quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal e Ano Novo

Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas.
É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca.
É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações.
É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui.
Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia.

O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.
Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.

Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.
Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes.

Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último.
Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.
Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo.
Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!
Autor Desconhecido


Oração de Natal

Senhor, nesta Noite Santa,

depositamos diante de Tua manjedoura todos os sonhos, todas as lágrimas e esperanças contidos em nossos corações.
Pedimos por aqueles que choram
sem ter quem lhes enxugue uma lágrima.
Por aqueles que gemem
sem ter quem escute seu clamor.
Suplicamos por aqueles que Te buscam
sem saber ao certo onde Te encontrar.
Para tantos que gritam paz,
quando nada mais podem gritar.
Abençoa, Jesus-Menino,cada pessoa do planeta Terra,
colocando em seu coração um pouco da luz eterna que vieste acender na noite escura de nossa fé.
Fica conosco, Senhor!
Assim seja!

(autor desconhecido)

domingo, 12 de dezembro de 2010

Corpos A exposição.wmv

CORPOS: A EXPOSIÇÃO - EM BRASILIA

As matérias que seguem, são de temas abordados na exposição que gerou a curiosidade para pesquisar mais sobre cada um, e assim conhecer e entender melhor cada um deles.

Portanto fica aqui pra vocês, entre tantos temas, um pouco dos que mais nos chamou atenção. Espero que gostem é que os mesmos também despertem a curiosidade, para que possam pesquisar e conhecer mais.

A exposição Corpos é simplesmente espetacular, pois nos leva a ter uma visão mais aprofundada sobre o nosso próprio corpo. Passando a entender melhor como essa maquina fantástica que é o nosso corpo, funciona, do que ele precisa para funcionar bem, do que o destrói e o que o reanima.

O que me chamou muita atenção também, além de todos os corpos, as estruturas, as partes dos corpos com explicações do seu funcionamento, foi realmente à proposta da exposição, pois a mesma tem como propósito nos levar a conhecer melhor nosso próprio corpo e aproveitar esse conhecimento na busca de nossa própria saúde. Percebendo como nosso corpo é mais fantástico e mais complexo do que todos os computadores ou aparelhos que nos cercam.

Enfim a exposição Corpos é simplesmente FANTÁSTICA! Vale á pena conferir.

Espero que gostem das matérias e dos vídeos e fica aqui a dica para conferir a Exposição, com certeza é uma experiência única.

Até breve: Gracineide Costa

Exposição Corpos Brasília 2010

CORPOS – A EXPOSIÇÃO

Mostra que já foi visitada por mais de 15 milhões de pessoas no mundo e mais de 1 milhão só no Brasil, será montada no ParkShopping e terá venda antecipada de ingressos a partir de 1º de outubro.

Depois de ser vista por mais de 15 milhões de pessoas no mundo e de fazer sucesso em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, com um público de superior a um milhão de visitantes, a mostra Corpos - A Exposição chega a Brasília, produzida pela Premier Exhibitions, Inc. e a S2BN Entertainment, com realização da TIME FOR FUN e apresentada pela Multiplan. Na capital federal, a exposição ficará no ParkShopping, no prédio do estacionamento coberto, onde foi montada uma estrutura especialmente para a exposição. A mostra ficará aberta a visitação do dia 15 de outubro e fica em cartaz até 19 de dezembro.

O acervo da exposição conta com 12 corpos inteiros e quase 250 órgãos e partes reais, distribuídos em uma área de cerca de 1500 m². Os visitantes poderão caminhar por galerias que oferecem uma visão total e com detalhes dos sistemas muscular, ósseo, reprodutivo, respiratório, circulatório e outros do corpo humano.

Os visitantes verão peças expostas em poses que demonstram movimento, como de as de um jogador de futebol, basquete e tênis. Essas posições proporcionam ao visitante a possibilidade de se identificar com atividades do dia a dia. Também faz parte da exibição corpos e órgãos que representam os danos causados pelo sedentarismo ou maus hábitos. Por exemplo, um pulmão saudável colocado ao lado de um escurecido pelo hábito de fumar, fornecendo uma comparação mais poderosa que qualquer imagem de livro ou revista.

Dr. Roy Glover, diretor médico responsável por CORPOS – A EXPOSIÇÃO está muito feliz com a oportunidade de levar a exposição até Brasília. Para ele, “quanto mais cidades ao redor do mundo a exposição puder educar e inspirar, melhor será o resultado”.

As peças exibidas na mostra são mantidas através da técnica de preservação polímera. Nesse processo, o tecido humano é conservado através de um silicone emborrachado líquido, que é tratado e endurecido. O resultado final é uma amostra preservada em nível celular, demonstrando com perfeição a complexidade dos ossos do corpo, músculos, nervos, vasos sanguíneos e órgãos e conferindo maior realismo às peças. O corpo inteiro pode levar até um ano para ficar totalmente pronto.

O ponto de venda oficial dos ingressos (sem taxa de conveniência) será na Fnac – ParkShopping diariamente das 10 às 20 horas, a partir do dia 01 de outubro, até o dia 13 de outubro. A partir do dia 14, os ingressos serão vendidos diariamente na bilheteria oficial do evento, no ParkShopping. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ticketsforfun nos diversos pontos de venda espalhados pelo país e também pelo telefone 4003-5588.

