuindo o risco de infecção do canal auditivo externo. Sua natureza pegajosa também é uma barreira para objetos estranhos, prevenindo contato direto com diversos organismos, poluentes.
Por causa das suas funções, é importante não retirar completamente a cera do ouvido, isso ajuda a prevenir doenças no canal auditivo
Fonte: http://diariodebiologia.com/2010/11/como-se-forma-a-cera-de-ouvido/. Acessado em: 28/03/11.
********************************************************************************
Curiosidades de Biologia.
Espero que gostem.
Délia Marciel
quarta-feira, 30 de março de 2011
Por que os olhos incham quando choramos?
As lágrimas são como soluções salinas secretadas por glândulas (lacrimais) próximas dos olhos. No dia-a-dia este líquido tem a importante função de lubrificar nossos olhos evitando o ressecamento e protegendo contra micróbios.
Durante o choro, a lágrima liberada é diferente daquela de lubrificação diária: ela é menos salgada. Quando choramos nossos olhos são inundados por uma lágrima menos salina e isso causa uma incompatibilidade com os fluidos mais salgados do olho e do resto do corpo. Isso é um resultado do líquido mais salgado dos nossos olhos “atraírem” as lágrimas emocionais. Os tecidos em torno dos olhos se tornam inchados por essa água, causando o inchaço nos olhos. Chorando, os músculos dos olhos e da face enrijecem, aumentando o inchaço.
Os olhos podem tornar-se ainda mais irritados se esfregá-los enquanto estamos chorando, provocando vermelhidão e inchaço extra da pele delicada e fina. Nossos olhos são irrigados por muitos vasos sanguíneos minúsculos, normalmente, quase invisíveis na parte branca do olho. O “vermelhão” acontece quando o atrito de esfregar os olhos ou até mesmo a salinidade dilata (amplia) esses vasos tornando-os mais visíveis do que o normal.
Uma compressa fria pode ajudar a reduzir o inchaço, pois reduz a dilatação dos vasos sanguíneos (que causa vermelhidão) e também o inchaço dos tecidos em volta dos olhos.
Disponivél em: http://diariodebiologia.com/2011/03/por-que-os-olhos-incham-quando-choramos/. Acessado em: 28/03/11 ás 21h23.
Por que o cabelo cai com a quimioterapia?
A queda dos cabelos é uma reação do corpo aos efeitos dos medicamentos fortes usados na quimioterapia. Infelizmente apenas uma minoria dos pacientes consegue passar pela quimioterapia sem a queda dos pelos. O que muitas pessoas não sabem é que não só os cabelos caem, mas todos os fios do corpo, inclusive das sobrancelhas e das partes íntimas. Vamos entender o que acontece.
A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. O princípio dos remédios que são usados na quimioterapia é atacar as células do corpo que se proliferam rapidamente, como as cancerosas. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, no entanto, não é um medicamento seletivo, ou seja, não tem “preferência” por uma célula ou outra, por isso ataca tanto as que estão “doentes” quanto às outras que se proliferam com rapidez.
As drogas quimioterápicas trabalham principalmente prejudicando a mitose celular, efetivamente, e por isso afetam as células de crescimento rápido. Sabemos que nossa pele sofre uma renovação diária (com processos de mitose contínuos) e as células dos cabelos, que são anexos dérmicos, se multiplicam rapidamente – afinal, eles crescem diariamente. Por isso elas também são atacadas pela quimioterapia, o que causa a queda dos pêlos.
A queda de cabelo acontece da mesma maneira para homens e mulheres. Em geral, os fios começam a cair depois de dez a 15 dias depois de o paciente ter recebido a primeira dose de quimioterapia e em média leva apenas 20 dias para que o paciente fique careca. É sempre um consolo para os pacientes pensar que depois do final do tratamento o cabelo volta a crescer normalmente. Mas ao contrário do que algumas pessoas pensam os fios não nascem diferenciados. O paciente continua tendo o mesmo tipo de cabelo.
Com a quimioterapia, os cabelos começam a cair de 15 a 20 dias após o início do tratamento.
Disponivél em: http://diariodebiologia.com/2011/03/por-que-o-cabelo-cai-com-a-quimioterapia/. acessado em: 28/03/11 ás 21h12.