ParkShopping

Inaugurado em 1983, o ParkShopping já tem como tradição ser palco de grandes eventos culturais, shows e exposições que ocorrem na cidade, tais como o natal Swarovski (2005) e o Cirque du Soleil (2007). Agora, o shopping traz a inédita mostra “Corpos - A exposição”, uma das mais esperadas pelo público brasiliense.

Frequentado majoritariamente por público das classes A e B, o ParkShopping é considerado um dos mais sofisticados do Distrito Federal. Com a nova expansão o shopping passa a ter uma área bruta comercial (ABC) de 60 mil m2 e área bruta locável (ABL) de 51,5 mil m². Os empreendedores do ParkShopping são Multiplan, Previ e IRB, com administração da Multiplan.

Multiplan

Empresa líder em faturamento e receitas no setor de shopping centers brasileiro, a Multiplan detém e administra uma das melhores carteiras de shoppings do país. São atualmente 12 unidades em operação e uma em construção: BarraShopping e New York City Center, no Rio de Janeiro; BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi, em Belo Horizonte; MorumbiShopping, Shopping Anália Franco e Shopping Vila Olímpia (em construção, com inauguração prevista para novembro de 2009), em São Paulo; RibeirãoShopping e Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP); ParkShopping, em Brasília; ParkShoppingBarigüi, em Curitiba e BarraShoppingSul, em Porto Alegre.

TIME FOR FUN

Maior empresa de entretenimento ao vivo da América do Sul, a TIME FOR FUN é proprietária das casas de espetáculos Credicard Hall, Citibank Hall e Teatro Abril, em São Paulo; Citibank Hall, no Rio de Janeiro, da Ticketmaster e da Tickets For Fun. É também controladora da Vicar, promotora da Copa Caixa de Stock Car.

A agenda de 2010 da empresa prevê – além das turnês já realizadas com Coldplay, Aerosmith, Guns N’Roses, A-ha Chris Brown, Simply Red, Megadeth, Scorpions – apresentações da turnê do Rush, Bon Jovi e Jonas Brothers .

Em 2009, a TIME FOR FUN foi apontada pela Revista Billboard como a terceira maior produtora de shows do mundo. Durante esse período, produziu diversos megashows em países da América Latina onde possui operação, como AC/DC, Oasis, Kiss, Jonas Brothers, Radiohead e Depeche Mode. Para o Brasil, trouxe ao longo de sua história mega turnês, como Saltimbanco, Alegría e Quidam, do Cirque du Soleil; e alguns dos principais artistas internacionais do planeta, como Madonna, Roger Waters, Aerosmith, Rod Stewart, Eric Clapton, Santana, Rush, Os Três Tenores. Foi também responsável por shows de grandes artistas nacionais, como Roberto Carlos, Marisa Monte, Chico Buarque, Caetano Veloso e Maria Rita, além de organizar a vinda ao país de espetáculos como o Blue Man Group, Disney On Ice, Stomp e Slava’s Snowshow.

Realizou também as temporadas dos principais musicais produzidos no Brasil, como “O Fantasma da Ópera”, “Miss Saigon” “Les Misérables”, “A Bela e a Fera”, “Chicago” e “O Beijo da Mulher Aranha”, além de “Cats”, com temporada recém terminada no Teatro Abril, seguindo para o Vivo Rio, na cidade do Rio de Janeiro.. O espetáculo em São Paulo será sucedido por um dos mais sucessos entre os musicais do planeta, Mamma Mia!, baseado nas músicas do ABBA.

A T4F produziu ainda espetáculos teatrais de relevância no cenário nacional, como “Mademoiselle Chanel”, com Marília Pêra. Na Oca – Parque do Ibirapuera realizou as mostras “Corpos Pintados”, “Corpo Humano: Real e Fascinante” e “Leonardo da Vinci: A Exibição de um Gênio”.

Premier Exhibitions Inc.

Premier Exhibitions Inc. é a principal fornecedora de exposições de qualidade em museus em todo o mundo. Premier Exhibitions Inc. é uma reconhecida líder em desenvolvimento e exibições únicas para educação e entretenimento. As exposições da companhia apresentam oportunidades únicas de experimentar histórias atraentes usando objetos e artefatos em diversos ambientes. As exposições são apresentadas em museus, centros de exposições e outros locais de entretenimento. A companhia produz: Titanic: The Artifact Exhibition, BODIES…The Exhibition, Bodies Revealed, e Dialog in the Dark. Mais informações podem ser obtidas através do site: http://www.prxi.com

S2BN Entertainment

S2BN Entertainment é uma companhia internacional de eventos "family show" e entretenimento especializada na aquisição, desenvolvimento e produção de turnês de exposições de alto calibre, shows e outros eventos musicais, performances teatrais, e produtos de multimídia. A experiente equipe de gestão executa atividades através de todos os tipos de estabelecimentos no mundo - de estádios a teatros. http://www.s2bnentertainment.com/

http://www.corpos-sp.com.br/corpos.html

O ESQUELETO E OS MOVIMENTOS

Por que precisamos de um esqueleto

Você alguma vez já pensou por que precisamos de um esqueleto? Então pense na carne que você vê no açougue. Ela é macia, como os nossos próprios músculos. Os outros órgãos do nosso corpo também são assim macios. Sem um esqueleto nós cairíamos como um saco vazio. Nossos músculos são fortes, mas sem um esqueleto eles não teriam nada para mantê-los no lugar, ficar de pé ou nos mover.

Alguns órgãos precisam de mais proteção do que outros. Por exemplo, o cérebro e a medula espinhal são protegidos pelo crânio e pela espinha. O coração, pulmões, ligado e intestinos, todos facilmente avariados, são protegidos pelas costelas, ossos do quadril e espinha.

O sistema formado pelo esqueleto e músculos é forte, porém flexível. Ele protege os órgãos mais importantes e permite movermo-nos livremente.

Há 206 ossos em um corpo adulto. Quando bebês, começamos com 300 ossos, mas alguns juntam-se quando crescemos.

Nós temos muito mais músculos do que ossos - cerca de 656 músculos, constituindo 1/3 do total do peso de uma mulher e quase a metade do peso de um homem.

Ossos e músculos trabalham juntos

O esqueleto e os músculos são inúteis um sem o outro. Eles precisam trabalhar juntos para sermos capazes de nos mover segundo nossos desejos, e, para fazer isso, são necessárias explicações muito complicadas e específicas vindas do cérebro. O cérebro, por sua vez, precisa de informações dos órgãos do sentido para dizer-lhe que os movimentos estão sendo levados a cabo apropriadamente. Feche seus olhos e tente tocar a ponta do seu nariz com o dedo indicador. Você achará difícil fazer isso sem usar seus olhos, que informam ao cérebro qual o exato movimento do seu dedo.

O sistema esqueleto e músculos é capaz de executar uma grande variedade de tarefas. Ele pode trabalhar sem que percebamos, como quando automaticamente nós nos inclinamos para manter o equilíbrio ao virarmos uma esquina em uma bicicleta. Isso envolve o movimento de dúzias de músculos, os ossos da espinha, quadril e ombros e, naturalmente, o controle do cérebro - tudo sem ter que pensar.

Outras ações físicas precisam de bastante raciocínio e necessitam de uma concentração enorme, habilidade e prática. Um atleta ou um nadador pode fazer atuar o esqueleto inteiro e centenas de músculos com uma força tremenda. Um concertista pode usar apenas os ossos e músculos das mãos e braços, mas os movimentos são pequenos e delicados e muitíssimo precisos.

A estrutura do osso

A estrutura dos ossos que compõem o esqueleto humano é imensamente forte, embora muito leve.

Os ossos parecem sólidos, mas eles têm cerca de 50°7o de água. O resto é feito de material mineral duro, a maioria carbonato de cálcio e fosfato de cálcio. Essas são substâncias naturais muito comuns.

Os ossos se desenvolvem a partir de um material semelhante à borracha, branco e parcialmente transparente, chamado cartilagem. Os ossos de um bebê são macios e flexíveis, mas eles endurecem à medida que assimilam cálcio. Eles são reforçados ainda mais pelos feixes de um material resistente e fibroso chamado colágeno, que corre através da maioria dos ossos. O colágeno e o cálcio gradualmente desaparecem dos ossos conforme envelhecemos, por isso, em pessoas idosas, os ossos se quebram mais facilmente, porque se tornam mais frágeis.

A parte exterior do osso é muito dura e resistente, mas o interior é esponjoso e preenchido pela medula óssea, também chamada de tutano. Muitos vasos sanguíneos correm para dentro da medula óssea através de buracos no osso, pois é na medula que são produzidas as hemácias (glóbulos vermelhos do sangue).

Ossos longos, como os das pernas, são feitos para terem leveza e força. Eles são imensamente fortes onde necessitam ser, perto das extremidades, enquanto que a parte do meio é oca, para que sejam leves.

Todos os ossos, exceto nas juntas, são cobertos por uma membrana fina que contém os vasos sanguíneos e células especiais que reparam o tecido ósseo danificado.

Cartilagem, ligamentos e tendões

Os ossos são mantidos juntos, ligados aos músculos e protegidos contra choques por um outro material - o tecido conjuntivo.

O tecido conjuntivo é um material simples que preenche as lacunas entre os órgãos. Os tipos importantes para o esqueleto têm um ponto em comum - todos são extremamente resistentes. Todo o tecido conjuntivo é formado de maneira semelhante, consistindo de um material resistente semelhante à borracha no qual as células se encaixam, junto com as fibras de reforço, que são faixas fortes e brancas de colágeno, ou amarelas e elásticas de elastina.

Enquanto a maior parte do osso endurece gradualmente, conforme crescemos, as extremidades dos ossos permanecem como cartilagem durante toda a nossa vida e fazem uma almofada elástica nas juntas.

A cartilagem também é encontrada em outras partes do nosso corpo, sustentando e protegendo os órgãos.

Os ligamentos são resistentes faixas de tecido constituídos quase inteiramente de fibras que mantêm os ossos juntos. Os ligamentos seguram as juntas, para impedir os movimentos feitos em direção errada, enquanto que permitem que elas se dobrem livremente.