Aprende com o silêncio a ouvir os sons interiores da sua alma, a calar-se nas discussões e assim evitar tragédias e desafetos, aprende com o silêncio a respeitar a opinião dos outros, por mais contrária que seja da sua, aprende com o silêncio a aceitar alguns fatos que você provocou, a ser humilde deixando o orgulho gritar lá fora, aprende com o silêncio a reparar nas coisas mais simples, valorizar o que é belo, ouvir o que faz algum sentido, evitar reclamações vazias e sem sentido, aprende com o silêncio que a solidão não é o pior castigo, existem companhias bem piores…. Aprende com o silêncio que a vida é boa, que nós só precisamos olhar para o lado certo, ouvir a música certa, ler o livro certo, que pode ser qualquer livro, desde que você o leia até o fim. Aprende com o silêncio que tudo tem um ciclo, como as marés que insistem em ir e voltar, os pássaros que migram e voltam ao mesmo lugar, como a Terra que faz a volta completa sobre o seu próprio eixo, complete a sua tarefa. Aprende com o silêncio a respeitar a sua vida, valorizar o seu dia, enxergar em você as qualidades que você possui, equilibrar os defeitos que você tem e sabe que precisa corrigir e enxergar aqueles que você ainda não descobriu . Aprende com o silêncio a relaxar, mesmo no pior trânsito, na maior das cobranças, na briga mais acalorada, na discussão entre familiares, aprende com o silêncio a respeitar o seu “eu”, a valorizar o ser humano que você é, a respeitar o Templo que é o seu corpo, e o santuário que é a sua vida. Aprende hoje com o silêncio, que gritar não traz respeito, que ouvir ainda é melhor que muito falar, e em respeito a você, eu me calo, me silencio, para que você possa ouvir o seu interior que quer lhe falar, desejar-lhe um dia vitorioso e confirmar que você é especial.
Paulo Roberto Gaefke
*****************************************************************************
Linda mensagem... acredito que aprendemos muito na vida, quando aprendemos em vários momentos a silenciar... e entender as pessoas além das palavras... o silêncio é uma prática que deve ser exercitada no dia a dia... entendendo que ás vezes a melhor opção em alguns casos é silenciar... até mesmo por que muitas vezes "o silêncio vale mais que mil palavras..."
Até breve!
Gracineide Costa
segunda-feira, 28 de março de 2011
Um dos Melhores Comerciais de TV
Esses três comerciais, realmente dizem tudo... não precisam de palavras.
Espero que gostem.
Até breve!
Gracineide Costa
sexta-feira, 11 de março de 2011
REFLEXÃO
"A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor"... Chico Xavier
Linda mensagem... lindo video...
Até breve!
Gracineide Costa
quinta-feira, 10 de março de 2011
PRA REFLETIR
Havia um cego sentado na calçada em Paris,com um boné a seus pés e um pedaço de madeira que,escrito com giz branco,dizia:
“Por favor,ajude-me,sou cego”
Um publicitário,parou e viu umas poucas moedas no boné.Sem pedir licença,pegou o cartaz e o giz, e escreveu outro anúncio e foi embora.
Mais tarde o publicitário voltou a passar em frente ao cego.Agora,o seu boné estava cheio de moedas.O cego reconheceu as pisadas e lhe perguntou se havia sido ele quem reescreveu seu cartaz,querendo saber o que havia escrito ali.
Mais tarde o publicitário voltou a passar em frente ao cego.Agora,o seu boné estava cheio de moedas.O cego reconheceu as pisadas e lhe perguntou se havia sido ele quem reescreveu seu cartaz,querendo saber o que havia escrito ali.
O publicitário disse:
- “Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio,mas com outras palavras”
Sorriu e continuou seu caminho. O cego nunca soube,mas seu novo cartaz dizia:
“Hoje é Primavera em Paris e eu não posso vê-la” (Derek Destito)
Eu aprendi, que tudo o que precisamos, é de uma mão para segurar e um coração para nos entender. (Shakespeare)
*********************************************************
Muitas vezes, não precisamos mudar o que queremos dizer, mas ás vezes mudar a forma como dizer pode fazer toda á diferença. Pense Nisso.