Os tendões são como cordas elásticas, constituídos de feixes de fibras de colágeno. Eles juntam os músculos aos ossos, ou a outras partes do corpo, e permitem aos músculos exercer uma ação de puxar. Os tendões são geralmente cobertos por uma bainha escorregadia que os ajuda a moverem-se suavemente.

Os ossos da cabeça

A cabeça é uma grande massa de ossos oca com a forma aproximada de um ovo, equilibrada no topo da espinha.

A parte principal da cabeça é o crânio, a parte arredondada que protege o cérebro. Ele é formado de oito ossos separados, que nos adultos estão ligados por rígidas juntas em ziguezague.

Em um bebê os ossos ainda estão sendo formados e não estão grudados, de forma que todo o crânio é ligeiramente flexível. Isto permite que a grande cabeça do bebê emerja facilmente na hora do nascimento.

Conforme o bebê vai crescendo, os ossos vão-se ligando gradualmente, embora haja um espaço mole no topo da cabeça do bebê até ele completar um ano.

Outros catorze ossos formam a face e o maxilar inferior ou mandíbula. Ossos fortes formam os maxilares superior e inferior, onde estão assentados os dentes. O osso do maxilar inferior é o único osso da cabeça que se move livremente, O maxilar inferior começa a vida como dois ossos separados que se ligam no queixo por volta de dois anos de idade.

Os menores ossos do corpo são dois conjuntos de minúsculos e delicados ossos, importantíssimos para o sentido da audição. Eles estão posicionados no fundo do ouvido e formam uma complicada série de alavancas que transmite o som para o sistema nervoso. Os ossos do ouvido têm nomes que se referem às suas formas: martelo, bigorna e estribo.

A coluna vertebral

A coluna vertebral, ou espinha (coluna espinhal), é um conjunto de 33 ossos chamados vértebras. Estas são divididas em grupos: pescoço, dorso superior, dorso inferior, a região do quadril e uma "cauda" curta chamada cóccix.

As cinco vértebras da região do quadril estão permanentemente fundidas em um único osso chamado sacro, enquanto o cóccix é formado por quatro vértebras fundidas.

Cada vértebra tem a forma de um anel através do qual passa a medula espinhal. De cada lado há uma ponta óssea e uma ponta maior na parte de trás. Você pode sentir alguma dessas pontas ao longo de suas próprias costas. As pontas maiores, como asas, são para a fixação de ligamentos e músculos.

As vértebras são mantidas juntas por uma complicada série de músculos, tendões, ligamentos e cartilagens. Isto produz um longo tubo ósseo, através do qual corre a medula espinhal, totalmente protegida. A espinha é imensamente forte e suporta todo o corpo. Ao mesmo tempo é elástica, suportando os solavancos quando andamos ou corremos. A maior proteção para os choques é fornecida pelos discos de cartilagem existentes entre cada vértebra.

A espinha inteira tem a leve forma de um "S", permitindo que se flexione facilmente. Ela é capaz de dobrar-se em uma curva suave, mas não pode dobrar-se fortemente sem danos.

A caixa torácica

As vértebras da parte superior das costas, as vértebras torácicas, servem para fixação da extremidade posterior das costelas.

Há doze pares de costelas, cada um ligado a uma vértebra por uma junta flexível. As costelas são ossos chatos, muito resistentes e elásticos, que se curvam em direção à frente do peito, onde a maioria deles liga-se ao esterno, ou osso do peito. Os dois últimos pares, mais curtos, são ligados apenas à espinha, e são chamados de costelas flutuantes.

Na base do esterno, três pares de costelas curvam-se para cima e ligam-se entre si, deixando um profundo sulco no meio da parte inferior do peito. Você pode facilmente sentir esse sulco embaixo de suas costelas.

As costelas e o esterno formam a caixa torácica, que tem uma dupla função. A caixa torácica protege o coração, pulmões e os vasos sanguíneos maiores numa forte "cesta" de ossos. Também nos ajuda a respirar. Os músculos recobrem as costelas e quando eles se contraem, levantam toda a caixa torácica, aumentando o tamanho do espaço interior. O ar entra preenchendo esse espaço extra e é forçado a sair quando os músculos se relaxam e a caixa torácica volta a sua forma original. Esses músculos são usados em respiração profunda, quando o peito sobe e desce bastante. Em outras vezes, uma lâmina de músculos chamada diafragma, no abdômen, ajuda a bombear o ar para dentro e para fora dos pulmões.

Os ossos dos braços e das pernas

Os membros, ou braços e pernas, de todos os mamíferos são semelhantes. Até as asas dos morcegos e as nadadeiras dos golfinhos se parecem muito com nossos membros quando são examinados os ossos e os músculos.

Os membros são ligados à espinha por grandes ossos, que devem ser suficientemente fortes para suportar uma carga pesada e o peso do nosso corpo. No ombro, o peso é suportado pela omoplata ou escápula, que é mantida no lugar por fortes músculos. Ela é fixada na frente do ombro pela fina clavícula, que, em uma queda, se quebra facilmente.

A parte superior do braço é composta de um único osso, o úmero. O antebraço é formado por dois ossos longos, o rádio e o cúbito. Esses ossos podem girar, possibilitando a rotação da mão e do pulso. O pulso e a palma da mão são formados por muitos ossos pequenos e angulares, enquanto os dedos têm ossos longos e cilíndricos.

As pernas possuem estrutura semelhante, mas os ossos são mais maciços, pois têm de fazer um trabalho mais pesado. Os pés apresentam a mesma formação das mãos, e a perna possui dois ossos, a tíbia e o perônio. O fêmur, o osso da coxa, deve ser forte o bastante para suportar todo o nosso peso quando corremos ou pulamos. O f é o osso mais longo do corpo e a sua parte superior curva é extremamente forte - pelo seu peso, é mais forte do que o aço. O fêmur está preso à pelve. A pelve é formada pelos ossos do quadril, que estão ligados firmemente à espinha no osso sacro.

Articulações

No encontro de dois ossos, há uma junta ou articulação. Às vezes, os ossos estão rigidamente fixos, como a maioria dos ossos da cabeça, mas, quase sempre, a articulação permite aos ossos algum tipo de movimento.

É importante que os ossos se movam apenas na direção apropriada, de maneira que as articulações são feitas de forma a impedir qualquer movimento inadequado.

As articulações dos nós dos dedos permitem que os dedos se movam apenas em uma direção. Eles não podem ser torcidos sem causar dor e ferimentos. Essas articulações atuam como uma dobradiça comum.

A cabeça move-se de maneira diferente. Há dois tipos especiais de articulações no alto da espinha - um entre o crânio e a primeira vértebra, o outro entre a primeira e a segunda vértebra. Essas articulações permitem à cabeça uma ampla variedade de movimentos.

A articulação do ombro é muito forte e permite ao braço movimentos livres em qualquer direção. A extremidade do longo osso do braço (o úmero) tem uma protuberância arredondada que se encaixa na cavidade da omoplata. Quando a protuberância se move dentro da cavidade, o braço pode mover-se em qualquer direção. Uma articulação semelhante une o f à pelve.

As articulações entre as vértebras permitem apenas um ligeiro movimento, de modo que a espinha possa ser rígida o suficiente para suportar o peso do corpo.

Onde os ossos se movem em uma articulação é necessário algum tipo de proteção para evitar o atrito entre eles.

A cartilagem que recobre as extremidades dos ossos é levemente elástica e escorregadia como um plástico flexível. Para reduzir ainda mais o atrito, toda a articulação é cercada por uma resistente bolsa de um tecido especial que produz um líquido escorregadio que age como óleo, lubrificando as juntas.

As grandes articulações dos braços e das pernas têm que lidar com os saltos e choques enquanto andamos, corremos ou produzimos qualquer movimento muito violento. Elas precisam de uma proteção extra, e esta é proporcionada pelos sacos cheios de fluido, chamados bolsas.

Os ossos são mantidos juntos nas articulações por ligamentos. Esses ligamentos flexíveis permitem uma certa quantidade de movimento, impedindo os ossos de fazerem maiores movimentos, que poderiam ferir e causar prejuízos à articulação.

Enquanto as articulações se movem, as extremidades dos ossos escorregam uma sobre a outra. Por isso, as superfícies das articulações devem ser completamente lisas.

Em doenças como a artrite, as articulações tornam-se doloridas e inflamadas, e as superfícies das articulações tornam-se ásperas. Isto pode endurecer a articulação, ou tornar os movimentos dolorosos.

http://www.mundovestibular.com.br/articles/470/1/O-ESQUELETO-E-OS-MOVIMENTOS/Paacutegina1.html

Visitantes perdem a fome em exposição de corpos dissecados

CORPO HUMANO


O nosso cérebro é constituído por mais de 10 mil milhões de células nervosas e pesa cerca de 1,5 Kg! É o órgão mais extraordinário que temos! Ele controla e regula todos os processos inconscientes, tais como a respiração ou a freqüência cardíaca, e coordena a maior parte dos movimentos voluntários. É o local da consciência, pensamento e criatividade!

Como é que o cérebro comunica com o corpo?

Diferentes partes do cérebro executam diferentes tarefas. Algumas partes recebem mensagens dos órgãos sensoriais, enquanto que outras controlam o equilíbrio e a coordenação muscular. Há outras partes ainda que regulam a fala, as emoções, as memórias, movimentos básicos e cálculos complexos. Podes pensar que é no coração que sentes as emoções, na realidade, elas são sentidas no cérebro. Podes pensar que são as tuas pernas que te levam onde queres, mas na verdade é o teu cérebro que dá instruções aos músculos para fazerem as pernas moverem-se. São os olhos que recebem a luz e projetam as imagens na retina, mas aquilo que vemos é processado pelo cérebro.
O cérebro humano é diferente do dos outros animais?

O cérebro humano é mais complexo do que o de qualquer animal na Terra! Porquê? Em comparação com o tamanho do corpo, o nosso cérebro é bastante grande, o que não acontece com mais nenhum outro animal. Durante o crescimento, o cérebro vai ficando enrugado. Se ele não enrugasse e crescesse normalmente, ficaria do tamanho de uma almofada!

O cérebro está dividido em duas partes (hemisférios). O lado esquerdo controla o lado direito do corpo; e o lado direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo.