Até breve!
Gracineide Costa
Cinco motivos para ficar em silêncio
Por Ana Maria Madeira
Fones de ouvido o dia inteiro, o barulho do trânsito, televisores espalhados nos restaurantes: é fato que vivemos com uma mentalidade predominante de que o silêncio não é bem-vindo. Engatamos um assunto no outro, sem prestar atenção na conversa, sem ouvir, apenas esperando nossa vez de falar, só para que o silêncio não venha.
A maioria das pessoas evita o chamado silêncio constrangedor. "Além disso, os tempos atuais praticamente nos obrigam a fazer tudo ao mesmo tempo, acabamos com o ruído de várias tarefas, sem poder direcionar nossa mente tranquila a uma atividade de cada vez", diz o terapeuta holístico Walter Alexandre. Realizar as tarefas com mais consciência e concentração é só mais um dos benefícios que a quietude proporciona. Mais do que isso o silêncio também é uma de autoconhecimento. Conheça mais motivos para ficar calado.
1. Há momentos em que só o silêncio comunica
Como bem diz a tradução da música Enjoy the Silence, do grupo inglês Depeche Mode, "emoções são intensas e palavras são banais". Não somos capazes de exprimir todos os nossos sentimentos em palavras. Isso ocorre não por não sabermos o que estamos sentindo, mas porque a linguagem não dá conta de exprimir toda a gama de sensações e mistura de pensamentos de algumas situações. Respeite os momentos em que não houver nada para ser dito, mas não se esqueça de compartilhar o silêncio. "É possível estar em silêncio e bem acompanhado, pois o olhar, o toque e os gestos podem dizer muito mais que palavras jogadas ao vento", de acordo com Walter.
2. Conheça melhor o outro
Ao estarmos quietos com o outro, se cria uma superfície de contado com o silêncio inconsciente. "O silêncio interno, ou seja, o estar atento, é fundamental para ouvirmos melhor o outro e também para deixar que o outro fale por si, sem ser conduzido pela interpelação do nosso raciocínio. Este é o verdadeiro ouvir: respeitar o silêncio", diz a psicanalista Karin Szapiro.
Ao estarmos quietos com o outro, se cria uma superfície de contado com o silêncio inconsciente. "O silêncio interno, ou seja, o estar atento, é fundamental para ouvirmos melhor o outro e também para deixar que o outro fale por si, sem ser conduzido pela interpelação do nosso raciocínio. Este é o verdadeiro ouvir: respeitar o silêncio", diz a psicanalista Karin Szapiro.
3. Conheça melhor a si mesmo
"O silêncio é essencial para a reflexão", diz o terapeuta Walter Alexandre. E só refletindo que podemos compreender situações pelas quais passamos e nossas atitudes diante delas - ou seja, o silêncio pode ser um ótimo terapeuta. Quem não é capaz de refletir, também jamais conseguirá evoluir. Assim, a pessoa vai convivendo com os mesmos erros e perpetuando mágoa atrás de mágoa em sua vida.
"Escolha um lugar em que se sinta a vontade para se desliguar do mundo por alguns instantes. Repense como foi seu dia, desde o momento em que você acordou. Você encontrará mais do que situações em que se sentiu injustiçado ou azarento, pois vai exercitar a capacidade de pensar maneiras mais adequadas de lidar com aquela situação estressante", diz Walter.
4. Valorize os assuntos relevantes
Quando buscamos eliminar o silêncio a todo custo, tendemos a preencher um vazio que habita nossa personalidade. Assim, pode-se perceber um sintoma nítido: fala-se muito sobre coisas fúteis e os assuntos importantes provocam aquele constrangimento e ficam de lado. Quantas vezes você não se deparou com a seguinte situação: em uma roda de conhecidos, quando surge um assunto polêmico e muita gente fica sem graça na hora e até pede para que mudem de assunto? Assim, discussões importantes ficam de lado e problemas ancestrais nunca serão resolvidos - pois o maior segredo para resolver uma situação é falar sobre ela.
Isso vale também para os relacionamentos, é a famosa regra do diálogo, por mais que pareça clichê. "Manter o entusiasmo inicial no relacionamento requer a conversa para que ambos exponham não só suas insatisfações, mas também a admiração pelo parceiro, fundamental em qualquer relação", diz a psicóloga Margareth dos Reis.