O cérebro de um recém-nascido cresce quase 3 vezes o seu tamanho durante o primeiro ano! Os humanos têm o cérebro mais complexo de qualquer criatura na Terra.

O cérebro humano é o que possui mais pregas de todos os seres vivos. Por isso, se o estendesse-mos, mediria aproximadamente 2 metros, enquanto que o cérebro de um gorila, apesar de ter o mesmo peso, só mediria uma quarta parte do tamanho do cérebro humano.

Os cientistas calcularam que a velocidade de um pensamento é de 240 km/h!

Se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.

1,4 kg - O peso do cérebro humano. Este consome 25% do oxigênio que respiramos.

O cérebro possui 12 milhões de células nervosas (neurônios).

Os impulsos nervosos podem ser transmitidos pelos nervos ou pelas fibras musculares a uma velocidade superior a 320 km/h.

A hormona denominada corticosterona, que é segregada em momentos de ansiedade, é a responsável pelas repentinas perdas de memória. Esta hormona bloqueia a recuperação de informação até uma hora depois de terminar a situação de tensão. Isto explicaria, por exemplo, que alguns estudantes fiquem em branco nos exames. Ao acalmar, o cérebro recupera de novo os dados.

Boa parte das imagens que vemos são processadas nos próprios olhos, e não no cérebro. Graças a isso, detectamos, com alguns segundos de antecipação, a posição que determinado objeto em movimento ocupará em seguida. Se os nossos olhos funcionassem como câmeras fotográficas, captando apenas as imagens para o cérebro identificar, veríamos sempre com atraso a posição dos objetos em movimento porque o processo demoraria algumas frações de segundo e o risco de colisões aumentaria muito. Por exemplo, um automóvel a andar a 40 Km/h seria percebido um metro atrás da sua posição verdadeira.

O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.

O olho humano é capaz de distinguir 10.000.000 de diferentes tonalidades.

Se dormirmos, em média, 8 horas por dia, aos 40 anos teremos dormido 13 anos.

Com uma média de 70 batidas por minuto, o coração bate 37 milhões de vezes por ano.

O corpo humano é formado por 70% de água, que corresponde à metade do nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.

Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, suor e da respiração.

Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com uma freqüência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos.

A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exatamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo.

Uma pessoa normal tem á volta de 1.460 sonhos por ano.

Uma pessoa possui quase um milhão de fios de cabelo.
Os vasos capilares são 50 vezes mais finos do que um cabelo.

Segundo cientistas japoneses, cada beijo diminui o tempo de vida em 3 minutos, tal o esforço exigido ao coração.

O cabelo cresce cerca de 0,6 cm por mês e mais depressa pela manhã do que em qualquer outra hora do dia.

O único osso do corpo humano que não se liga com nenhum outro é o hióide, que sustenta a língua e os seus músculos.

Uma piscadela de olho dura, em média, um décimo de segundo.

Se uma pessoa nunca cortasse as unhas das mãos, elas mediriam cerca de 4 metros aos 80 anos.

Mais de metade dos ossos do corpo humano estão nas mãos e nos pés.

Numa vida, um ser humano passa, em média, 8 anos em filas de espera.

Em média, uma criança de 4 anos faz 437 perguntas por dia.

A mão humana tem 27 ossos e 35 músculos.

O corpo humano precisa de cerca de 6 mil nomes para que todas as suas partes macroscópicas sejam descritas. Existem órgãos que têm nomes epónimos (termos que levam o nome do cientista que primeiro descreveu o órgão). Muitos epónimos têm nomes diferentes consoante o país em que se está, como o ligamento inguinal, na virilha. Ele é chamado de ligamento de Falópio pelos italianos conterrâneos de Falópio e de ligamento de Poupart pelos franceses. A ciência moderna quer acabar com os epónimos e com outros nomes menos científicos e decidiu dar novos nomes a esses órgãos:

NOME VELHO NOME NOVO

dedão do pé dedo grande do pé ou halux

dedo mindinho dedo mínimo ou 5º dedo

maçã do rosto Zigoma

maxilar inferior Mandíbula

pelos das axilas Hircos

pelos do nariz Vibrissas

pelos das orelhas Trageos

maçã-de-adão proeminência laríngea

trompa de Eustáquio tuba auditiva

tendão de Aquiles tendão calcâneo

As lágrimas, responsáveis pela lavagem e lubrificação dos olhos, só começam a ser produzidas a partir dos dois meses de idade. Antes disso, o bebê realmente chora "a seco". Nesses primeiros 60 dias de vida, o que protege os olhinhos do bebê é o fato de ele passar a maior parte do tempo a dormir.

Os Humanos são os únicos primatas que não têm pigmentação na palma das mãos.

Em cada 2,54 cm de pele humana, existem 19 milhões de células, 60 pelos, 90 glândulas sebáceas, 5,79 metros de vasos sangüíneos, 625 glândulas sudoríparas e 19 mil células nervosas.

A superfície da pele mede 2 metros quadrados e pesa cerca de 4 kg.

O corpo possui pequenos ossos que, um dia, fizeram parte de uma cauda (cóccix) e músculos inoperantes que serviam para movimentar as orelhas. São chamados órgãos vestigiais.

Cerca de 321.000 km de vasos transportam o sangue por todo o corpo de um adulto.

Uma pessoa possui, em média, gordura corporal suficiente para fazer duas dúzias de sabonetes.

Existem 5 milhões de glóbulos vermelhos e 10 mil glóbulos brancos em cada gota de sangue.

Os bebês conseguem engolir e respirar ao mesmo tempo.

Durante uma vida, a nossa pele é renovada aproximadamente 1.000 vezes.

Um verdadeiro mestre Faquir pode fazer coisas muito mais espetaculares do que suportar os pregos existentes no seu colchão. Ele pode, por exemplo, fazer com que metade da sua palma da mão aqueça 10 graus a mais do que a outra metade, pode parar o coração durante um certo tempo, ou pode reduzir os seus sinais vitais até ao mínimo entrando num estado parecido à hibernação de alguns animais.

Existem vários tipos de amnésia. A amnésia retrógrada é a mais rara, apesar de ser a mais cinematográfica. Neste tipo de amnésia, o indivíduo não se lembra de nenhum aspecto da sua vida antes da ocorrência da lesão. Por outro lado, na amnésia anterógrada, a mais comum e grave, o indivíduo recorda-se do seu passado, mas não consegue aprender nada de novo.

Durante o tempo que demoraste a ler esta frase 50.000 células do teu corpo morreram e foram substituídas por células mais novas.

O coração de uma pessoa com 75 anos já bateu mais de 2.737.500.000 de vezes.

Em 21 de Novembro de 1997, os cabelos de Hoo Sateow foram desenrolados e medidos. O comprimento do seu cabelo chegava aos 5.15 metros. Este é, oficialmente, cabelo mais comprido do mundo. No entanto, em segundo lugar, aparece o seu irmão Yee com 5.00 metros de cabelo. Ajudados pelos vizinhos da aldeia, os dois irmãos lavam os cabelos uma vez por mês com detergente e água. Hoo começou a deixar crescer o cabelo em 1929, quando tinha 18 anos de idade. Antes disso, nesse mesmo ano, cortou o cabelo e ficou gravemente doente, o que o levou a dizer que nunca mais cortaria o cabelo... e assim foi até hoje.

A barba mais longa media 1.83 metros e pertencia ao indiano Shamsher Singh. A medida foi feita desde o queixo até à ponta da barba, em 18 de Agosto de 1997.

Um adulto médio produz cerca de meio litro de gás flatulento por dia, resultando numa média de 14 ocorrências flatulentas por dia.

A temperatura do corpo não fica estabilizada em 37 graus o dia inteiro. Ela sobe para 37,2 às 5 ou 6 da tarde e vai caindo para os 36 graus durante a madrugada.

As impressões digitais formam-se 6 a 8 semanas antes de o bebê nascer e nunca são iguais.

O corpo é formado por 70% de água, que corresponde à metade do nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células; e regula a temperatura.

Os destros vivem em média 9 anos a mais do que os canhotos.

O coração bombeia o sangue com uma pressão suficiente para o esguichar a uma altura de 9 metros.

Apenas uma pessoa em cada 2 bilhões viverá mais de 116 anos.

Se as doenças do coração, o cancro e os diabetes fossem erradicados, a expectativa de vida do homem seria de 99,2 anos.

Uma pessoa pisca os olhos aproximadamente 25 mil vezes por dia.

Se uma pessoa usar "headphones" durante mais de uma hora, o número de bactérias do ouvido aumenta 700 vezes.

As unhas da mão crescem aproximadamente 4 vezes mais rápido que as do pé.

O teu coração bate mais de 100.000 vezes por dia!

O crânio tem 29 ossos.

A cada ano, 98% dos átomos do nosso corpo são substituídos.

Os pés possuem um quarto dos nossos ossos.

O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.

A quantidade de sangue que circula no organismo varia de pessoa para pessoa. Em média, representa em litros uma décima parte do peso do corpo. Assim, uma pessoa de 70 quilos, terá aproximadamente sete litros de sangue a correr nas suas veias e artérias.

O que fazem os músculos?

Os músculos permitem fazer movimentos. Os músculos movem-nos. Sem músculos seriamos incapazes de abrir a boca, falar, andar, falar, ou até mesmo digerir a comida. Não conseguiríamos mover nade dentro ou fora do nosso corpo. De fato, sem músculos, não conseguiríamos viver muito mais do que alguns minutos.

Quantos músculos temos?

Em média, 40% do peso do corpo está nos músculos. O corpo humano tem mais de 630 músculos. Os músculos não puxam, eles empurram. Você pode se perguntar: se os músculos não puxam, como é que eu consigo mover os dedos para trás e para frente? A resposta? Os músculos funcionam aos pares. Deste modo há sempre um músculo que fazendo um movimento inverso ao outro.

Como é que os músculos se movem?

As células que constituem os músculos fazem movimentos de contração e relaxação. Pequenas fibras microscópicas nestas células contraem-se deslizando umas ao lado das outras, tal como quando abrimos e fechamos uma porta de correr. As células dos músculos usam a energia química proveniente dos alimentos para poderem fazer estes movimentos. Sem alimentos, e alguns tipos de nutrientes, os músculos não seriam capazes de obter a energia para se moverem.