5. Combata o estresse
O barulho perturba muito mais do que aquele silêncio inquietante, pois não é natural, mas sim provocado pelos inúmeros aparelhos que o homem criou. "O ruído além de gerar estresse, hipertensão, problemas cardiovasculares e alterações pulmonares, provoca um aumento na secreção de adrenalina, que conduz a uma hiperexcitação capaz de gerar comportamentos estranhos nos indivíduos", diz o terapeuta holístico Walter Alexandre.
Diante dessa exposição inevitável do dia a dia, o segredo é aprender a relaxar até nos lugares mais inusitados, como no trânsito ou na fila do banco. "Ao relaxarmos a mente, fazemos com que ela fique tranquila mesmo com os ruídos lá fora. Nesse momento do relaxamento, nosso cérebro deixa de dar atenção ao barulho, diminuindo o estresse e ansiedade", diz Walter. Para relaxar, basta sentar ou deitar num lugar calmo e respirar profundamente várias vezes. Nessa hora, é importante dar um comando mental para que todos os problemas da vida fiquem do lado de fora.
Disponivél em: http://msn.minhavida.com.br/conteudo/12654-Cinco-motivos-para-ficar-em-silencio.htm. Acessado em: 09/03/11 ás 23h14
terça-feira, 8 de março de 2011
Semente...
SER-mente...
SER que faz gente,
SER que faz a gente.
Mulher
SER guerreiro, guerrilheiro, lutador...
multimidia, multitarefa, multifaceta, multi-acaso...
multi-coração...
Mulher
SER que dá conta,
que vai além da conta,
que multiplica,
divide, soma e subtrai, sem perder a conta,
sem se dar conta, de que esse século foi seu parto,
na direção de seu espaço,
de seu lugar de direito e de fato,
de seu mundo que lhe foi usurpado e que agora é por ela ocupado.
MULHER...
Esse SER florado,
esse SER adorado,
esse SER adornado,
que nos poem em um tornado,
nos deixa saciado e transtornado,
que nos faz explodir e sentir extasiado.
SER admirado...
MULHER...
Nesse final de milénio, faça a transição.
Tire de seu coração a semente que vai mudar toda a gente
levando o mundo a ser mais gente...
Um mundo mais feminino,
mais rosado e sensibilizado,
mais equilibrado e perfumado...
mais equilibrado e perfumado...
PARABENS MULHER !!!
Não pelo oito de marco,
nem pelo beijo e pelo abraço,
nem pelo cheiro e pelo amaço.
Mas por ser o que és...
Humus da humanidade,
Raiz da sensibilidade,
Tronco da multiplicidade,
Folhas da serenidade,
Flores da fertilidade,
Frutos da eternidade...
Essencia da natureza humana.
Parabéns pelo seu dia!!!!
http://www.declaracaodeamor.com/ler.php?id=481. Acessado em: 08/03/11 ás 12h15.
No dia-a-dia conquistada
No ser mãe endeusada
Na cama desejada
Na boca beijada
Na alegria multiplicada
No lar compartilhada
No seu dia festejada
Na tristeza consolada
Na queda levantada
Na luta encorajada
No trabalho motivada
No aniversário presenteada
Na alma massageada
Na beleza admirada
Na dificuldade ajudada
No cangote bem cheirada
Na vida abençoada
No mundo inteiro respeitada
E sempre que possível… abraçada!"
Madre Teresa de Calcutá
Disponivél em: http://mais.uol.com.br/view/e8h4xmy8lnu8/toda-mulher-madre-teresa-de-calcut-0402376EE4C11326. Acessado em: 08/03/11 ás 10h25.
**************
Parabéns á todas nós mulheres pelo nosso dia... Parabéns por esse encanto tão especial de ser mulher... Mãe... amiga.... companheira... Ser ao mesmo tempo forte e frágil... ao mesmo tempo lutadora e compreensiva... decidida e meiga... menina e mulher...
Que continuemos encantando o mundo com essa dádiva tão especial que Deus nos deu: "Ser Mulher"...
Até mais!
Gracineide Costa
Assinar:
Postagens (Atom)