Alguns músculos são chamados "voluntários", ou seja, apenas funcionam quando lhes dizemos para funcionarem. Alguns exemplos de movimentos voluntários são: falar, chutar uma bola, bater palmas, etc. Outros movimentos, tais como os batimentos do coração, os movimentos do diafragma que nos permitem respirar, ou o piscar de olhos, são automáticos. São chamados movimentos involuntários. E como é que estes músculos se movem? Eles movem-se através de sinais provenientes de alguns nervos e, em alguns casos, do cérebro.

Temos mais de 30 músculos faciais que nos permitem realizar expressões tais como: surpresa, alegria, tristeza ou choro.

Os músculos dos olhos são os que mais trabalham. Estima-se que eles se movam mais de 100.000 vezes por dia.

Por cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.

Para dizer uma única palavra, usamos 70 músculos.

O menor músculo do corpo é o estapédio, que fica na cavidade do tímpano, no ouvido médio.

Porque é que precisamos respirar?

Todas as células do nosso corpo precisam de oxigênio. Sem ele, elas não se conseguiam mover, reproduzir, e transformar a comida em energia.

Como é que respiramos?

A respiração é feita com a ajuda do Diafragma e outros músculos do peito e do abdômen. Estes músculos aumentam literalmente o espaço e a pressão dentro do nosso corpo para permitir a respiração. Quando o diafragma desce, não só deixa mais espaço para os pulmões se expandirem, mas também baixa a pressão do ar dentro do corpo. Inspiramos o ar do exterior, que tem uma pressão maior. O ar expande os pulmões como se fossem dois balões. Quando o diafragma relaxa, a cavidade torácica volta ao seu tamanho normal. Os músculos apertam as costelas e os pulmões para expelir o ar.

Tudo começa no nariz

Inspiramos cerca de 20 vezes por minuto. Quando o fazemos, inalamos o ar através da cavidade nasal, onde ele é filtrado, aquecido e humidificado. De seguida, passa pela garganta. Curiosamente, o esôfago (onde entra a comida) está na parte da frente da garganta, e a traquéia (onde passa o ar) está na parte de trás. Quando comemos, existe um 'alçapão' - a epiglote - que tapa a traquéia de modo a que a comida não entre para os pulmões.

O ar tem um longo caminho a percorrer até chegar aos pulmões. Vai descendo pela traquéia, passando pelas cordas vocais até se dividir em dois tubos que o levam a cada um dos pulmões. Dentro dos pulmões, os tubos, chamados brânquias, dividem-se em tubos ainda menores, tais como os ramos de uma árvore. No final destes tubos, existem milhões de bolhas ou sacos minúsculos chamados alvéolos. Se espalhasse-mos os alvéolos de um adulto eles dariam para cobrir uma área de um terço do tamanho de um campo de tênis.

O que fazem estes sacos?

Eles ajudam a realizar uma tarefa mágica. Os sacos levam o oxigênio que inspiramos até à corrente sangüínea. Eles trocam o ar por produtos que não sejam necessários, tais como o dióxido de carbono, que não pode ser usado pelas células.

Como é que acontece esta troca?

Com a ajuda dos glóbulos vermelhos que funcionam como camiões de uma empresa de mudanças. Eles aparecem junto dos alvéolos para trocar o dióxido de carbono pelo oxigênio puro acabado de ser inspirado. Durante este processo, os glóbulos passam de uma cor púrpura para o vermelho vivo à medida que começam a carregar os oxigênio para todas as células do corpo.

O que acontece ao dióxido de carbono?

Passa pelos pulmões, sobe pela traquéia e sai quando expiramos. Não precisamos dar ordens ao cérebro para continuar a respirar, pois ele faz com que os pulmões respirem automaticamente.

Se extraíssemos um pulmão e o abríssemos totalmente (estendendo-o) ele teria o mesmo tamanho que um campo de tênis.

Os pulmões contêm quase 2400 quilômetros de vias aéreas e mais de 300 milhões de alvéolos.

As plantas são nossas parceiras na respiração. Nós inspiramos oxigênio e expiramos dióxido de carbono. As plantas absorvem o dióxido de carbono e largam oxigênio.

As pessoas têm tendência para apanhar mais constipações no Inverno porque passam mais tempo dentro de casa e mais tempo perto de outras pessoas. Quando uma pessoa espirra, tosse ou até mesmo respira, os germes passam para o ar.

É impossível lamber o seu próprio cotovelo.

Se você espirrar com muita força pode partir uma costela.

Se você tentar impedir que um espirro seja expelido pode morrer ou causar a ruptura duma veia no cérebro ou na nuca.

Se você mantiver, à força, os olhos abertos durante um espirro, é possível que eles saiam das órbitas.

Tal como as impressões digitais, a superfície da língua é diferente de pessoa para pessoa.

O músculo mais potente do corpo humano é a língua. É impossível espirrar com os olhos abertos.

A cada ano, 98% dos átomos do seu corpo são substituídos.

Disponivél em: http://www.voxdei.org.br/corpohumano.htm. Acessado em: 125/12/10 ás 23h29.